Piloto da Semana: Sebastian Vettel – GP da Malásia – 01/04/2015

quarta-feira, 1 de abril de 2015 às 12:53
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Vettel comemora na Malásia 2015

Nome: Sebastian Vettel. Nascimento: 3 de julho de 1987, em Heppenheim (Alemanha). Equipe: Ferrari (Fórmula 1). Títulos: Campeão no Kartclub Kerpen-Manheim (1998); Campeão no ICA Junior de Kart, no campeonato alemão de kart jr., e no Monaco Kart Cup (2001); Campeão Alemão de Fórmula BMW (2004); Tetracampeão Mundial de F1 (2010, 2011, 2012 e 2013).

Um resultado surpreendente marcou a segunda etapa da Fórmula 1 em 2015, em Sepang. As favoritas Mercedes ficaram para trás, e a vitória ficou com a Ferrari de Sebastian Vettel, que firmaram “casamento” neste ano.

Tanto equipe como piloto não venciam desde 2013. De fato, foi um triunfo estratégico: a Ferrari fez dois pits stops contra três dos rivais, já que não entrou na quinta volta, aproveitando a presença do Safety Car acionado pela rodada da Sauber de Marcus Ericsson. Assumia ali a liderança pela primeira vez e na maior parte da prova.

Lewis Hamilton largou na pole position e parecia que seguiria para uma vitória sossegada. O atual campeão manteve a liderança após a largada, seguido por Vettel e Nico Rosberg. Chegou a recuperar a ponta por algumas voltas, em alguns momentos diminuía a diferença para Vettel, mas acabou mesmo em segundo.

As paradas de Hamilton foram na quinta, 25º e 39ª das 56 voltas, colocando respectivamente pneus duros, médios e duros novamente. Nesta última ele esbravejou com a Mercedes via rádio, já que esperava calçar compostos médios nas voltas finais para tentar alcançar a Ferrari.

Vettel parou na 18ª e na 38ª volta, sendo que apenas na última colocou pneus duros. Somente até a quinta e entre a 18ª e a 25ª volta perdeu a liderança para Hamilton, que por outro lado ainda lidera o campeonato, três pontos na frente da Ferrari.

A outra Mercedes esteve longe da briga pela vitória. Nico Rosberg completou o pódio em terceiro, tendo feito também três pit stops, na quinta, 27ª e 42 volta: colocou pneus duros nas duas primeiras e médios na última.

Mostrando o ótimo momento da Ferrari, Kimi Raikkonen chegou na quarta posição. O finlandês teve um pneu furado após um toque com Felipe Nasr (Sauber) na primeira volta, perdeu muito tempo, mas foi favorecido com a intervenção do Safety Car e voltou para a briga, galgando posições na pista e nos boxes.

O primeiro contato de Sebastian Vettel com um carro de Fórmula 1 foi em 2005, em um teste com a Williams-BMW. Foi efetivado pela BMW como piloto oficial de testes em meados de 2006, em substituição a Robert Kubica, que assumiu como titular. Ao participar do treino livre no GP da Turquia, Vettel se tornou, aos 19 anos e 53 dias de idade, o piloto mais jovem a participar de um evento de Fórmula 1.

Seguiu na função de piloto reserva em 2007, e teve a chance de participar de uma prova no GP dos Estados Unidos, em substituição ao polonês, que sofreu um forte acidente no GP do Canadá. Fez uma corrida cautelosa, largou em sétimo e chegou na oitava posição, marcando um ponto.

A chance como titular chegou antes do GP da Hungria, quando Scott Speed deixou a Toro Rosso. A equipe italiana, de olho nas habilidades de Vettel, negociou com a BMW e contratou o jovem alemão, não apenas para o final da atual temporada como também para 2008. Após um início cauteloso, Vettel mostrou grande habilidade nas corridas asiáticas: liderou o GP do Japão (Fuji) e estava em terceiro, debaixo de muita chuva, quando bateu em Mark Webber (Red Bull); e na China, largou em 17ª e terminou em quarto, atrás das dominadoras Ferrari e McLaren.

Em 2008, Vettel deu uma guinada em sua carreira e chamou a atenção de todos no “circo” ao vencer de forma incontestável o GP da Itália, em Monza, disputado sob forte chuva. O alemão largou na pole position e liderou de ponta a ponta, superando grandes nomes da categoria e carros muito melhores do que o seu Toro Rosso-Ferrari. Somou 35 pontos no campeonato. Foi também quarto colocado no Brasil, quinto em Mônaco, Bélgica e Cingapura, sexto em Valência e no Japão, oitavo no Canadá e na Alemanha.

Em 2009, pela bem-acertada Red Bull Racing, Vettel comprovou as suas qualidades de grande piloto ao brigar constantemente por vitórias e até pelo título, sendo vice-campeão com 84 pontos. Além da vitória no encerramento da temporada em Abu Dhabi, também faturou as etapas da China, da Inglaterra e do Japão. Foi segundo colocado no Bahrain e na Alemanha, terceiro na Turquia (onde também foi pole) e na Bélgica, quarto na Espanha, em Cingapura e no Brasil, oitavo na Itália.

Em 2010, a consagração máxima. O jovem alemão provou ser o piloto mais rápido do grid, com dez poles em 19 etapas disputadas. No entanto, uma série de azares com quebras e acidentes fizeram com que Vettel vencesse apenas cinco GPs (Malásia, Europa, Japão, Brasil e Abu Dhabi) e entrasse em desvantagem na luta pelo título na última etapa da temporada. Mesmo assim, ele conseguiu.

Em 2011, história foi similar. Mas apenas em seu final, porque o caminho até a conquista foi extremamente fácil, com o bicampeonato sendo selado no Japão com quatro GPs de antecedência. Foram 15 poles em 19 corridas, 11 vitórias (Austrália, Malásia, Turquia, Espanha, Mônaco, Europa, Bélgica, Itália, Cingapura, Coréia e India), quatro segundos (China, Canadá, Hungria e Brasil), um terceiro (Japão) e um quarto lugar (Alemanha). Campanha impecável!

Em 2012, foi mais difícil. Um campeonato equilibrado e com muitos problemas mecânicos, Vettel havia vencido apenas uma das 13 primeiras etapas, no Bahrain. No entanto, a partir de Cingapura, o alemão e a Red Bull foram avassaladores: venceram em Cingapura, Japão, Coréia, Índia e Estados Unidos, mais um terceiro lugar am Abu Dhabi (onde largou dos boxes), e o tricampeonato garantido na última etapa em Interlagos com um sexto lugar em pista molhada!

Em 2013, o caminho voltou a se facilitar, principalmente em sua segunda metade. Em 2013, foram 13 vitórias (Malásia, Bahrain, Canadá, Alemanha, Bélgica, Itália, Cingapura, Coréia, Japão, Índia, Abu Dhabi, Estados Unidos e Brasil) em 19 etapas, nove pole positions, um segundo, dois terceiros e dois quartos lugares, garantindo o tetra com três etapas de antecipação, igualando os feitos de Juan Manuel Fangio e Michael Schumacher, os únicos com quatro títulos consecutivos. Isso aos 26 anos de idade!

Em 2014, Vettel não teve um grande ano, passando em branco na Red Bull, assistindo de camarote ao domínio das Mercedes e vendo seu companheiro Daniel Ricciardo vencer três corridas. Agora, ele realiza um sonho de criança ao acertar com a lendária Ferrari, vencendo já em sua segunda corrida após obter um terceiro lugar na primeira. O que virá mais por aí? Por isso, ele é o Piloto da Semana do Autoracing.

Sebastian Vettel (F1) obteve a vitória entre os internautas com 47% dos votos. Valentino Rossi (Moto GP) ficou na segunda posição com 33% dos votos.

Texto: Eduardo Behling 

EB - www.autoracing.com.br

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