Pirelli F1 – Preview Grande Prêmio da Itália

sexta-feira, 2 de setembro de 2016 às 8:00

f1-pirelli-italia-700

Finalmente chegou: a etapa doméstica da Pirelli é realizada no circuito mais rápido de todos, Monza, o “templo da velocidade”. Atualmente, a velocidade nas curvas não é tão excessiva, então tudo se resume ao que é alcançado nas retas, onde os carros podem chegar perto dos 360 km/h. Isso só acontece na Itália, graças a configuração de baixo-arrasto específica para esta corrida. A Pirelli escolheu os compostos médio, macio e, pela primeira vez neste circuito, os supermacios. Essa seleção é usada pela quarta vez consecutiva na temporada. Em termos de atmosfera, o Parco Reale di Monza continua único: um local histórico usado continuamente na Fórmula 1 desde 1950 (com apenas uma exceção), que inspira não apenas os fãs, mas, também, os pilotos.

O CIRCUITO DO PONTO DE VISTA DO PNEU:

 Enquanto as velocidades são altas nas retas, nas curvas acabam sendo consideravelmente baixas, minimizando o consumo dos pneus.

Isso significa que algumas equipes podem tentar uma estratégia de apenas uma parada.

Grandes forças longitudinais atuam nos pneus, especialmente nas freadas e saídas das duas chicanes.

Os pilotos tendem a atacar de forma dura as famosas zebras de Monza, o que testa ainda mais a estrutura dos pneus.

A Parabolica e a Curva Grande são, particularmente, desafiadoras, já que são duas curvas longas, que colocam muita energia nos pneus.

A baixa pressão aerodinâmica nos carros significa que as freadas e acelerações são mais complicadas: os pilotos devem evitar patinar.

OS TRÊS COMPOSTOS INDICADOS: 

Branco médio: um conjunto mandatório, que deverá ser importante para a corrida caso uma estratégia de apenas uma parada nos boxes seja adotada.

Amarelo macio: outro jogo mandatório, pode ser usado em estratégias de duas paradas.

Vermelho supermacio: obrigatório no classificatório, deve ser o composto inicial da corrida para a maior parte dos dez primeiros colocados no grid de largada. 

COMO FOI NO ANO PASSADO:

Lewis Hamilton dominou o fim de semana com um grand slam. Ele usou a estratégia de apenas uma parada, começando com o pneu macio e mudou para o médio na volta 26 (de 53). Todos os pilotos do top-10 pararam apenas uma vez.

Melhor estratégia alternativa: Daniel Ricciardo foi o piloto mais bem colocado que iniciou a corrida com pneus médios e, depois, mudou para o macio, saindo da 19ª colocação para chegar em oitavo.

PAUL HEMBERY, DIRETOR DE MOTORSPORT DA PIRELLI: “Com Monza vindo logo na sequência de Spa, são dois circuitos épicos em um espaço de apenas uma semana. Para qualquer organização na Fórmula 1, a sua corrida doméstica é sempre a mais especial do ano. Será um fim de semana de muito trabalho para todos nós. Com o pneu supermacio vindo para Monza pela primeira vez, poderemos ver novos recordes de velocidade máxima, especialmente no treino classificatório. No ano passado, a maior parte dos competidores optaram por uma estratégia de um pit stop, mas a chegada do supermacio pode fazer com que opções de várias paradas fiquem mais atraentes desta vez”.

O QUE É NOVO?

Não há mudanças para Monza, porém algumas bem extensas estão planejadas para 2017, com uma nova primeira curva passando a Curva Grande. Desta forma, a etapa deste ano será a última neste traçado mais clássico.

Depois de Monza, a série de testes dos pneus 2017 da Pirelli usando carros adaptados vai continuar em Barcelona, na Espanha, nos dias seis e sete de setembro, com a Ferrari. A programação segue em Paul Ricard, na França, entre os dias seis e oito de setembro, com a Mercedes.

Como foi o caso na Bélgica, a Pirelli irá fornecer alguns pneus protótipos (sem marcas coloridas) para os treinos livres de sexta-feira. Eles foram desenhados para resistir melhor a impactos múltiplos ou danos causados por corpos externos.

OUTRAS COISAS QUE CHAMARAM NOSSA ATENÇÃO RECENTEMENTE

Seis duplas de companheiros de equipe da Fórmula 1 escolheram pneus diferentes entre si para a etapa de Monza.

Pneus Pirelli P Zero exclusivos podem ser vistos na nova Lamborghini Centenario, que será revelada ao público no Salon Privé no Reino Unido, durante o mesmo fim de semana da corrida em Monza.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.