Piloto da Semana: GP da Austrália – 30/03/2017

quinta-feira, 30 de março de 2017 às 14:15
Sebastian Vettel

Sebastian Vettel

Nome: Sebastian Vettel. Nascimento: 3 de julho de 1987, em Heppenheim (Alemanha). Equipe: Ferrari (Fórmula 1). Títulos: Campeão no Kartclub Kerpen-Manheim (1998); Campeão no ICA Junior de Kart, no campeonato alemão de kart jr., e no Monaco Kart Cup (2001); Campeão Alemão de Fórmula BMW (2004); Tetracampeão Mundial de F1 (2010, 2011, 2012 e 2013).

Assim como o Autoracing vem insistindo desde os testes de pré-temporada que a Ferrari era a favorita para vencer o GP da Austrália, Sebastian Vettel confirmou nossa previsão e venceu até com certa facilidade o GP inaugural da temporada de 2017.

Vettel acabou com o jejum de vitórias da Ferrari desde 2015 logo na primeira corrida da temporada de 2017.

Lewis Hamilton liderou os estágios iniciais da corrida, mas Vettel avançou quando o piloto da Mercedes fez uma parada precoce e depois ficou preso atrás do Red Bull de Max Verstappen.

Vettel voltou à pista antes de os dois seguirem o seu único pitstop, foi abrindo vantagem e venceu por quase dez segundos.

Hamilton, com pneus mais velhos, foi seguido de perto pelo companheiro de equipe Valtteri Bottas, principalmente nas últimas voltas, mas seu segundo lugar nunca esteve sob ameaça.

O primeiro contato de Sebastian Vettel com um carro de Fórmula 1 foi em 2005, em um teste com a Williams-BMW. Foi efetivado pela BMW como piloto oficial de testes em meados de 2006, em substituição a Robert Kubica, que assumiu como titular. Ao participar do treino livre no GP da Turquia, Vettel se tornou, aos 19 anos e 53 dias de idade, o piloto mais jovem a participar de um evento de Fórmula 1.

Seguiu na função de piloto reserva em 2007, e teve a chance de participar de uma prova no GP dos Estados Unidos, em substituição ao polonês, que sofreu um forte acidente no GP do Canadá. Fez uma corrida cautelosa, largou em sétimo e chegou na oitava posição, marcando um ponto.

A chance como titular chegou antes do GP da Hungria, quando Scott Speed deixou a Toro Rosso. A equipe italiana, de olho nas habilidades de Vettel, negociou com a BMW e contratou o jovem alemão, não apenas para o final da atual temporada como também para 2008. Após um início cauteloso, Vettel mostrou grande habilidade nas corridas asiáticas: liderou o GP do Japão (Fuji) e estava em terceiro, debaixo de muita chuva, quando bateu em Mark Webber (Red Bull); e na China, largou em 17ª e terminou em quarto, atrás das dominadoras Ferrari e McLaren.

Em 2008, Vettel deu uma guinada em sua carreira e chamou a atenção de todos no “circo” ao vencer de forma incontestável o GP da Itália, em Monza, disputado sob forte chuva. O alemão largou na pole position e liderou de ponta a ponta, superando grandes nomes da categoria e carros muito melhores do que o seu Toro Rosso-Ferrari. Somou 35 pontos no campeonato. Foi também quarto colocado no Brasil, quinto em Mônaco, Bélgica e Cingapura, sexto em Valência e no Japão, oitavo no Canadá e na Alemanha.

Em 2009, pela bem-acertada Red Bull Racing, Vettel comprovou as suas qualidades de grande piloto ao brigar constantemente por vitórias e até pelo título, sendo vice-campeão com 84 pontos. Além da vitória no encerramento da temporada em Abu Dhabi, também faturou as etapas da China, da Inglaterra e do Japão. Foi segundo colocado no Bahrain e na Alemanha, terceiro na Turquia (onde também foi pole) e na Bélgica, quarto na Espanha, em Cingapura e no Brasil, oitavo na Itália.

Em 2010, a consagração máxima. O jovem alemão provou ser o piloto mais rápido do grid, com dez poles em 19 etapas disputadas. No entanto, uma série de azares com quebras e acidentes fizeram com que Vettel vencesse apenas cinco GPs (Malásia, Europa, Japão, Brasil e Abu Dhabi) e entrasse em desvantagem na luta pelo título na última etapa da temporada. Mesmo assim, ele conseguiu.

Em 2011, história foi similar. Mas apenas em seu final, porque o caminho até a conquista foi extremamente fácil, com o bicampeonato sendo selado no Japão com quatro GPs de antecedência. Foram 15 poles em 19 corridas, 11 vitórias (Austrália, Malásia, Turquia, Espanha, Mônaco, Europa, Bélgica, Itália, Cingapura, Coréia e India), quatro segundos (China, Canadá, Hungria e Brasil), um terceiro (Japão) e um quarto lugar (Alemanha). Campanha impecável!

Em 2012, foi mais difícil. Um campeonato equilibrado e com muitos problemas mecânicos, Vettel havia vencido apenas uma das 13 primeiras etapas, no Bahrain. No entanto, a partir de Cingapura, o alemão e a Red Bull foram avassaladores: venceram em Cingapura, Japão, Coréia, Índia e Estados Unidos, mais um terceiro lugar am Abu Dhabi (onde largou dos boxes), e o tricampeonato garantido na última etapa em Interlagos com um sexto lugar em pista molhada!

Em 2013, o caminho voltou a se facilitar, principalmente em sua segunda metade. Em 2013, foram 13 vitórias (Malásia, Bahrain, Canadá, Alemanha, Bélgica, Itália, Cingapura, Coréia, Japão, Índia, Abu Dhabi, Estados Unidos e Brasil) em 19 etapas, nove pole positions, um segundo, dois terceiros e dois quartos lugares, garantindo o tetra com três etapas de antecipação, igualando os feitos de Juan Manuel Fangio e Michael Schumacher, os únicos com quatro títulos consecutivos. Isso aos 26 anos de idade!

Em 2014, Vettel não teve um grande ano, passando em branco na Red Bull, assistindo de camarote ao domínio das Mercedes e vendo seu companheiro Daniel Ricciardo vencer três corridas. Depois, ele realizou um sonho de criança ao acertar com a lendária Ferrari, vencendo já em sua segunda corrida na Malásia, e adicionando mais duas conquistas à coleção na Hungria e em Cingapura, tendo sido soberano em ambas!

O ano de 2016 também não foi de grande desempenho de Ferrari e Vettel, sem vitórias, mas 2017 começou com um triunfo na Austrália, após grande desempenho na pré-temporada. Será que este é o ano do fim de jejum de títulos do piloto alemão e da equipe italiana? Capacidade não falta. Por isso, ele é o Piloto da Semana do Autoracing.

Sebastian Vettel (F1) obteve a vitória entre os internautas com 37% dos votos. Maverick Viñales (MotoGP) ficou na segunda posição com 30% dos votos.

Texto: Adauto Silva e Eduardo Behling

EB - www.autoracing.com.br

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