Trio Ramos/Vanthoor/Basseng é pódio no Endurance Series em Silverstone

Cesar Ramos

A equipe Audi WRT manteve a tradição e pelo terceiro ano seguido subiu ao pódio, hoje, na 2ª. etapa do Blancpain Endurance Series – campeonato de provas de longa duração -, disputada no circuito inglês de Silverstone (Ing), com o trio: Cesar Ramos, único brasileiro na disputa, o belga Laurens Vanthoor e o alemão Marc Basseng, ao volante do Audi R8 LMS Ultra #1. A emoção ficou para a última volta, quando Vanthoor garantiu o lugar no pódio numa ultrapassagem. A vitória ficou em casa, com o trio de ingleses Guy Smith/Andy Meyrick/Steven Kane (M-Sport Bentley), ao volante do carro inglês Bentley Continental GT3. O segundo lugar ficou com Kevin Korjus/Kevin Estre/Andy Soucek (ART Grand Prix), com McLaren MP4-12C.

O trio Ramos/Vanthoor/Basseng classificou na 10ª. posição no grid, que foi definido horas antes da largada. Basseng fez o primeiro stint da corrida de três horas de duração. Na volta 21 foi penalizado com um drive thru, por ultrapassar em bandeira amarela e caiu para a 11ª. posição a 1m12 do líder. Cesar entrou no segundo stint, o mais movimentado da prova. Fez uma corrida agressiva, protagonizou intenso duelo com as Mercedes da HTP Motorsport e entregou o Audi R8#1 a Vanthoor na 8ª. posição na volta 55 de um total de 84.

Na volta 64, Vanthoor ocupava a 6ª. posição, a 1m31 do líder quando entrou o safety car na pista, em função de um acidente. O safety ficou por 11 minutos e juntou todos os carros, para alegria do trio da WRT. Após a relargada, faltando 30 minutos para o final, o belga já ocupava a 4ª. posição e sofreu com o trafego intenso na luta pela terceira posição. Mas na última volta pode comemorar a ultrapassagem. Com o resultado, o trio ocupa a 5ª. posição na classificação, mas após Silverstone a disputa ficou embolada, com diferença de apenas seis pontos entre os cinco primeiros.

“Foi uma ótima corrida ! Poderia ter sido melhor, mas infelizmente largamos de 10º., uma posição que não esperávamos. No Q2 eu fiquei em 4º. , o carro não estava perfeito no meu quali. Quando o Vanthoor entrou para o Q3, teve uma bandeira amarela, e ele não conseguiu uma boa volta também. Ai fomos para a corrida. No primeiro stint, o Marc não conseguiu imprimir um ritmo muito forte e ainda foi penalizado com um drive thru. No segundo stint, quando peguei o carro, ele estava bem rápido, mas infelizmente entrei na pista atrás de uma Mercedes, que tem um potencia de reta muito forte e mesmo arriscando, eu não conseguia passar. Acabei ficando atrás dela no meu stint todo, perdi tempo com isso, cheguei até a ter um toque com a Mercedes, mas não tinha o que fazer. Consegui entregar o carro inteiro para o Laurens, a equipe fez outro pitstop perfeito, foi muito rápida, ganhamos bastante em relação aos concorrentes. Entreguei o carro em 8º. para o Laurens, depois teve um safety que nos ajudou, ele conseguiu se livrar dos carros, fazer um stint muito forte e na última volta ainda conquistar essa terceira posição, um pódio muito importante pra nós. Com relação ao campeonato, também estamos muito bem, no final conseguimos salvar esse final de semana, que parecia que estava indo por agua abaixo pela nossa posição de largada e depois pelo drive thru. Foi muito bom !”, comemorou Cesar.

No total largarem em Silverstone 45 carros (13 Pro Cup, 23 Pro Am e 9 Gentlemen Trophy) de 10 marcas: Audi, Aston Martin, Bentley, BMW, Ferrari, Lamborghini, McLaren MP4-12C, Mercedes, Nissan GT, Porsche

Próxima etapa está marcada para 29 de junho, em Paul Ricard (Fra).

Resultado Corrida – 10 melhores
1.Guy Smith/Andy Meyrick/Steven Kane, M-Sport Bentley, Bentley Continental GT3
2.Kevin Korjus/Kevin Estre/Andy Soucek, ART Grand Prix, McLaren MP4-12C,
3.Marc Basseng, Cesar Ramos, Laurens Vanthoor, Belgian Audi Club Team WRT, Audi R8 LMS Ultra
4. Stephane Ortelli/Edward Sandstroem/Gregory Guilvert, Sainteloc Racing, Audi R8 LMS Ultra
5.Lucas Wolf/Sergei Afanasiev/Stef Dusseldorp, HTP Motorsport, Mercedes SLS AMG
6.Harold Primat/Nico Verdonick/Bernd Scheneider, HTP Motorsport, Mercedes SLS AMG GT#
7.Alexandre Premat/Gregoire Demoustier/Alvaro Parente, ART Grand Prix, McLaren MP4-12C
8. Nick McMillen/Florian Strauss/Alex Buncombe, Nissan GT Academy Team RJN, Nissan GT-R Nismo GT3
9. James Nash/Frank Stippler/Christopher Mies, Belgian Audi Club Team WRT, Audi R8 LMS Ultra
10.Stephen Jelley/Ahmad Al Harthy/Michael Caine, Oman Racing Team, Aston Martin Vantage GT#

Classificação do campeonato – Categoria PRO
1. Korjus/Estre/Soucek – ART Grand Prix – McLaren MP4-12C, 33 pontos
2. Meyrick/Smith/Kane – M-Sport Bentley – Bentley Continental GT3, 31
2. Demoustier/Premat/Parente – ART Grand Prix – McLaren MP4-12C, 31
4. Sandstroem/Ortelli/Guilvert – Sainteloc Racing – Audi R8 LMS Ultra, 30
5. Ramos/Basseng/Vanthoor – Audi Team WRT – Audi R8 LMS Ultra, 27
6. Primat/Verdonick/Scheneider – HTP Motorsport – Mercedes SLS AMG GT3, 18
7. Wolf/Afanasiev/Dusseldorp, HTP Motorsport, Mercedes SLS AMG, 14
8. D Ambrosio/Leclerc/Tappy – M-Sport Bentley – Bentley Continental GT3, 8
9. McMillen/Strauss/Buncombe, Nissan GT Academy Team RJN, Nissan GT-R Nismo GT3, 4
10.Nash/Stippler/Mies, Belgian Audi Club Team WRT, Audi R8 LMS Ultra, 2
10. Abdulaziz Al Faisal/Hubert Haupt/Andreas Simonsen, Black Falcon, Mercedes SLS AMG GT3, 2

Calendário Blancpain Endurance Series
12 – 13 Abril – Monza (Ita)
24 – 25 Maio – Silverstone (GB)
28 – 29 Junho – Paul Ricard (Fra)
24 – 27 Julho – Total 24 Horas de Spa (Bel)
20 – 21 Setembro – Nurburgring (Ale)

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.