2011: Will Power vence a São Paulo Indy 300

domingo, 29 de abril de 2012 às 10:22

indy11-power-sonoma350Will Power conquistou sua segunda vitória da temporada na São Paulo Indy 300, adiada para a manhã desta segunda-feira devido à chuva forte de domingo.

Durante grande parte do evento, parecia que Takuma Sato poderia vencer pela primeira vez em sua carreira na Fórmula Indy, mas uma estratégia arriscada da equipe KV não deu resultado, já que uma parada no final para o ex-piloto de Fórmula 1 deu a liderança e a vitória a Power.

A corrida continuou com as mesmas posições do momento da última bandeira vermelha de domingo, com Power à frente de seu companheiro de equipe Ryan Briscoe, Sato e Graham Rahal (Ganassi).

Quando o pelotão recebeu a bandeira verde, a garoa da manhã se intensificou, obrigando todos a colocar os pneus de chuva ao final da primeira volta.

A princípio, Power abriu vantagem, com Sato subindo para segundo. Então, na relargada após a primeira bandeira amarela – provocada por incidentes envolvendo Ryan Hunter-Reay e Sebastien Bourdais – Sato superou Power na freada da primeira chicane e assumiu a liderança.

Com o limite de duas horas ainda valendo e as voltas de domingo contando, a continuação não iria durar mais de uma hora e 19 minutos. Isso encorajou vários pilotos a tentar completar a distância sem pit-stops, esperando que várias bandeiras amarelas lhes permitissem economizar combustível suficiente.

Sato foi um dos que decidiram arriscar, junto com Marco Andretti, da Andretti Autosport, e EJ Viso, companheiro de Sato na KV. Os três permaneceram na pista enquanto a maioria de seus rivais pararam durante uma amarela no meio da prova, e preenchiam os três primeiros lugares na relargada que acabou sendo a última.

Enquanto Andretti e Viso travavam uma dura batalha pelo segundo lugar – que resultou em uma punição ao venezuelano por ter bloqueado o rival – Sato conseguia abrir vantagem na ponta.

Contudo, sem outras bandeiras amarelas, ficou claro que não seria possível completar o evento sem paradas, e tanto Andretti quanto Sato tiveram de ir para os pits no final. O norte-americano arriscou e optou pelos pneus slick, mas não teve sucesso.

Portanto, Power retornou à liderança quando Sato parou, e seguiu em frente para vencer com 4.6s de vantagem sobre Rahal, da Ganassi, que se recuperou bem de uma rodada no começo para obter seu melhor resultado em 2011 até agora, à frente de Briscoe.

O quarto lugar ficou com Dario Franchitti, que chegou a escapar na curva 1. O resultado lhe custou a perda da liderança do campeonato para Power.

Oriol Servia deu sequência à sua boa temporada pela Newman Haas com o quinto posto, enquanto Mike Conway se recuperou de seus problemas elétricos no domingo para subir de 20º para sexto. Justin Wilson foi outro que rodou e terminou em sétimo pela Dreyer & Reinbold.

Sato teve de se contentar com a oitava colocação. James Hinchcliffe (Newman/Haas) e JR Hildebrand (Panther) completeram os dez primeiros.

Resultados – 55 voltas:

Pos  Piloto               Equipe           Tempo/Diferença
 1.  Will Power           Penske             2h04m05.2964s
 2.  Graham Rahal         Ganassi                + 4.6723s
 3.  Ryan Briscoe         Penske                 + 7.9037s
 4.  Dario Franchitti     Ganassi               + 10.1470s
 5.  Oriol Servia         Newman/Haas           + 15.8188s
 6.  Mike Conway          Andretti              + 16.6775s
 7.  Justin Wilson        Dreyer & Reinbold     + 20.0131s
 8.  Takuma Sato          KV                    + 23.0683s
 9.  James Hinchcliffe    Newman/Haas           + 25.2924s
10.  JR Hildebrand        Panther               + 31.3172s
11.  Sebastian Saavedra   Conquest              + 36.4261s
12.  Scott Dixon          Ganassi               + 42.1974s
13.  EJ Viso              KV                    + 45.8266s
14.  Marco Andretti       Andretti            + 1m14.5634s
15.  James Jakes          Dale Coyne          + 1m16.2783s
16.  Charlie Kimball      Ganassi                + 1 volta
17.  Vitor Meira          Foyt                  + 2 voltas
18.  Ryan Hunter-Reay     Andretti              + 5 voltas
19.  Alex Tagliani        Sam Schmidt           + 7 voltas
20.  Simona de Silvestro  HVM                   + 9 voltas
21.  Helio Castroneves    Penske                + 9 voltas
22.  Tony Kanaan          KV                    + 9 voltas
23.  Danica Patrick       Andretti              + 9 voltas

Abandonos:

     Ana Beatriz          Dreyer & Reinbold      31 voltas
     Raphael Matos        AFS                    28 voltas
     Sebastien Bourdais   Dale Coyne             20 voltas

LS – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.