Zanardi critica o estilo das corridas da Indy

quinta-feira, 27 de outubro de 2011 às 11:37

A-Zanardi350Alex Zanardi, bicampeão da Champ Car, criticou o estilo das corridas da Fórmula Indy após a morte de Dan Wheldon em Las Vegas.

“Como eu digo frequentemente, não é a velocidade que causa um acidente como aquele. Pode ser um fator agravante”, disse Zanardi em uma entrevista à revista Autosprint.

“Meus primeiros anos correndo em ovais, até 1998, sempre foram muito perigosos. Na época, acertar o carro significava encontrar um compromisso em sua velocidade. Você o deixava escorregar até que a pressão aerodinâmica não fosse baixa demais a ponto de penalizar a velocidade nas curvas”.

“Era como ‘drifting’, e a degradação dos pneus era um parâmetro importante. Se um piloto batia no muro, normalmente era por causa de um erro depois de ter subestimado esses fatores”.

“Hoje em dia, a pilotagem se tornou fácil demais. Na entrada da curva, no meio e na saída, o carro está colado ao asfalto. Em nome da segurança – em princípio, foi até correto – a intenção era diminuir a velocidade dos carros lhes dando uma quantidade exagerada de pressão aerodinâmica, e portanto, muito arrasto”.

“O resultado foi que, para encontrar velocidade, agora você vê acertos com a frente 7 cm mais alta do que a traseira para reduzir a influência da asa! Isso não faz sentido, mas é uma necessidade para bater o cronômetro”.

LS – www.autoracing.com.br 

 

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.