Rally Dakar 2017 – 10ª etapa Carros: Loeb vence e mantém a liderança

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017 às 19:02
Sébastien Loeb / Daniel Elena

Sébastien Loeb / Daniel Elena

A dupla do francês Sébastien Loeb e o monegasco Daniel Elena (Peugeot 3008 DKR) conquistou sua quarta vitória nesta 39ª edição do Rally Dakar. Eles venceram a 10ª etapa da categoria Carros, disputada nesta quinta-feira, dia 12/01, na Argentina, entre as cidades de Chilecito e San Juan. O pódio do dia novamente foi exclusivo da Peugeot. A dupla dos franceses Cyril Despres e David Castera ficou com a segunda colocação e os franceses Stéphane Peterhansel e Jean-Paul Cottret na terceira posição.

Os resultados poderão ser revisados esta noite, já que Peterhansel e Cottret ficaram parados a espera da equipe médica prestando socorro a um piloto do moto. Sem esta correção do tempo perdido, Loeb ampliou sua vantagem sobre Peterhansel na liderança do Dakar 2017. Despres completa o pódio provisório da prova.

Todos os veículos começaram o dia percorrendo um trecho de ligação de 250 km, de onde foi dada a largada para a especial com 449 km. Ao final do dia ainda foram percorridos mais 52 km de ligação, somando um total de 751 km.

Antes da largada faltavam apenas mais três especiais para o resultado final do Rally Dakar 2017. Se Loeb e Peterhansel estavam com uma boa vantagem sobre os demais adversários, o que poderia inspirar algum tipo de administração dos resultados, a diferença entre os dois era de apenas um minuto e 38 segundos, o que não deixava qualquer margem de segurança e a previsão era de um ataque total dos dois franceses.

Loeb largou na frente, abrindo a pista. Peterhansel saiu na caça, seguindo os rastros e colocando pressão no nove vezes campeão do WRC. Logo Peterhansel já havia praticamente descontado a diferença de tempo na classificação acumulada. Mas no KM 83 Peterhansel colidiu com a moto do eslovaco Simon Marcic. O 12 vezes campeão do Dakar decidiu parar e ajudar o piloto, aguardando a assistência médica, já que o regulamento prevê uma bonificação de tempo nestes casos de assistência a pilotos feridos em acidentes.

Despres, que havia largado na terceira posição, aproveitou-se da pista já marcada, sendo o mais rápido na primeira parte da especial, que foi neutralizada no km 90. Loeb havia perdido mais de seis minutos e Peterhansel mais de oito, sem ainda descontar o tempo que havia ficado parado.

Já a dupla dos espanhóis Nani Roma e Alex Haro Bravo (Toyota Hilux V8) não estava tendo vida fácil e já perdia mais de 22 minutos para o líder da etapa. Pior ainda era o dia da dupla do finlandês Mikko Hirvonen e o francês Michel Perin (MINI John Cooper Works Rally) que havia ficado parada mais de uma hora fazendo reparos em seu carro.

Com o recomeço da especial para os 185 km finais, Despres largou na frente, facilitando o trabalho de Loeb, que começou a descontar o tempo perdido. Peterhansel também se aproveitou da situação para tentar alcançar Loeb novamente.

Se as coisas estavam ruins para Hirvonen, pioraram de vez quando o finlandês colidiu com um caminhão e teve de fazer reparos no radiador para tentar seguir em frente. Terceiro em 2016, o finlandês viu as chances de pódio escaparem de vez.

Loeb andou o trecho final num ritmo WRC e foi o mais rápido. Despres não conseguiu conquistar sua segunda vitória de etapa, mas teve um ótimo desempenho e assegurou sua terceira posição no pódio da classificação acumulada.

Nani Roma completou o dia na 10ª posição. Perdeu muito tempo, manteve a quarta colocação na acumulada, mas não representa perigo para os três Peugeot que estão muito a frente.

Agora fica a expectativa para ver quanto tempo Peterhansel ficou parado. O francês até pode ter vencido a etapa e assumido a liderança da prova.

Classificação da 10ª etapa (extraoficial):

1 – Sébastien Loeb / Daniel Elena (Peugeot 3008 DKR): 04:54:28
2 – Cyril Despres / David Castera (Peugeot 3008 DKR): + 00:02:33
3 – Stéphane Peterhansel / Jean-Paul Cottret (Peugeot 3008 DKR): + 00:06:45
4 – Yazeed Al-Rajhi / Timo Gottschalk (MINI John Cooper Works Rally): + 00:11:35
5 – Orlando Terranova / Andreas Schulz (MINI John Cooper Works Rally): + 00:12:44

Classificação Geral após a 10ª etapa (extraoficial):

1 – Sébastien Loeb / Daniel Elena (Peugeot 3008 DKR): 25:04:33
2 – Stéphane Peterhansel / Jean-Paul Cottret (Peugeot 3008 DKR): + 00:08:23
3 – Cyril Despres / David Castera (Peugeot 3008 DKR): + 00:19:50
4 – Nani Roma / Alex Haro Bravo (Toyota Hilux V8): + 00:55:05
5 – Giniel de Villiers / Dirk Von Zitzewitz (Toyota Hilux V8): + 01:37:04

A 11ª etapa será disputada nesta sexta-feira, dia 13/01, entre as cidades de San Juan e Rio Cuarto, na Argentina, com um total de 754 km a serem percorridos. A especial será a mesma para carros, motos, caminhões, quadriciclos e UTVs, com 288 km.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.