Grand-Am – Antonio Pizzonia estreia neste sábado, no Circuito das Américas, em Austin, no Texas

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013 às 17:26
Antonio Pizzonia

Antonio Pizzonia

O piloto brasileiro Antonio Pizzonia (Visit Manaus) inicia a sua trajetória na categoria Rolex Grand-Am Sport Car Series, umas das mais tradicionais do automobilismo mundial, no próximo sábado (2). A prova será realizada no Circuito das Américas, em Austin, no Texas (Estados Unidos). O amazonense terá o colombiano Gustavo Yacaman como seu parceiro na condução do Ford-Riley DPG3, pela equipe Michael Shank Racing.

“Estou bem tranquilo para essa prova de estreia. Tranquilo demais. Só tenho muita curiosidade para começar a andar bem o quanto antes. Quero me adaptar logo, mas nada de forma apressada. É um carro novo, muito rápido, que exigirá muita atenção para aprender tudo sobre ele. Apesar da novidade, a minha confiança está grande para essa estreia. Tomara que ocorra tudo muito bem”, afirma Antonio Pizzonia.

Adaptação – Antes da prova de sábado (2), que será a segunda da temporada de 2013, Pizzonia participa de testes nesta quinta (28) e do treino classificatório na sexta (1). Serão dois dias para a adaptação ao novo carro.

“Ainda não tive contato com o carro. A primeira vez que vou andar será nesta quinta. Estou muito ansioso para acelerar. É uma categoria bacana, muito veloz. Eu tive sorte, porque geralmente não acontecem treinos como o desta quinta-feira. Então, terei um dia a mais para conhecer o carro”, explica.

Novo parceiro – Para o processo de adaptação ao novo carro e categoria, Pizzonia terá a ajuda do colombiano Gustavo Yacaman, de 22 anos, que é seu parceiro na condução do carro Ford-Riley DPG3.

“Eu conheço o Gustavo há muito tempo. Ele já correu a primeira prova da categoria, a 24 Horas de Daytona. A experiência dele com o carro vai me ajudar nesta primeira prova. Nós estamos confiantes e conversando muito para fazer uma boa estreia. A equipe tem um potencial muito grande e, com meu parceiro focado no mesmo objetivo, faremos um ano maravilhoso”, salienta.

O processo de adaptação de Pizzonia tem ainda a ajuda de um brasileiro com muita experiência na categoria. A equipe Michael Shank Racing (MSR) conta também com a dupla formada pelo norte-americano John Pew e o experiente brasileiro Oswaldo “Ozz” Negri Júnior.

“O fato do ‘Ozz’ estar na mesma equipe ajuda muito. E não só por ele ser brasileiro, mas, sim, por ter muita experiência na categoria. Só com esta equipe 2013 será o nono ano dele na Grand-Am. Com certeza vou extrair muita coisa dele para me adaptar o mais rápido possível. Isso é bem legal”, comemora.

Para a Fórmula 1 – “A pista também é nova para mim, nunca corri lá”, continua Pizzonia. “É um traçado feito para Fórmula 1 e tem uma característica bem diferente das pistas mais antigas: possui muitas curvas, com formatos bem diferentes. Requer uma pilotagem especial. Eu estudei, com vídeos, e percebi que não terei problemas. Será um desafio, mas que conseguirei me sair bem”, garante Pizzonia.

O modelo Ford-Riley DPG3, que o amazonense pilotará na Grand-AM, é um protótipo de 500 cv com motor V8 de cinco litros e chassi de estrutura tubular em aço. É um veículo que exige muita técnica nos variados tipos de traçado utilizados. As provas da categoria, sempre muito disputadas, chegam a contar 24 horas de duração.

Com mais de 28 mil voltas completadas desde 2004, a equipe a ser defendida pelo brasileiro é a Michael Shank Racing (MSR), uma das mais experientes da Grand-Am Rolex Sports Car Series. A equipe obteve pódios em todas as temporadas que disputou. No ano passado, a equipe registrou uma vitória, justamente nas 24 Horas de Daytona, a mais famosa corrida do calendário.

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.