Pirelli F1 – Preview Grande Prêmio da Itália
sexta-feira, 2 de setembro de 2016 às 8:00Finalmente chegou: a etapa doméstica da Pirelli é realizada no circuito mais rápido de todos, Monza, o “templo da velocidade”. Atualmente, a velocidade nas curvas não é tão excessiva, então tudo se resume ao que é alcançado nas retas, onde os carros podem chegar perto dos 360 km/h. Isso só acontece na Itália, graças a configuração de baixo-arrasto específica para esta corrida. A Pirelli escolheu os compostos médio, macio e, pela primeira vez neste circuito, os supermacios. Essa seleção é usada pela quarta vez consecutiva na temporada. Em termos de atmosfera, o Parco Reale di Monza continua único: um local histórico usado continuamente na Fórmula 1 desde 1950 (com apenas uma exceção), que inspira não apenas os fãs, mas, também, os pilotos.
O CIRCUITO DO PONTO DE VISTA DO PNEU:
Enquanto as velocidades são altas nas retas, nas curvas acabam sendo consideravelmente baixas, minimizando o consumo dos pneus.
Isso significa que algumas equipes podem tentar uma estratégia de apenas uma parada.
Grandes forças longitudinais atuam nos pneus, especialmente nas freadas e saídas das duas chicanes.
Os pilotos tendem a atacar de forma dura as famosas zebras de Monza, o que testa ainda mais a estrutura dos pneus.
A Parabolica e a Curva Grande são, particularmente, desafiadoras, já que são duas curvas longas, que colocam muita energia nos pneus.
A baixa pressão aerodinâmica nos carros significa que as freadas e acelerações são mais complicadas: os pilotos devem evitar patinar.
OS TRÊS COMPOSTOS INDICADOS:
Branco médio: um conjunto mandatório, que deverá ser importante para a corrida caso uma estratégia de apenas uma parada nos boxes seja adotada.
Amarelo macio: outro jogo mandatório, pode ser usado em estratégias de duas paradas.
Vermelho supermacio: obrigatório no classificatório, deve ser o composto inicial da corrida para a maior parte dos dez primeiros colocados no grid de largada.
COMO FOI NO ANO PASSADO:
Lewis Hamilton dominou o fim de semana com um grand slam. Ele usou a estratégia de apenas uma parada, começando com o pneu macio e mudou para o médio na volta 26 (de 53). Todos os pilotos do top-10 pararam apenas uma vez.
Melhor estratégia alternativa: Daniel Ricciardo foi o piloto mais bem colocado que iniciou a corrida com pneus médios e, depois, mudou para o macio, saindo da 19ª colocação para chegar em oitavo.
PAUL HEMBERY, DIRETOR DE MOTORSPORT DA PIRELLI: “Com Monza vindo logo na sequência de Spa, são dois circuitos épicos em um espaço de apenas uma semana. Para qualquer organização na Fórmula 1, a sua corrida doméstica é sempre a mais especial do ano. Será um fim de semana de muito trabalho para todos nós. Com o pneu supermacio vindo para Monza pela primeira vez, poderemos ver novos recordes de velocidade máxima, especialmente no treino classificatório. No ano passado, a maior parte dos competidores optaram por uma estratégia de um pit stop, mas a chegada do supermacio pode fazer com que opções de várias paradas fiquem mais atraentes desta vez”.
O QUE É NOVO?
Não há mudanças para Monza, porém algumas bem extensas estão planejadas para 2017, com uma nova primeira curva passando a Curva Grande. Desta forma, a etapa deste ano será a última neste traçado mais clássico.
Depois de Monza, a série de testes dos pneus 2017 da Pirelli usando carros adaptados vai continuar em Barcelona, na Espanha, nos dias seis e sete de setembro, com a Ferrari. A programação segue em Paul Ricard, na França, entre os dias seis e oito de setembro, com a Mercedes.
Como foi o caso na Bélgica, a Pirelli irá fornecer alguns pneus protótipos (sem marcas coloridas) para os treinos livres de sexta-feira. Eles foram desenhados para resistir melhor a impactos múltiplos ou danos causados por corpos externos.
OUTRAS COISAS QUE CHAMARAM NOSSA ATENÇÃO RECENTEMENTE
Seis duplas de companheiros de equipe da Fórmula 1 escolheram pneus diferentes entre si para a etapa de Monza.
Pneus Pirelli P Zero exclusivos podem ser vistos na nova Lamborghini Centenario, que será revelada ao público no Salon Privé no Reino Unido, durante o mesmo fim de semana da corrida em Monza.
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