Quem é Esteban Ocon? A carreira do mais novo piloto da F1

Esteban Ocon

Esteban Ocon

Com a notícia de que Esteban Ocon vai substituir Rio Haryanto na Manor, analisamos a carreira do jovem francês antes de sua estreia na Fórmula 1 no GP da Bélgica.

Ocon começou no kart aos nove anos de idade, vencendo três campeonatos nacionais e terminando em segundo no WSK Euro Series entre 2006 e 2011.

Ele foi para os monopostos em 2012, competindo na Eurocup Formula Renault 2.0. A caminho do 14º lugar na classificação final, Ocon subiu ao pódio em seu circuito em casa – Paul Ricard. No ano seguinte, ele venceu na mesma pista e ficou em terceiro no campeonato.

Em 2014, Ocon bateu Max Verstappen na disputa pelo campeonato da Fórmula 3 Europeia com uma etapa de antecipação – após liderar a tabela de pontuação desde o primeiro evento.

Foi durante sua campanha vitoriosa na F3 que Ocon apareceu pela primeira vez no paddock da F1. Ele foi piloto de testes da Lotus em 2014 e substituiu Romain Grosjean no primeiro treino livre para o GP de Abu Dhabi, encerramento da temporada.

Ele fez um tempo bastante respeitável, apenas 0.3s mais lento do que Pastor Maldonado, que havia pilotado o carro o ano inteiro. Em seguida, veio a participação no teste pós corrida.

Apesar de ter conquistado apenas uma vitória, Ocon venceu o campeonato da GP3 no ano passado, marcando pontos em todas as 18 corridas, exceto uma. Como piloto de testes da Force India, ele conduziu o VJM08 no teste pós corrida em Barcelona durante esse período.

A Mercedes não conseguiu contratar Max Verstappen para seu programa de jovens pilotos, portanto optou por Ocon no ano passado enquanto ele estava liderando o pelotão da GP3.

Como resultado, Ocon disputando a temporada atual do DTM pela Mercedes. Apesar de não estar tendo muita sorte na categoria, ele foi recompensado com um dia no carro de F1 no teste pós corrida em Barcelona, junto com seu cargo de piloto reserva da Renault.

Agora, a Mercedes transferiu o empréstimo do francês da Renault para a Manor, onde ele será companheiro de Pascal Wehrlein – outro protegido da Mercedes – no restante da temporada. Várias equipes estarão observando sua performance, com Ocon sendo candidato a uma vaga de titular na Renault em 2017.

 

LS - www.autoracing.com.br

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.