2008 começou bem!

domingo, 9 de janeiro de 2011 às 15:46

australia-2008-grid-615

2008 começou bem!

Hoje, depois de muitos anos, finalmente vi um treino de classificação de Formula 1 onde o fator humano se sobressaiu, onde o imponderável aconteceu.

Nos treinos livres eu já tinha ficado entusiasmado. Sem o CT e sem a possibilidade de regular o freio motor de acordo com o gosto do freguês, os pilotos tiveram muito trabalho em manter seus carros na pista. No primeiro treino livre Hamilton perdeu o primeiro tempo porque errou na saída da penúltima curva e sem o CT para corrigir seu erro, ele teve que fazê-lo “no braço” e perdeu tempo. Muitos pilotos perderam várias freadas, saíram várias vezes da pista e dois deles rodaram puramente pela falta do CT.

No segundo treino aconteceu a mesma coisa com o fator humano sobrepujando a finada eletrônica. Em alguns momentos parecia que eu estava vendo a Formula 1 dos anos 80. Realmente uma delícia, melhor do que eu imaginava. Mas a classificação, onde todos usam pneus novos para apenas poucas voltas – e por isso as possibilidades de erro são menores, ainda estava por vir. Entretanto logo na primeira parte do treino os pilotos, ávidos por andar cada vez mais rápido, já balançavam muito seus carros nas freadas, contornos e saídas de curvas. Correções em saídas de curva (alguém de lembrava disso?) começaram a acontecer uma atrás da outra e a classificação foi ficando cada vez mais bonita, mais plástica, mais emocionante. Robert Kubica, surpreendentemente ia fazer a pole, mas um pequeno erro na saída do “S” e a falta do CT para corrigi-lo fez com que Lewis Hamilton ficasse com o lugar de honra na largada.

Sobre os brasileiros, o único que parece ter ficado contente com sua classificação foi o Rubinho, que fez um 11º ficando à frente de Button. Massa esperava lutar pela pole, mas tudo que conseguiu foi um quarto lugar. Nelsinho sofreu com problemas mecânicos desde os treinos livres e na classificação um erro bisonho de estratégia da Renault o jogou para um decepcionante penúltimo lugar!

Agora resta esperar pela largada de amanhã, uma corrida que promete muito do começo ao fim, pois mesmo que um piloto se sobressaia no início, a possibilidade dele cometer um erro agora é muito maior. Vale a pena ficar acordado!

Grande abraço

Adauto Silva
adauto@autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.