Piloto da Semana: Moto GP – Etapa de Valencia – 11/11/2015

Valentino Rossi

Nome: Valentino Rossi. Nascimento: 16 de fevereiro de 1979, em Urbino, Itália. Equipe: Yamaha Factory Racing (Moto GP). Títulos: Nove vezes campeão no Mundial de Motovelocidade; 125cc (1997), 250cc (1999), 500cc (2001), Moto GP (2002, 2003, 2004, 2005, 2008 e 2009).

Jorge Lorenzo foi campeão pela terceira vez da Moto GP neste domingo, no circuito Ricardo Tormo, em Valencia, Espanha. Ele “roubou” o título na última etapa de seu companheiro de Yamaha, Valentino Rossi, que liderou a maior parte do campeonato.

O italiano chegou à Valencia sete pontos na frente do espanhol, mas uma punição por ter derrubado Marc Márquez (Honda) na Malásia o fez largar no final do grid. Como era de se esperar, Rossi fez uma ótima corrida de recuperação: ganhou cinco posições na primeira curva e ao final da primeira volta era 15º colocado.

Após duas voltas, o nove vezes campeão do mundo era 12º, e na terceira nono, devido à queda do quarto colocado Andrea Iannone (Ducati). Com um terço de corrida, Rossi já era sexto, em seguida ultrapassou Aleix Espargaró (Suzuki) e Andrea Dovizioso (Ducati), este na 13ª de 30 voltas.

Mas, a partir daí, Rossi não conseguiu fazer mais nada, já que os três primeiros escaparam muito na frente. Conseguiu um quarto lugar que o colocou cinco pontos atrás de Lorenzo, que largou na pole position e liderou de ponta a ponta.

Mas o espanhol da Yamaha não teve vida fácil, tendo sido pressionado pelas Hondas nas voltas finais. Dani Pedrosa chegou a estar na frente de Márquez nas curvas iniciais, mas o jovem bicampeão deu o troco e sempre foi o mais próximo perseguidor de Lorenzo, a quem esteve quase sempre colado.

Pedrosa, que vinha mais atrás, recuperou terreno e ultrapassou Márquez na penúltima volta, mas recebeu novamente o troco. Tal briga favoreceu Lorenzo, que fugiu mais na frente, deixando Márquez em segundo, Pedrosa em terceiro e Rossi em quarto.

As primeiras cinco voltas do GP da Comunidade Valenciana foram das melhores da carreira de Rossi, que recuperou muitas posições ao longo do pelotão. Ele acabou terminando num muito respeitável quarto posto, mas tal não foi suficiente para o título. Mas ele não se contentou com a forma como a coisa transcorreu.

“Construímos este campeonato desde a primeira corrida e no final foi uma grande temporada. Estive sempre competitivo, nunca cometi erros. Creio que depois de Motegi tinha potencial para vencer o campeonato, mas infelizmente a partir de Phillip Island algo mudou e nestas últimas três corridas assistimos a algo que nunca antes tínhamos visto no nosso esporte”, comentou o italiano.

“Creio que a situação já era ruim, mas hoje foi vergonhoso para todos porque foi inacreditável; o comportamento do (Marc) Márquez é muito ruim por tudo, em particular pelo esporte. É algo que ninguém esperava porque um piloto Honda acabou fazendo um piloto Yamaha ganhar e deu tudo o que tinha para afastar o seu próprio colega de equipe (Dani Pedrosa); é algo que ninguém esperava e penso que são muito más notícias. De todas as formas, é assim mesmo, temos que aceitar”, resignou-se.

“Estou contente porque agora todos viram o que eu disse na Austrália e não compreendo o comportamento do Márquez, mas sinceramente, para mim, é muito difícil dizer-lhe o que quer seja porque espero que no futuro, ao longo da sua carreira, compreenda o que fez nestas últimas três corridas”, disparou Rossi.

“As Hondas estavam mais rápidas. Sabemos que na segunda parte da corrida as Hondas têm melhor potencial, mas o Márquez limitou-se a proteger o Lorenzo, como fez em Phillip Island e também em Sepang. No final creio que o Lorenzo não pode ficar contente, não é um campeonato ganho na pista. Seja como for, é passado”, concluiu o Piloto da Semana do Autoracing.

Valentino Rossi (Moto GP) obteve a vitória entre os internautas com 64% dos votos. Jorge Lorenzo (Moto GP) ficou na segunda posição com 14% dos votos.

Texto: Eduardo Behling

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.