Piloto da Semana: Daniel Ricciardo – GP da Hungria – 30/07/2014

quarta-feira, 30 de julho de 2014 às 17:18

Daniel Ricciardo

Nome: Daniel Ricciardo. Nascimento: 1º de julho de 1989, em Perth (Austrália). Equipe: Red Bull-Renault (Fórmula 1). Títulos: Campeão da Fórmula Renault 2.0 West European WEC (2008); Campeão da Fórmula 3 inglesa (2009).

Daniel Ricciardo fez duas ultrapassagens sobre Lewis Hamilton e Fernando Alonso no final da prova para conquistar a segunda vitória de sua carreira na Fórmula 1 em um GP da Hungria dramático. Alonso parecia estar prestes a acabar com um jejum de 15 meses sem vitória para a Ferrari, mas um trecho final de 32 voltas com um jogo de pneus macios foi uma desvantagem grande demais, e ele teve de se contentar com o segundo lugar.

Hamilton reduziu a diferença em relação ao seu rival Nico Rosberg, subindo ao pódio após largar dos boxes e suportando a pressão de seu companheiro de equipe na última volta com um jogo de pneus médios bastante desgastados. Hamilton sobreviveu a um toque na barreira depois de rodar na curva 2 na primeira volta, e também alimentou a controvérsia dentro da equipe ao segurar Rosberg durante seu último trecho, apesar dos pedidos para deixar o alemão passar.

Rosberg caiu para sétimo após sua terceira e última parada a 14 voltas do final, mas se recuperou e subiu para quarto, minimizando a perda de sua vantagem na liderança do campeonato para apenas três pontos. Pole position, Rosberg havia dominado os estágios iniciais com a pista molhada, à frente de Valtteri Bottas, Sebastian Vettel e Alonso, mas esse quarteto teve de esperar uma volta extra antes de colocar pneus slick quando Marcus Ericsson bateu forte na saída da curva 3 na volta 9, provocando a entrada do safety car.

Isso os deixou no meio do pelotão, atrás de Ricciardo e das McLarens de Jenson Button e Kevin Magnussen, e não muito longe de Hamilton, que havia progredido rapidamente em meio ao tráfego. A McLaren apostou em mais chuva, dando pneus intermediários novos para Button e deixando Magnussen na pista com seu jogo original. A aposta fracassou, e ambos foram forçados a trocar para os slicks.

Um forte acidente de Sergio Perez – que anteriormente colidira com seu companheiro de equipe Nico Hulkenberg – na saída da última curva na volta 23 trouxe o safety car de volta, e Ricciardo e as Williams de Bottas e Felipe Massa entraram nos pits. Isso deixou Alonso na frente, mas a estratégia arriscada de dois pit-stops do espanhol fracassou, já que Ricciardo atacou para assumir a liderança nas últimas voltas.

Massa chegou a andar em segundo, mas mudou para uma estratégia de três paradas e terminou em quinto, à frente de Kimi Raikkonen, que obteve seu melhor resultado desde que retornou à Ferrari nesta temporada, subindo de 16º no grid para sexto. Vettel andou na frente no início, mas estragou sua corrida com uma rodada de 360 graus após passar por uma zebra molhada na saída da última curva na volta 32. O atual campeão chegou em sétimo, seguido por Bottas (que perdeu bastante tempo nos pits), Jean-Eric Vergne (Toro Rosso) e Button.

 

Daniel Ricciardo iniciou sua carreira no kart aos nove anos de idade, estreando nos monopostos em 2006, pela F-BMW Ásia. Foi campeão pela primeira vez em 2008, na F-Renault 2.0 da Europa Ocidental. No ano seguinte já estava na F-3 Inglesa, sagrando-se campeão de cara. Protegido da Red Bull, testou na Fórmula 1 pela primeira vez ao final de 2009, já sendo efetivado como um dos reservas da equipe, ao mesmo tempo em que passaria uma temporada na F-Renault 3.5. Estreou como titular em 2011, emprestado à pequena HRT. No ano seguinte já apareceu na “satélite” Toro Rosso: foi 18º colocado com 10 pontos, tendo nonos lugares como melhores resultados. Em 2013, com dois sétimos lugares na conta, foi 14º com 20 pontos.

Tal desempenho e a aposentadoria de Mark Webber deram ao australiano a vaga na Red Bull para 2014. E ele não decepciona, sendo o piloto de maior destaque fora a dupla dominante da Mercedes, superando na pista seu renomado companheiro de equipe, o tetracampeão Sebastian Vettel. Já são duas vitórias em 11 etapas, sem dúvida o “melhor do resto”. Por isso, ele é o Piloto da Semana do Autoracing.

Daniel Ricciardo (F1) obteve a vitória entre os internautas com 43% dos votos. Lewis Hamilton (F1) ficou na segunda posição com 33% dos votos.

Texto: Eduardo Behling e Leandro Schmidt

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.