Piloto da Semana: GP da Rússia – 04/05/2016

Nico Rosberg

Nico Rosberg

Nome: Nico Erik Rosberg. Nascimento: 27 de junho de 1985, em Wiesbaden, Alemanha. Equipe: Mercedes GP (Fórmula 1). Títulos: Campeão da Fórmula BMW Alemã (2002); Campeão da GP2 (2005).

Nico Rosberg dominou o GP da Rússia para conquistar sua quarta vitória em quatro corridas da Fórmula 1 em 2016.

Mas o drama foi proporcionado pela recuperação do companheiro de equipe Lewis Hamilton do 10º lugar no grid para a segunda posição e seu susto com a pressão de água no meio da prova, que o obrigou a tirar o pé quando estava se aproximando de Rosberg.

Hamilton foi beneficiado pela batida de Sebastian Vettel, da Ferrari, na primeira volta, após dois incidentes separados com Daniil Kvyat (Red Bull).

Vettel estava tentando passar Daniel Ricciardo por dentro na curva 2 na disputa pelo quinto lugar, com Sergio Perez na linha externa. O alemão parecia ter completado a manobra, mas Kvyat tocou na traseira da Ferrari e a jogou contra Ricciardo, que por sua vez atingiu Perez e provocou um furo do pneu traseiro direito da Force India.

Logo depois, Vettel foi novamente atingido por Kvyat na veloz curva 3, batendo no muro e abandonando a corrida. Kvyat e Ricciardo tiveram de trocar o bico, mas o russo recebeu uma punição de 10 segundos por causar duas colisões.

O safety car entrou para a limpeza dos destroços da Ferrari e das consequências de um incidente separado no qual Esteban Gutierrez atingiu Nico Hulkenberg.

Com Rosberg na liderança, Hamilton estava em quinto e subiu para quarto na relargada quando passou Felipe Massa na curva 2. Hamilton então mergulhou por dentro do terceiro colocado Kimi Raikkonen na entrada da curva 4 na sétima volta, depois que o finlandês saiu lento da curva anterior enquanto pressionava Valtteri Bottas.

Bottas conseguiu segurar Hamilton quando parou na volta 16, com o britânico voltando logo atrás após sua parada na passagem seguinte. Mas duas voltas depois, o campeão fez uma ultrapassagem por dentro na curva 2, mesmo com Bottas usando o DRS graças à presença de Fernando Alonso – que ainda não havia parado – à sua frente.

Com pista limpa, Hamilton se aproximou de Rosberg, reduzindo a diferença para 7.5s após dois terços da distância antes de ser informado sobre o problema na pressão de água que o forçou a tirar o pé. A vantagem rapidamente subiu para pouco mais de 13s, com Rosberg eventualmente cruzando a linha 25s à frente.

Nico Rosberg começou sua carreira no kart em 1996, aos 10 anos de idade. Anos depois, atuou ao lado daquele que hoje é o seu maior rival na Fórmula 1: Lewis Hamilton. Já nos monopostos, foi campeão da F-BMW Alemã em 2002, atuou de Fórmula 3 entre 2003 e 2004, e foi o primeiro campeão da história da GP2 em 2005.

A estreia na F1 foi no ano seguinte, pela Williams, na qual fez a volta mais rápida em sua primeira corrida, no Bahrain. Com as limitações de equipamento, não conseguiu mais do que pódios ocasionais até 2009, dois em 2008. Foi respectivamente 17º, 9º, 13º e 7º nos campeonatos.

Em 2010 foi para a nova equipe Mercedes, ao lado da lenda Michael Schumacher, que retornava depois de três anos parado. Sempre foi mais rápido do que o compatriota e obteve a primeira pole position e vitória dele e da equipe em 2012, no GP da China.  No ano seguinte, passou a ter Hamilton como companheiro, vencendo dois GPs e obtendo três poles. Até então, foram mais dois sétimos e um nono lugar nos campeonatos.

Desde 2014 a Mercedes é dominante e a briga pelas vitórias e pelo título é interna. No primeiro, o alemão faturou cinco provas (Austrália, Mônaco, Áustria, Alemanha e Brasil) e 11 poles, ficando com o vice-campeonato após disputa ferrenha com Hamilton até a última etapa. Em 2015 o título foi definido em favor do inglês com três corridas de antecedência, mas Rosberg terminou com tudo, com seis vitórias, sendo que as três últimas (Espanha, Mônaco, Áustria, México, Brasil e Abu Dhabi) e sete poles. Neste ano ele está abusando: quatro vitórias em quatro provas, liderança absoluta do campeonato. Por isso, ele é o Piloto da Semana do Autoracing.

Nico Rosberg (F1) obteve a vitória entre os internautas com 26% dos votos. Lewis Hamilton (F1) ficou na segunda posição com 22% dos votos.

Texto: Eduardo Behling e Leandro Schmidt

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.