Piloto da Semana: MotoGP – Etapa da Inglaterra – 07/09/2016

quarta-feira, 7 de setembro de 2016 às 16:36
Maverick Viñales

Maverick Viñales

Nome: Maverick Viñales Ruiz. Nascimento: 12 de janeiro de 1995, em Figueres (Espanha). Equipe: Suzuki MotoGP (MotoGP). Título: Campeão da Moto3 (2013).

Maverick Viñales obteve neste domingo de forma dominante a sua primeira vitória na MotoGP: foi também o primeiro triunfo da Suzuki em nove anos. A corrida foi marcada por um forte acidente na primeira volta envolvendo Pol Espargaró e Loris Baz.

Os dois pilotos receberam atendimento médico após colidirem na curva 2 de Silverstone. Apesar do susto, ambos os pilotos estão conscientes e foram levados ao hospital para tratamento adequado.

Com a corrida encurtada em uma volta, Viñales era terceiro nos metros iniciais, mas ainda na primeira volta deixou para trás Valentino Rossi (Yamaha) e Cal Crutchlow (LCR Honda). Depois tocou com tranquilidade até a bandeirada, enquanto a briga atrás dele pegava fogo, com várias alternâncias.

Andrea Iannone passou de sexto para segundo entre a 10ª e a 13ª volta, passando respectivamente Dani Pedrosa (Honda), Marc Márquez (Honda), Crutchlow e Rossi. Mas caiu sozinho na 14ª.

Quem chegou em segundo foi Crutchlow, piloto da casa e pole position, que chegou a ser passado por Márquez e Rossi mas recuperou as posições. Os dois rivais duelaram de forma acirrada e se passaram mutuamente em várias oportunidades, mas o piloto da Honda cometeu um erro na penúltima volta e caiu para quinto.

Rossi cruzou em terceiro. Márquez ultrapassou Pedrosa na última volta e foi quarto. Jorge Lorenzo (Yamaha) fez uma corrida discreta e chegou em oitavo.

É uma sensação incrível, pela qual lutei por todo o tempo para se tornar realidade… você sabe que tem uma corrida como aquela em que todo o tempo consegue manter a diferença… os tempos de volta foram muito bons. A equipe tem trabalhado muito e sou muito grato a eles. Eu vim com o pensamento para o fim de semana de que eu poderia vencer, porque eu sempre fui ótimo em Silverstone, e minha moto estava em um muito bom nível”, falou Viñales.

“Nós fizemos muitas voltas com o pneu duro e funcionou bem. Para nós o reinício foi difícil, porque muita gente colocou um novo pneu, mas mantivemos o mesmo. A chave estava ontem na chuva, porque eles me deram uma moto capaz de estar na primeira fila. Hoje, nós fizemos isso. É um sonho e eu espero que eu possa dar a Suzuki mais coisas assim!”, completou o piloto da Suzuki.

Maverick Viñales foi campeão da Moto3 em 2013, e no ano seguinte foi terceiro colocado na Moto2. Estreou na MotoGP em 2015, já pela Suzuki, terminando o campeonato em 12º. Neste ano já é presença mais assídua na briga pela frente, tendo obtido seu primeiro pódio na França e vencendo de forma acachapante na Inglaterra. Com o bom desempenho, já assinou com a Yamaha para as duas próximas temporadas. Por isso, ele é o Piloto da Semana do Autoracing!

Maverick Viñales (MotoGP) obteve a vitória entre os internautas com 29% dos votos. Scott Dixon (F-Indy) ficou na segunda posição com 17% dos votos.

Texto: Eduardo Behling – www.autoracing.com.br

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.