Tony Kanaan – GP Saint Petersburg – 29/03/2011

terça-feira, 21 de dezembro de 2010 às 20:20

indy11-kanaan-350Nome: Antoine Rizkallah Kanaan Filho ou Tony Kanaan. Nascimento: 31 de dezembro de 1974, em Salvador, Bahia (Brasil). Equipe: KV Racing Technology – Lotus (Formula Indy). Títulos: Campeão da Formula Alfa Boxer Italiana (1994); Campeão da Indy Lights (1997); Campeão da Indy Racing League (2004).

A primeira etapa da Fórmula Indy marcou uma história de cinema para o brasileiro Tony Kanaan. O piloto, que acertou o seu contrato com a KV Racing Technology – Lotus na segunda-feira (21), fez uma ótima prova e levou a equipe ao pódio neste domingo (27), nas ruas da cidade de St, Petersburg, na Florida (EUA).

Tony Kanaan, que largou na 8º posição, conseguiu se posicionar entre os primeiros colocados e segurar o carro 82 na pista logo depois da batida que aconteceu na largada. O piloto brasileiro fez três paradas durante as 100 voltas e conquistou o 3º lugar, 35 pontos no campeonato, subindo ao pódio em sua estreia com a nova equipe.

“Estou extremamente feliz com esse resultado inesperado, e preciso agradecer ao Jimmy (Vasser) e a todos da minha equipe KV – Lotus, além dos patrocinadores que acreditaram em mim: Geico, Itaipava/TNT, BVA e R3MZ. Foi um grande esforço de toda equipe, pois nos conhecemos ainda nesta semana, então, fomos nos entrosando aqui mesmo em St.Pete. A corrida foi bem difícil, mas estava no lugar certo quando aconteceu o acidente no início. Depois, a escolha dos pneus se mostrou difícil, pois, no final, todos estavam de vermelho e a gente de preto, que é bem mais lento. A Simona pressionou bastante no final, mas ainda bem que deu para segurar. Foi uma corrida muito desgastante físicamente e mentalmente, mas o pódio não é nada mal para alguém que estava desempregado na semana passada. Por não estar acostumado com o volante da KV, eu acabei apertando o “push to pass” algumas vezes quando deveria apertar o rádio para falar com a equipe (risos). Temos de ser realista, ainda há muito o que fazer pela frente, mas foi um ótimo resultado e estou bem feliz”, diz Tony.

O vencedor da prova de abertura foi o escocês Dario Franchitti, da equipe Chip Ganassi, e o 2º lugar ficou com o piloto Will Power, da Penske. A próxima etapa da temporada acontece no Alabama ,em Birmingham (EUA), no dia 10 de abril, dando continuidade a série de circuito de rua da temporada 2011.

Kanaan estreou na antiga CART em 1998, após ser campeão na Indy Lights no ano anterior. Sua primeira vitória se deu nas 500 Milhas de Michigan de 1999, pela equipe Tasman/Forsythe. De 2000 a 2002 teve um período difícil na Mo Nunn, e migrou para a rival IRL em 2003, pela equipe Andretti Green. Foram várias vitórias e um título conquistado em 2004, uma parceria bem-sucedida que se encerrou em 2010. Agora, na KV, o piloto brasileiro tenta mostrar que não está acabado. Ele é o Piloto da Semana do Autoracing!

Tony Kanaan (Indy) obteve a vitória entre os internautas com 27,7% dos votos. Vitaly Petrov (F1) ficou na segunda posição com 23,7% dos votos.

Texto: Eduardo Behling: www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.