Porsche estréia o 911 GT3 RSR na 24 Horas de Spa 27/07/06

Porsche 911 GT3 RSR

Estréia em Spa: no dia 29 de julho, a equipe Manthey Racing, da Alemanha, participará da 24 Horas de Spa-Francorchamps, na Bélgica, com dois novos Porsche 911 GT3 RSR. A Porsche desenvolveu o novo carro de corrida com base na versão de rua 911 GT3 RS e colocou suas duas primeiras unidades aos cuidados da experiente equipe de Olaf Manthey, vencedora, em junho, da 24 Horas de Nurburgring.

Os alemães Timo Bernhard e Marc Lieb, pilotos oficiais da fábrica, dividirão a pilotagem com o português Pedro Lamy no carro inscrito com o número 911. Outros dois pilotos da Porsche, o monegasco Lucas Luhr e o belga Sascha Maassen, dividirão com Marcel Tiemann, também monegasco, a condução do segundo GT3 RSR, inscrito com o número 997.

Para a Porsche e a Manthey Racing, a prova de Spa é considerada um importante teste sob condições de corrida e ao mesmo tempo serve como uma avaliação do carro. Para 2006, esta é a única corrida planejada para os 911 GT3 RSR. Em Spa, o carro estará enquadrado no Grupo 2, o mesmo onde competem os carros do campeonato nacional belga (Belcar). Em 2007, esta versão estará disponível a equipes particulares, com um objetivo muito claro: dar continuidade à sucessão de vitórias conseguidas por seus antecessores. As equipes particulares com carros Porsche venceram, na categoria, todas as edições da 24 Horas de Spa desde 2001. Em 2003, o triunfo aconteceu também na classificação geral. Nos campeonatos FIA GT e American Le Mans Series, bem como em provas clássicas como Le Mans, Daytona, Sebring e Nürburgring, as várias versões do GT3 conseguiram muitas vitórias e recordes.

Construído sobre a base do 911 GT3 RS, uma versão mais leve e esportiva do 911 GT3, o atual GT3 RSR é desenhado para atender aos regulamentos do ACO (Automóvel Clube do Oeste, organizador da 24 Horas de Le Mans), do FIA GT, da IMSA (International Motorsports Association) e do VLN (Veedol Langstrecke Nürburgring, organizador da 24 Horas de Nürburgring). A previsão inicial é de que serão produzidas 35 unidades do 911 GT3 RSR durante o intervalo entre as temporadas de 2006 e 2007.

A Porsche decidiu construir o novo GT3 RSR após analisar as regras do ACO e da FIA em uma especificação que permita um peso mínimo de 1.225 kg (nos modelos anteriores, 1.125 kg) e que a largura dos pneus seja aumentada em duas polegadas (passando para 14 polegadas). Os 35 kg de peso adicional exigido podem ser obtidos com a colocação de lastro, resultando em um centro de gravidade mais baixo.

O motor Porsche de aspiração natural tem 3,8 litros de capacidade volumétrica, com dois restritores de ar com 30,3 mm cada (no modelo anterior, 3,6 litros e 29 mm, respectivamente). O aumento da cilindrada foi obtido pelo aumento do diâmetro dos cilindros para 102,7 mm, enquanto o curso manteve-se inalterado (76,4 mm). Com os restritores de ar obrigatórios, a potência é de 485 cv a 8.500 rpm, com o torque máximo chegando a 44,3 kgfm. A rotação máxima do motor é 9.000 rpm. Graças ao aumento da capacidade e à correspondente reprogramação dos sistemas eletrônicos, o desempenho e a dirigibilidade ficaram ainda melhores. O novo posicionamento do radiador central dianteiro e o uso de radiadores laterais (herdados do Porsche Carrera GT) contribuem para manter a temperatura do motor em níveis adequados.

Para a 24 Horas de Spa, o GT3 RSR terá a tradicional caixa de câmbio seqüencial de 6 marchas. As versões “cliente” para 2007 serão entregues com um novo câmbio seqüencial, também de 6 marchas, com as relações do protótipo RS Spyder que compete no American Le Mans Series.

A carroceria do GT3 RSR, com a gaiola de segurança interna, é 10 por cento mais rígida que a do antecessor. Arcos de pára-lamas exclusivos alargam a carroceria em 50 mm em cada lado. A bitola aumenta na mesma proporção; rodas e pneus com as maiores dimensões disponíveis podem ser montados no carro.

O reposicionamento do tanque de óleo suplementar (opcional), a direção assistida e a bateria deslocada para a frente melhoram a distribuição de peso. Os capôs dianteiro e traseiro, o pára-choque dianteiro, a traseira mais larga, as portas e as asas dianteira e traseira são feitos em fibra de carbono. As janelas laterais e traseiras são feitas em policarbonato leve.

O novo pacote aerodinâmico é cerca de 7% mais eficiente em comparação ao GT3 RSR da geração “996”. Os fluxos de ar que passam pelos radiadores, freios e motor foram otimizados. Em cumprimento às regras da FIA e do ACO, o GT3 RSR possui fundo plano. A suspensão, com amortecedores otimizados pela Porsche na dianteira e sistema multibraços na traseira, corresponde à configuração do carro de série. O carro foi projetado para ter a menor variação possível de cambagem ao passar por saliências e depressões do asfalto. Os novos amortecedores ZF-Sachs possuem sistema Through-Rod, com menor pressão interna e menos atrito que os amortecedores convencionais. Dessa maneira, eles oferecem uma resposta de ação significativamente melhor. O eixo traseiro foi reposicionado e ganhou uma nova barra estabilizadora, braço superior ajustável e braço inferior otimizado.

O sistema de freios possui pinças de alumínio com 6 pistões. Os discos dianteiros medem 35 mm de espessura e 380 mm de diâmetro; os traseiros, 30 mm de espessura e 355 mm de diâmetro.

Ficha técnica

Porsche 911 GT3 RSR

Conceito
Carro esporte de corrida para um ocupante.
Base: Porsche 911 GT3 RS
Homologação: Grupo 2 da 24 Horas de Spa, regulamento ACO, FIA GT, IMSA
Apropriado para competição em provas internacionais de GT
Não aprovado para uso nas ruas

Carroceria
Cupê, estrutura monocoque
Base: 911 GT3 RS
Carroceria em aço galvanizado a quente em ambos os lados, construção de baixo peso
Avental dianteiro, pára-choque traseiro e saias laterais feitos em fibra de carbono com aerodinâmica otimizada
Capô traseiro, portas feitas em fibra de carbono
Extensão dos arcos dos pára-lamas em fibra de carbono
Janelas laterais e traseira em plástico
Asa traseira ajustável feita em fibra de carbono
Fundo plano, seguindo os regulamentos do ACO e da FIA
Gaiola de segurança soldada internamente (30 metros de tubo de aço sem costura)
Banco especial de corrida revestido em tecido antichama, concebido para cinto de segurança de 6 pontos e compatível com HANS
Sistema elétrico de combate a incêndio
Macaco pneumático

Aerodinâmica
Asa traseira e altura da caixa ajustáveis

Motor
Seis cilindros horizontais opostos (boxer) com carcaça e cabeçotes em alumínio, refrigerado a água, quatro válvulas por cilindro, radiador de óleo com trocador de calor a água, variação do tempo de levantamento de válvulas (VarioCam), compensação hidráulica da folga de válvulas, sistema de indução de ar com dois restritores (30,3 mm cada, de acordo com o regulamento do ACO para a versão com 1.225 kg), lubrificação por cárter seco com reservatório de óleo separado, sistema de reenchimento de óleo e água do radiador, sistema de escape com tratamento de gás, sonda lambda controlada por sensor, sistema MS 4.0 de gerenciamento eletrônico do motor, ignição eletrônica com 6 bobinas, injeção multiponto seqüencial
Diâmetro e curso dos cilindros: 102,7 mm por 76,4 mm
Cilindrada: 3.795 cm³
Taxa de compressão: 14,5:1
Potência máxima: 485 cv a 8.500 rpm
Torque máximo: 44,3 kgfm
Potência específica: 99,2 cv por litro
Regime máximo: 9.000 rpm
Combustível: gasolina de 98 a 102 octanas RON
Sistema de escape baseado nas especificações do ACO, com abafador de ruído (113 db)
Sistemas de escape alternativos disponíveis: especificação FIA (110 db de ruído); com escape aberto; com conversores catalíticos homologados para DMSB e categoria Belcar da 24 Horas de Spa

Sistema elétrico
12 Volt
Mostrador Motec com memória de dados
Capacidade da bateria: 45 Ah
Alternador: 140 Ah

Opcionais: Bosch Memory Card e controle de tração

Transmissão
Tração traseira, transmissão por semi-eixos duplos
Câmbio manual, seqüencial, seis marchas
Interrupção de ignição controlada por sensor
Trocadores de calor de óleo e água
Volante de direção de massa única com embreagem de corrida com três discos
Diâmetro da embreagem: 114,3 mm
Diferencial blocante 40/60 por cento (ou alternativo)

Suspensão
Eixo dianteiro: com espaçador (otimizada pela Porsche) com juntas esféricas e alterações de comportamento dinâmico correspondentes, suspensão independente com braços de controle transversais, braços longitudinais, molas helicoidais duplas (mestre e auxiliar) ajustáveis em diferentes posições, amortecedores pressurizados a gás ZF-Sachs (Through Rod System), braços de controle separados, barra estabilizadora dianteira ajustável, direção assistida eletricamente
Eixo traseiro: suspensão multilink com juntas esféricas e modificações correspondentes de comportamento dinâmico, multibraços independente, subchassi rígido suspenso, molas helicoidais duplas (mestre e auxiliar) ajustáveis em diferentes posições, amortecedores pressurizados a gás ZF-Sachs (Through Rod System), braços de controle separados, fixação do eixo traseiro reforçada e ajustável continuamente, barra estabilizadora ajustável. Geometria de suspensão ajustável (altura, cambagem, bitola)

Freios
Duplo circuito dianteiro/traseiro, sem ABS, distribuição de força por sistema de barras oblíquas, pinças de alumínio monobloco com 6 pistões na dianteira e 4 na traseira, ventilados internamente e com furos cruzados. Medidas dos discos: 380 mm x 35 mm (diâmetro/espessura) na dianteira e 355 mm x 32 mm na traseira

Rodas e pneus
Dianteiros: 11J com pneus slick 27/65-18
Traseiros: 13J com pneus slick 31/71-18

Peso
1.225 kg, seguindo os regulamentos do ACO e do FIA GT
Relação peso-potência: 2,5 kg/cv

Medidas
Comprimento: 4,439 mm +/- 5 mm
Largura: 1.957 mm +/- 5 mm
Altura: 1.250 mm (máxima)
Entre-eixos: 2.373 mm
Bitola dianteira: 1.565 mm (camber 3,5 graus)
Bitola traseira: 1.620 mm (camber 3,0 graus)
Tanque de combustível: 100 litros, com célula de segurança e sistema de reabastecimento rápido
Produção prevista para 2007: 35 unidades

SV

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