Rosberg domina corrida inaugural da F1 no Azerbaijão

Nico Rosberg

Nico Rosberg

Nico Rosberg ampliou sua liderança no campeonato mundial com uma vitória dominante na corrida inaugural da Fórmula 1 no Azerbaijão.

Largando na pole, o alemão liderou desde a primeira curva e construiu uma vantagem que não foi ameaçada em nenhum momento, com seu rival e companheiro de equipe na Mercedes, Lewis Hamilton, apenas em quinto.

A quinta vitória de Rosberg na temporada e a primeira desde a Rússia o deixou 24 pontos à frente de Hamilton no campeonato de pilotos.

Hamilton conseguiu um bom progresso após largar em 10º, mas enfrentou problemas elétricos. Ele pediu ajuda para a Mercedes, mas a equipe não pôde lhe dizer o que fazer devido às restrições de comunicação de rádio que passaram a vigorar nesta temporada.

Sebastian Vettel, da Ferrari, terminou em segundo pela segunda prova consecutiva, e Sergio Perez (Force India) garantiu seu segundo pódio em três etapas com a terceira colocação.

O mexicano passou Kimi Raikkonen na última volta, mas ele herdaria a posição de qualquer maneira, já que Raikkonen recebeu uma punição de cinco segundos por cruzar a linha branca na entrada dos pits.

Valtteri Bottas (Williams) chegou em um solitário sexto lugar, enquanto os pilotos da Red Bull, Daniel Ricciardo e Max Verstappen, ultrapassaram Nico Hulkenberg (Force India) no final para assumir a sétima e oitava posições, respectivamente.

Ricciardo e Verstappen adotaram uma estratégia de duas paradas, utilizando os pneus macios e médios, enquanto Hulkenberg fez apenas um pit-stop.

Completando os dez primeiros, Felipe Massa (Williams) pontuou pela sétima vez em oito etapas. Felipe Nasr (Sauber) conseguiu seu melhor resultado da temporada com o 12º lugar.

Classificação da prova:

Pos. Piloto Equipe Tempo/dif.
1 Nico Rosberg Mercedes 1h32m52.366s
2 Sebastian Vettel Ferrari 16.696s
3 Sergio Perez Force India/Mercedes 25.241s
4 Kimi Raikkonen Ferrari 33.102s
5 Lewis Hamilton Mercedes 56.335s
6 Valtteri Bottas Williams/Mercedes 1m00.886s
7 Daniel Ricciardo Red Bull/Renault 1m09.229s
8 Max Verstappen Red Bull/Renault 1m10.696s
9 Nico Hulkenberg Force India/Mercedes 1m17.708s
10 Felipe Massa Williams/Mercedes 1m25.375s
11 Jenson Button McLaren/Honda 1m44.817s
12 Felipe Nasr Sauber/Ferrari 1 volta
13 Romain Grosjean Haas/Ferrari 1 volta
14 Kevin Magnussen Renault 1 volta
15 Jolyon Palmer Renault 1 volta
16 Esteban Gutierrez Haas/Ferrari 1 volta
17 Marcus Ericsson Sauber/Ferrari 1 volta
18 Rio Haryanto Manor/Mercedes 2 voltas
19 Fernando Alonso McLaren/Honda abandono
20 Pascal Wehrlein Manor/Mercedes freios
21 Carlos Sainz Toro Rosso/Ferrari abandono
22 Daniil Kvyat Toro Rosso/Ferrari abandono

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.