Piloto da Semana: Hélio Castroneves – GP de Detroit – 04/06/2014

quarta-feira, 4 de junho de 2014 às 16:17

Hélio Castroneves

Nome: Hélio Castroneves. Nascimento: 10 de maio de 1975, em Ribeirão Preto, São Paulo (Brasil). Equipe: Team Penske (Formula Indy). Títulos: Campeão Brasileiro de Kart (1989); Três vezes vencedor das 500 Milhas de Indianápolis (2001, 2002 e 2009).

Uma vitória, uma pole position, 87 pontos acumulados – dos 108 possíveis – e a conquista da vice-liderança do Verizon IndyCar Series. Esse foi o saldo para Helio Castroneves da rodada dupla, válida pelas etapas seis e sete, disputada no final de semana em Detroit, no estado norte-americano de Michigan. Foi a primeira vitória do piloto do Team Penske na temporada, a 29ª de sua carreira na Indy.

A vitória do domingo veio em um importante momento do campeonato, uma vez que já estivera muito próximo da conquista nas corridas mais recentes. Além de dois 3º lugares (St. Petersburg e Indianapolis Grand Prix), Castroneves foi 2º em Indianapolis, há 0s0600 do vencedor Ryan Hunter-Reay, e liderou 30 das 70 voltas que formaram a corrida do sábado (foi o pole e chegou em 5º).

Se no sábado ele dominou praticamente toda a primeira metade da corrida, perdendo terreno na fase final por causa da estratégia de duas paradas, no domingo o caminho foi outro. Assumiu logo de início a 2ª colocação, depois de largar em 3º, e colocou em prática uma estratégia de três paradas já na 11ª volta. Já era o líder ao parar na volta 34 e no último pit (46ª volta) havia solidificado uma segura vantagem, o que lhe permitiu voltar ainda em 1º, colocação que manteve até a bandeirada, apesas das investidas do teammate Will Power.

“Vou ser honesto com vocês, essa passagem por Detroit foi demais. Desde o início o meu Hitachi Team Penske Chevrolet #3 estava muito competitivo. No sábado a vitória escapou, mas hoje não ia deixar escapar de jeito nenhum”, disse Castroneves, que comemorou ao seu estilo tradicional, no alambrado, mas dessa vez acompanhado pelos membros da equipe. “Quero demais ser campeão esse ano e essa vitória foi um passo e tanto para isso”, concluiu.

Castroneves estreou na antiga CART em 1998, após ser vice-campeão na Indy Lights no ano anterior, correndo pela equipe Bettenhausen. Passou para a Hogan em 1999, e desde o ano 2000 está na Penske, a equipe mais tradicional do automobilismo norte-americano. A primeira de suas 28 vitórias aconteceu em Detroit, em 2000. Pela CART venceu seis vezes entre os anos de 2000 e 2001.

Seu primeiro triunfo nas 500 Milhas de Indianápolis se deu em 2001. No ano seguinte, a Penske e seus pilotos foram de mala e cuia para a Indy Racing League, então categoria rival da CART na época da “desunião” da Indy, que acabou em 2008. Faturou mais duas vezes a mais famosa prova do automobilismo mundial, em 2002 e 2009, algo até mais importante do que vencer os campeonatos nos Estados Unidos.

Hélio sempre foi um piloto de ponta na Formula Indy: disputou títulos, foi vice-campeão em três oportunidades (2002, 2008 e 2013). Só está faltando o título. Quem sabe ele não chega em 2014? Já está na vice-liderança do campeonato, que se encaminha para a sua metade. Por isso, ele é o Piloto da Semana do Autoracing!

Hélio Castroneves (Indy) obteve a vitória entre os internautas com 44% dos votos. Marc Márquez (Moto GP) ficou na segunda posição com 22% dos votos.

Texto: Eduardo Behling

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.