Todt: Novas pistas devem permitir ultrapassagens

sexta-feira, 19 de novembro de 2010 às 1:26

O presidente da FIA, Jean Todt, afirmou que os novos circuitos terão de provar que proporcionam oportunidades adequadas de ultrapassar, e sugeriu que alterações nas pistas atuais visando melhorar o espetáculo podem estar nos planos.

Seus comentários ocorreram após as dificuldades para ultrapassar no GP de Abu Dhabi, durante o qual os candidatos ao título Fernando Alonso e Mark Webber não conseguiram se livrar do tráfego depois de seus pit-stops.
“Precisamos favorecer as ultrapassagens”, declarou Todt ao <i>La Stampa</i>. “Foi impossível em Abu Dhabi”.

Todt negou que suas reclamações foram motivadas pelo fato de sua ex-equipe Ferrari ter perdido o título porque Alonso não conseguiu o quarto lugar em Yas Marina – apontando que a chance de vitória de Lewis Hamilton também desapareceu quando ele ficou preso atrás de Robert Kubica, que ainda não havia parado.

“Falo como presidente da FIA”, disse Todt. “Veja Hamilton: ele tinha pneus novos, teria andado dois segundos mais rápido do que Kubica, e mesmo assim não conseguiu passar. A partir de agora, antes de homologar um circuito, iremos avaliar seu potencial de espetáculo, além de sua segurança”.

Ele afirmou que a FIA está preparada para tomar uma atitude rápida em relação ao problema das ultrapassagens. “No dia 23 de novembro, discutiremos o problema das ultrapassagens na comissão”, revelou Todt. “É culpa dos carros e das pistas. Criaremos um cartão de relato com a competitividade do circuito, e vamos ver se podemos garantir algumas modificações já em 2012, se possível”.

LS – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.