Virtual – Matheussi confirma favoritismo e leva taça da GT3

sexta-feira, 6 de maio de 2011 às 20:51

gt3-7

Conquista do campeonato veio em grande estilo, com vitória na etapa de encerramento da temporada, em Bahia Blanca

Fabrício Matheussi (Monster) confirmou na noite de quinta-feira (28) seu terceiro título na temporada 1 2011 da liga rFactor Brasil. Com a vitória na etapa de encerramento da categoria GT3, realizada no circuito virtual de Bahia Blanca, o “pole man” foi coroado campeão, com quatro triunfos em seis GPs disputados. O grid vazio, formado por apenas 11 competidores, deu a Matheussi a confortável oportunidade de apenas completar a primeira volta para ficar com a taça, visto que garantiria pontos suficientes para não ser mais alcançado por Flavio Lumbreras (Turtles), único na pista a ainda poder superá-lo.

Como de costume, Fabrício anotou a pole para a prova, com o tempo de 1:08.441. Ivan Carmona (Ghost), seu grande adversário nas corridas da GT3, mas fora da briga pelo caneco devido à sua temporada irregular, foi o segundo. Lumbreras se posicinou bem, em terceiro, acompanhado por João Vasconcelos (Black Birds) na segunda fila. A proximidade dos tempos entre Carmona e Matheussi sugeria boa briga pela vitória, mas as expectativas foram frustradas tão logo o fantasma praticou péssima largada, caindo para sexto. “Esqueci de engatar a primeira marcha e fiquei com o carro em ponto morto na hora de arrancar”, confessou.

Logo Ivan Carmona começou a recuperar posições, ultrapassando João Vasconcelos, Frederico Tosta (Turtles) e Julio Amaral (Monster). Sempre que tinha pista livre, o representante da Ghost cravava o giro mais rápido da prova. Quando encostou em Flavio Lumbreras, encontrou dificuldades para passar. Sem espaço, Carmona tentou arriscar tudo por dentro, no que os dois se tocaram. Lumbreras bateu forte e abandonou. Pouco depois, Ivan passou reto na curva 1 e se chocou contra a proteção de pneus, também deixando a prova.

Sem os principais rivais na pista, a vida ficou fácil para Fabrício Matheussi. Nos últimos 10 minutos de prova, o piloto da Monster tinha mais de um minuto de vantagem sobre Julio Amaral e uma volta aplicada no terceiro colocado, Fred Tosta. Surpreendentemente, Fabrício tirou o pé nas voltas finais para esperar seu companheiro e cruzar com os dois Audi R8 da Monster juntos na bandeirada final. Tosta, que está com a perna esquerda imobilizada por conta de um acidente de moto, conquistou um inesperado pódio, mesmo usando apenas a perna direita para frear e acelerar.

Resultado extra-oficial:

1. Fabrício Matheussi (Monster), 59 voltas
2. Julio Amaral (Monster), +0:00.149
3. Frederico Tosta (Turtles), +1:07.145
4. João Vasconcelos (Black Birds), +1 volta
5. Valfrido Benevides (Monster), +3 voltas
6. Marco Figueiredo (Black Birds), +4 voltas

O resultado oficial e a classificação final completa da GT3 estarão disponíveis no site www.rfactor.com.br.

Para assistir o VT da prova na íntegra acesse: http://ow.ly/4JFJM

Final emocionante marca 2ª prova da Le Mans Challenge

Rodrigo Pires tomou vitória de Antônio Carlos na última volta, no breu noturno de Brno; mais de 30 participantes deram show durante 120 minutos

A nova categoria de endurance da liga rFactor Brasil parece ter deslanchado. A segunda etapa da Le Mans Challenge, realizada no circuito virtual de Brno, na noite de sábado (30), contou com a presença de 31 pilotos, lotando o grid nas quatro classes. Na sessão classificatória, a pole geral ficou com Rodrigo Pires (CTR), que marcou 1:39.834. Rafael Maione (Turtles) e Lyssimacos Maraslis (Black Birds) fecharam o top 3, todos da subcategoria P1. Fernando Santi (Fire Horse) ficou com o melhor tempo da P2, sendo o sexto. Na GT1, o mais rápido foi Sérgio Rodrigues (Turtles), 14º no geral, enquanto Jefferson Foitte (CTR) alcançou o topo da GT2, em 18º.

Uma enorme confusão, provocada por uma rodada de Lyssimacos Maraslis, marcou o início de prova. Vários pilotos foram envolvidos e tiveram a corrida comprometida logo de cara. Com uma diferença de mais de 20s no desempenho dos carros da P1 para os da GT2, não demorou muito para que os líderes pegassem retardatários. Com tamanha disparidade, houve dificuldade inicial para que tanto quem aplicava quanto quem tomava volta soubesse os procedimentos e o tempo correto para efetuar a manobra, o que gerou alguns enroscos e acidentes.

Rodrigo Pires mantinha a ponta, mas cometeu um erro que levou Rafael Maione à liderança. O piloto da CTR logo encostou e reassumiu a primeira colocação, mas perderia novamente o posto durante os pit stops. Mais uma vez, Pires teve de perseguir e ultrapassar Maione. Logo após ser superado pela segunda vez, o competidor da Turtles perdeu a freada e bateu forte na proteção de pneus, deixando a prova.

Mais da metade das duas horas havia passado quando começou a anoitecer na pista virtual de Brno, graças à aceleração da passagem do tempo em 3x por parte da organização. A visão noturna do traçado e dos carros com faróis acesos foi um espetáculo à parte. Na estratégia de uma parada a menos, Antônio Carlos (sem equipe) surgiu na liderança nos minutos finais. Rodrigo Pires teve de fazer a terceira perseguição da corrida. No último giro, sob quase completo breu, apenas com a iluminação dos faróis, Rodrigo aproveitou a negociação com o retardatário Leandro Heredia (Tonyspeed) para retomar o primeiro lugar e vencer. Antônio ainda se chocou com Heredia, perdendo alguns segundos que não prejudicaram o segundo lugar. Fernando Santi cruzou em primeiro na classe P2, com Sérgio Rodrigues e Jefferson Foitte completando na frente na GT1 e GT2, respectivamente.

Resultado extra-oficial P1:

1. Rodrigo Pires (CTR), 67 voltas
2. Antônio Carlos (sem equipe), + 0:07.554
3. Frederico Azevedo (Flag), +1 volta

Resultado extra-oficial P2:

1. Fernando Santi (Fire Horse), 65 voltas
2. Fabrício Matheussi (Monster), +1 volta
3. Luiz Boni (Calango), +3 voltas

Resultado extra-oficial GT1:

1. Sérgio Rodrigues (Turtles), 60 voltas
2. Anderson Machado (Kareka’s), +2 voltas
3. Pedro Seixas (Fire Horse), +4 voltas

Resultado extra-oficial GT2:

1. Jefferson Foitte (CTR), 56 voltas
2. Marcelo Silveira (sem equipe), +0:18.517
3. Fabrício Lima (Fire Horse), +1:12.136

O resultado oficial e a classificação completa serão atualizados no site www.rfactor.com.br. A próxima etapa da Le Mans Challenge acontece em 21 de maio, a partir das 21h05, no circuito virtual de Spa Francorchamps.

Para assistir o VT da prova na íntegra acesse: http://ow.ly/4KRwZ

Bertoni desencanta e embola briga na GT2 Junior

Piloto liderou dobradinha da HP em Monte Carlo, com Ricardo Pereira em segundo; resultado deixa os dois no topo da tabela, Ricardo 14 pontos à frente

Sexta etapa da categoria GT2 Junior, da liga BrSD Xtreme, no complicadíssimo circuito de rua de Mônaco. A prova, disputada na quinta-feira (28), mais uma vez não teve presença de Alê Laska (Taurus). Com isso, os competidores da HP, Pascoal Bertoni e Ricardo Pereira, ficaram com caminho livre para terminar a prova em dobradinha, tanto na corrida quanto no campeonato de pilotos. Resultado expressivo, visto que 19 competidores estavam atrás da glória nas ruas virtuais de Monte Carlo.

Um dos postulantes à vitória era Maurino Junior (Taurus), que foi o único a virar na casa de 1:35 na classificação. Com 1:35.864, ele garantiu a pole, tendo seu co-companheiro Pedro Accarini (Taurus II) ao lado. Bertoni e Pereira lotaram a segunda fila. A largada lançada aconteceu sem grandes incidentes, tendo as primeiras posições inalteradas. Até que Maurino errou sozinho, na volta 4, caindo para quinto. Accarini foi para a liderança, com a dupla da HP trocando de posições logo atrás.

Em uma pista tão travada, as ultrapassagens só ocorriam quando o adversário da frente cometia algum erro. Foi assim que Pascoal Bertoni assumiu a ponta contra Pedro Accarini. Ricardo Pereira acompanhou o parceiro e pulou para segundo. Os pilotos da HP partiram para uma estratégia convencional, parando após a metade dos 50 minutos e voltando com pneus novos. Já os concorrentes da Taurus e Taurus II adiaram ao máximo os pit stops, parando apenas nas voltas finais para um splash and go, sem troca de pneus.

No entanto, os compostos não resistiram como o esperado. Pedro Accarini foi o primeiro a sofrer com a queda de rendimento, no que perdeu a liderança para Maurino Junior. Mesmo sem realizar o pit, Accarini já via Pascoal Bertoni grudado em seu retrovisor. Quando Maurino e Pedro pararam, retornaram em terceiro e quarto, respectivamente. Accarini, que mal se aguentava na pista com calçados tão velhos, acabou por perder mais um posto para Thomaz Jacob (KBR).

Na base da estratégia segura, Pascoal Bertoni desencantou e venceu a primeira na temporada, apesar do susto de quase se chocar com o retardatário Ajean Santos (MIG) na última volta. “Finalmente a vitória veio. A estratégia estava bem formada e o carro estava bom para a corrida”, declarou. Ricardo Pereira completou a dobradinha e festejou a liderança do campeonato, 14 pontos à frente do próprio Bertoni. Alê Laska, Hélio Vamberto (Piratas), Maurino Junior e Pedro Accarini ainda têm chances matemáticas de título.

Resultado extra-oficial:

1. Pascoal Bertoni (HP), 31 voltas
2. Ricardo Pereira (HP), +0:01.445
3. Maurino Junior (Taurus), +0:06.547
4. Thomaz Jacob (KBR), +0:18.815
5. Pedro Accarini (Taurus), +0:21.002
6. Hélio Vamberto (Piratas), +0:31.313
7. Alan Carvalho (Taurus), +0:52.867
8. Tiago Carvalho (TAC), +1:04.132
9. André Lobo (Wolf), +1:11.663
10. Rafael Feher (Speed) +1:29.980

O resultado official e a classificação completa estarão disponíveis no site www.brsdxtreme.com.br. A etapa decisiva da GT2 Junior será disputada em 12 de maio, a partir das 22h10, no circuito virtual de Sepang. A Race Brasil transmite o GP com exclusividade.

Para assistir o VT da prova na íntegra acesse: http://ow.ly/4JFII

Veja mais notícias sobre o Automobilismo Virtual Brasileiro no site http://www.racebrasil.com.br

Leonardo Felix

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.