Sérgio Sette Câmara conquistou o quinto lugar em Portugal na F3 Europeia

Sérgio Sette Câmara

Teve vez neste fim de semana a nona rodada tripla do Campeonato Europeu de F3. O Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão – Portugal, recebeu as provas válidas pela 25ª, 26ª e 27ª etapas do Campeonato continental. Defendendo as cores da equipe Motopark Academy o piloto brasileiro Sérgio Sette Câmara mostrou, mais uma vez, a sua grande evolução na categoria ao finalizar as provas quinto, 11º e 13º lugares.

A rodada portuguesa do Campeonato começou, diferente das demais, no começo do semana. Na terça e quarta-feira as equipes tiveram dois dias de treinos livres oficiais para checarem seus ajustes e oferecerem aos pilotos uma adaptação melhor ao traçado português. Sette Câmara e a equipe Motopark aproveitaram cada minuto de pista aberta para desenvolver o equipamento não apenas para aquele traçado, mas, também para as duas últimas corridas da temporada, marcadas para Nurburgring e Hockenheim, na Alemanha.

Como sempre acontece a programação oficial da rodada teve início na sexta-feira, com dois treinos livres. Com um carro veloz e muito bem equilibrado Sette Câmara mostrou todo o seu aprendizado ao registrar o segundo melhor tempo no primeiro treino, diante dos 32 concorrentes na pista. No segundo treino, buscando melhoras em alguns itens, os ajustes não foram tão bons e o piloto registrou o décimo lugar. Ainda na tarde de sexta-feira foram realizadas as tomadas de tempos. Em um equívoco no momento da escolha da calibragem dos pneus, a equipe Motopark acabou se equivocando e assim, com um carro menos equilibrado que nos treinos, Sette Câmara conseguiu assegurar as posições 12, 16 e sete para as três largadas respectivamente.

Com sua garra e determinação de sempre o piloto sabia que o carro estava rápido e confiável. Diante disso ele partiu para as três corridas disposto a se recuperar. Com belas ultrapassagens e tendo de superar uma deficiência que os motores Volkswagen encontraram nesta pista frente aos Mercedes-Benz, Serginho conseguiu evoluir em todas as três corridas finalizando a primeira em 11º, a segunda em 13º e a terceira, na quinta posição.

“Foi uma de semana de muito trabalho aqui em Portugal. Tivemos os dois dias de treinos no meio da semana e, depois, a nossa intensa programação de corrida. Comecei muito bem nos treinos, mas, nosso time acabou tomando um caminho errado na classificação o que nos deixou, a todos os pilotos do box, em posições de largada piores do que esperávamos. Fiz o meu melhor na pista, ganhei posições e, na última prova, fui o piloto melhor rápido com motores VW. Diferente da maioria das pistas nesta temporada o nosso motor perdia um pouco em relação aos concorrentes e, com isso, não foi nada fácil ganhar posições. Sigo animado para a Alemanha onde, daqui três semanas, teremos a penúltima etapa do Campeonato”, comentou o piloto de 17 anos.

Passadas nove rodadas do Europeu de F3 Sérgio Sette Câmara ocupa agora a 14ª posição do Campeonatos com 48,5 pontos.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.