12 Horas – Homenagens e velocidade na madrugada em Tarumã

domingo, 11 de dezembro de 2011 às 11:20

O show de fogos de artíficio anunciou o início da mais desafiadora competição do automobilismo gaúcho, as 12 Horas de Tarumã. As arquibancadas lotadas e o boxes movimentados enchem de brilho a prova que iniciou a meia noite e vai até o meio dia deste domingo (11).

Antes dos carros partirem o momento foi de emoção com homenagens a grandes nomes que fizeram a história do esporte. Primeiro foi a vez do ex-piloto Dante Carlan, que apesar dos 90 anos de idade fez questão de receber o troféu em mãos e dar início a cerimônia de largada.

– Desejo a todos os concorrentes uma feliz corrida e que todos se saiam maravilhosamente bem! – anunciou no microfone antes dos motores roncarem forte em Tarumã.

A entrega da premiação foi feita pelo vice-presidente do Automóvel Clube do Rio Grande do Sul e piloto do MCR 46, João Sant´Anna.

– A gente pega a energia e a história deles. O tempo passa muito rápido e eu fico emocionado de ver eles aqui – comentou João Sant´Anna.

Em seguida foi a vez de José Asmuz, ex-piloto que também fez história participando de 12 Horas em Porto Alegre e em Tarumã. Uma mini-corrida dentro das 12 Horas de Tarumã foi disputada nos primeiros 52 minutos da corrida e o vencedor foi a equipe MCR 46, formada por Carlos Kray, Vitor Genz, João Sant´Anna, Mateus Castro e Christian Castro. A equipe completou 39 voltas no tempo pré-estabelecido de 52 minutos. A iniciativa faz uma alusão ao extraordinário tempo de 52 minutos obtido pelo piloto José Asmuz quando venceu a prova Antoninho Burlamaque, que fazia o percurso Porto Alegre-Tramandaí, em 1961. O feito foi conquistado há 50 anos a bordo de uma Carretera Ford nº32.

– Eu fico emocionado cada vez que chego aqui. Eu tenho uma fotografia da compra do terreno aqui de Tarumã na assinatura do contrato – relembrou Asmuz.

Após três horas de corrida a disputa é acirrada pelas primeiras colocações. Além do MCR 46, estão muito próximos da dianteira o Tubarão número 5, guiado por Tiel de Andrade, Bruno Justo e Dudu Dieter; o MCR 99 de Paulo Hoerlle, Pedro Castro, Alexandre Hoerlle e Giovani Bianchessi e o MCR 4 de Felipe Bertuol, Aristides Bertuol Neto, Darci Marini e Alexandre Finardi.

Redação: Marcelo Matusiak
Coordenação: Marcelo Matusiak

Classificação Parcial – 3 Horas de Prova

Parcial – 12 Horas Tarumã

1º) 46 – Kray/Genz/SantAnna/Castro/Castro (1, MCR), 114 voltas em 2:19:29.288 (média de 147,89 km/h)
2º) 4 – Bertuol/Marini/Bertuol/Finardi (II , MCR), a 3 voltas
3º) 99 – Hoerlle/Castro/Hoerlle/Bianchessi (1 , MCR), a 3 voltas
4º) 5 – G.Andrade/B.Justo/D.Dieter (1 , Tubarão), a 7 voltas
5º) 7 – Stedile/Webber/Ricci/Stedile (II , Spyder), a 9 voltas
6º) 18 – J.Kreuz/R.Kreuz/JB.Rodrigues (1 , MRX), a 9 voltas
7º) 111 – A.Toso/V.Virardi/L.Sena/G.Martins (III , Maserati), a 10 voltas
8º) 3 – C.Crestani/F.Mello (III , Maserati), a 16 voltas
9º) 22 – R.Muller/E.Muller/F.Justo (III , BMW), a 16 voltas
10º) 222 – Vieira/Halmenschlager/Ribeiro/Nehrke (IV , Gol), a 16 voltas
11º) 89 – M.Stumpf/R.Stumpf/J.Frigeri (II , Spyder), a 17 voltas
12º) 51 – T.Jr/E.Postal/I.Kicheberle (IV , Logus), a 18 voltas
13º) 53 – P.Avila/M.Martins/C.Beleza (IV , Gol), a 22 voltas
14º) 11 – P.Souza/S.Kuronuma/I.Diehl (IV , Gol), a 24 voltas
15º) 31 – P.Fontes/M.Ritter/J.Fontes (IV , Fusca), a 24 voltas
16º) 77 – F.Baretta/A.Lima/R.Tardivo (IV , Gol), a 33 voltas
17º) 28 – G.Trindade/C.Rosito/A.Diehl (III , Golf), a 34 voltas
18º) 64 – Andrade/Amorim/Landi/Rossi (III , Audi A3), a 35 voltas
19º) 177 – D.Elias/M.Bernardi/J.Puhl/R.Lenke (IV , Gol), a 35 voltas
20º) 8 – A.Buneder/P.Poeta (IIIA , Ferrari), a 73 voltas
21º) 16 – Irineu Camargo (IIA , Spyder), a 73 voltas
22º) 9 – Claudio Ricci (IA , Tango), a 75 voltas
23º) 52 – Wagner Santos (IVA , Chevette), a 77 voltas
24º) 2 – J.Castilhos/S.Loff (II , Spyder), a 82 voltas
25º) 1 – I.Toresan/E.Santo (II , Gol), a 85 voltas
26º) 43 – Marcos Voges (IIIA , Opala), a 96 voltas
27º) 81 – N.Amaral (IVA , Passat), a 98 voltas
28º) 78 – E.Narciso/J.Bastos/H.Ott (IV , Uno), a 111 voltas

Melhor Volta: G.Trindade/C.Rosito/A.Diehl, 45.488 (238,69 km/h)

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.