24 Horas de Le Mans 2015 – Porsche encerra hegemonia da Audi

sábado, 18 de junho de 2016 às 7:40

Porsche de Hulkenberg, Bamber e Tandy

A Porsche venceu a 83ª edição das 24 Horas de Le Mans, em sua segunda participação na mais famosa prova de endurance do automobilismo após seu retorno à competição: nao vencia desde 1998. A fabricante alemã dominou o evento, fez dobradinha e acabou com a hegemonia da “coirmã” Audi.

A vitória ficou com o grupo formado por Earl Bamber, Nick Tandy e Nico Hulkenberg, piloto de Fórmula 1 que atuou como convidado. Terceiro no grid, o trio se consolidou na frente na nona hora, à noite, e a partir daí não foi mais ameaçado. A nº 17, de Mark Webber, Brendon Hartley e Timo Bernhard, ficou uma volta atrás em segundo.

As Audis enfrentaram problemas distintos ao longo do dia, e a melhor delas foi a de Benoit Treluyer, Andre Lotterer e Marcel Fassler, atuais vencedores da prova, que ficaram três voltas atrás em terceiro. A formação nº 8, que contou com o brasileiro Lucas di Grassi, foi quarto três voltas atrasada. A nº 9 foi a que mais enfrentou problemas e cruzou em sétimo.

A Toyota foi a grande decepção da classe LMP1, sem se mostrar competitiva em nenhum momento. A melhor delas terminou em sexto, com Alex Wurz, Mike Conway e Stéphane Sarrazin. A Nissan, que regressou neste ano, foi ainda pior e teve inúmeros problemas com seus três carros.

A CORRIDA

As Porsches se mantiveram na frente nos instantes iniciais. Após um período de safety car, acionado devido ao óleo deixado na pista pela GTE Porsche, a Audi nº 7 passou para a ponta.

Isso durou até a terceira hora, quando dois carros da Audi tiveram problemas. A nº 7 teve um furo de pneu e caiu para sexto, enquanto a nº 8 bateu na curva Indianapolis ao tentar evitar retardatários, provocando nova bandeira amarela. Com isso, liderança para a Porsche, primeiro com a nº 18 depois com a nº 17.

A Audi retomou a liderança na sétima hora, com a nº 9, em uma briga acirrada com a Porsche nº 17, que ficou ainda mais apertada com um safety car causado pelo carro da Signatech na classe LMP2, que teve problemas na curva Mulsanne. A Porsche nº 19 assumiu a ponta na nona hora após uma punição à nº 17 e com a Audi parando fora de sequência.

A sequência se manteve assim por muitas horas, com a Porsche nº 19 na frente, seguida pelas Audis nº 7 e 9, a Porsche nº 17, a Audi nº 8, a Porsche nº 18 e as Toyotas. Na 16ª hora, os segundos colocados perderam parte de seu chassis nas curvas Porsche, e, como consequência, ao menos duas voltas nos boxes, caindo para quarto.

Pouco depois, o safety car foi acionado mais uma vez após acidente com o Aston Martin nº 96 guiado por Roald Goethe nas curvas Porsche. Na relargada, na 18ª hora, Mark Webber ultrapassou a outra Audi e deu à Porsche as duas primeiras posições. Nem mesmo um pit stop mais lento e um leve contato com a Audi nº 7 (retardatária) afetaram a liderança da nº 19.

A Audi nº 7 ainda foi penalizada por não respeitar as zonas mais lentas e perdeu o terceiro posto para a “irmã” nº 9. Mas tanto a nº 7 como a nº 8 perderam tempo nos boxes com problemas mecânicos. Mas não tanto como a nº 9 na 22ª hora, que perdeu 18 minutos para reparar sua roda frontal esquerda. A partir daí, a prova ganhou contornos definitivos, com duas Porsches na frente e duas Audis na sequência.

LMP2

A KCMG converteu sua pole position em uma vitória dominante, apesar de alguns sustos. O trio Nicolas Lapierre, Richard Bradley e Matt Howson liderava ao final de cada hora e chegou a estar uma volta na frente de todo o grid, e se manteve firme apesar de uma escapada de Lapierre na curva Indianapolis na 22ª hora, e de ter parado o ORECA 05 pela pista por dois minutos, com problema logo resolvido.

A TDS Racing foi o mais próximo desafiante na primeira metade da corrida, mas Tristian Gommendy foi atingido pelo GTE Aston nº 99 GTE de Fernando Rees. Quem ficou em segundo foi a Jota Sport Gibson, que ganhou a posição na penúltima hora. O brasileiro Pipo Derani foi terceiro na classe com a Ligier.

GTE

A Corvette venceu na classe GTE Pro, com Oliver Gavin, Tommy Milner e Jordan Taylor no nº 64. Um atraso em um pit stop no começo do Aston Martin Racing Vantage nº 95 e fogo no Manthey Porsche 911 RSR nº 92 deixou o duelo entre a Corvette, os dois carros restantes da AMR e a AF Corse Ferrari nº 91. Uma falha de motor na primeira AMR e o acidente de Rees com a segunda, bem como um problema de câmbio com a Ferrari no final, selaram o resultado.

Na GTE Am, a Aston Martin dominava com o nº 98, mas no finalzinho Paul Dalla Lana cometeu um erro na Ford chicane e abriu caminho para a vitória de Victor Shaitar/Andrea Bertolini/Aleksey Basov na SMP Ferrari nº 72.

Classificação da prova:

Pos Classe Carro Pilotos Voltas
1 LMP1 #19 Porsche Hulkenberg, Bamber, Tandy 395
2 LMP1 #17 Porsche Bernhard, Webber, Hartley 394
3 LMP1 #7 Audi Fassler, Lotterer, Treluyer 392
4 LMP1 #8 Audi Di Grassi, Duval, Jarvis 392
5 LMP1 #18 Porsche Dumas, Jani, Lieb 391
6 LMP1 #2 Toyota Wurz, Sarrazin, Conway 386
7 LMP1 #9 Audi Albuquerque, Bonanomi, Rast 386
8 LMP1 #1 Toyota Davidson, Buemi, Nakajima 385
9 LMP2 #47 Oreca Howson, Bradley, Lapierre 358
10 LMP2 #38 Gibson Dolan, Evans, Turvey 357
11 LMP2 #26 Ligier Rusinov, Canal, Bird 357
12 LMP2 #28 Ligier Yacaman, Derani, Gonzalez 353
13 LMP2 #48 Oreca Chandhok, Patterson, Berthon 347
14 LMP2 #27 BR Mediani, Markozov, Minassian 339
15 LMP2 #31 Ligier Brown, Van Overbeek, Fogarty 339
16 LMP2 #45 Oreca Ibanez, Perret, Bellarosa 337
17 GTE Pro #64 Chevrolet Gavin, Milner, Taylor 336
18 LMP1 #13 Rebellion Imperatori, Kraihamer, Abt 336
19 LMP2 #29 Morgan Roussel, Tung, Cheng 334
20 GTE Am #72 Ferrari Shaytar, Bertolini, Basov 331
21 GTE Pro #71 Ferrari Rigon, Calado, Beretta 331
22 GTE Am #77 Porsche Dempsey, Long, Seefried 330
23 GTE Am #62 Ferrari Sweedler, Bell, Segal 329
24 LMP1 #12 Rebellion Prost, Heidfeld, Beche 329
25 GTE Pro #51 Ferrari Bruni, Vilander, Fisichella 329
26 GTE Am #83 Ferrari Perrodo, Collard, Aguas 329
27 GTE Pro #95 Aston Sorensen, Thiim, Nygaard 329
28 LMP2 #30 Ligier Sharp, Dalziel, Heinemeier Hansson 329
29 LMP2 #35 Ligier Nicolet, Merlin, Maris 328
30 GTE Pro #91 Porsche Lietz, Christensen, Bergmeister 326
31 GTE Am #61 Ferrari Mann, Giammaria, Cressoni 326
32 LMP2 #40 Ligier Krohn, Jonsson, Barbosa 322
33 LMP2 #37 BR Aleshin, Ladygin, Ladygin 322
34 GTE Am #98 Aston Dalla Lana, Lamy, Lauda 321
35 GTE Pro #99 Aston Rees, Macdowall, Stanaway 319
36 GTE Am #68 Porsche Chen, Vannelet, Parisy 319
37 GTE Am #66 Ferrari Al Faisal, Giermaziak, Avenatti 319
38 GTE Am #67 Porsche Chen, Kapadia, Maassen 316
39 LMP1 #4 CLM Trummer, Kaffer, Monteiro 259
40 LMP1 #22 Nissan Tincknell, Krumm, Buncombe 241
41 LMP2 #34 Ligier Cumming, Vanthoor, Estre 329
42 GTE Am #53 Dodge Bleekemolen, Keating, Miller 304
43 LMP2 #42 Dome Leventis, Watts, Kane 264
44 GTE Am #55 Ferrari Cameron, Griffin, Mortimer 241
45 LMP1 #23 Nissan Pla, Mardenborough, Chilton 234
46 LMP2 #46 Oreca Thiriet, Badey, Gommendy 204
47 GTE Am #96 Aston Goethe, Hall, Castellacci 187
48 LMP2 #43 Morgan Ragues, Webb, Amberg 162
49 LMP1 #21 Nissan Matsuda, Shulzhitskiy, Ordonez 115
50 LMP2 #36 Alpine Panciatici, Chatin, Capillaire 110
51 GTE Pro #97 Aston Turner, Mucke, Bell 110
52 GTE Am #50 Chevrolet Roda, Ruberti, Poulsen 94
53 LMP2 #41 Gibson Hirsch, Paletou, Lancaster 71
54 GTE Am #88 Porsche Ried, Al Qubaisi, Bachler 44
55 GTE Pro #92 Porsche Pilet, Makowiecki, Henzler 14

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.