MotoGP – Depois de Sepang e Phillip Island, o último teste no Catar

Losail, Catar

Losail, Catar

O final do inverno europeu se aproxima e resta apenas um teste antes do início da nova temporada da MotoGP. Entre dois e quatro de março as equipes vão estar no Circuito Internacional de Losail, no Catar, para os últimos três dias de testes, no mesmo local onde em 20 de março será dada a largada para a primeira corrida do Mundial de 2016. Os testes de Sepang e em Phillip Island apresentaram uma série de surpresas, Catar promete não ser diferente.

Maverick Vinales foi o destaque, graças ao seu desempenho, em Phillip Island. O jovem e talentoso piloto continuou a sua ascensão meteórica ao obter o melhor tempo do período de testes. O Team Suzuki Ecstar pretende continuar trabalhando para extrair o máximo do novo motor em Losail, a fábrica e os pilotos também devem ter a oportunidade de testar a nova caixa de velocidades “Seamless” e esperam repetir os índices de confiabilidade obtidos na Austrália.

Com três pilotos entre os dez primeiros em Phillip Island, a Honda parece ter endereçado de modo adequado muitos dos seus problemas de motor. O teste do Catar vai permitir que a Repsol Honda Team evolua com o motor utilizado em Phillip Island, a equipe conseguiu progressos significativos e provavelmente já definiu que este desenvolvimento deve ser utilizado em 2016. O pacote eletrônico continua a ser o grande ponto de interrogação para todos os pilotos da Honda, enquanto Dani Pedrosa e Marc Márquez devem trabalhar também no desenvolvimento dos seus respectivos quadros.

Grande parte do trabalho da Yamaha em Sepang e Phillip Island foi relacionado com a definição de qual versão do quadro M1 será utilizado em 2016. Jorge Lorenzo e Valentino Rossi sentiram que houve uma evolução e provavelmente ambos devem iniciar a nova temporada com a mesma especificação.

O teste em Losail será a primeira oportunidade que Andrea Iannone e Andrea Dovizioso terão disponíveis as Ducati Desmosedici GP16. A equipe Octo Pramac Yakhnich terá duas máquinas GP15 para Scott Redding e Danilo Petrucci. Como Petrucci fraturou o seu segundo, terceiro e quarto metacarpos em Phillip Island, o italiano permanece em dúvida se vai participar dos testes depois de passar por uma cirurgia bem sucedida. A Ducati está satisfeita com pneus, motor, pacote de eletrônica e vai centrar os testes no chassis. A fábrica de Bolonha também pretende continuar trabalhando na caixa “Seamless”, agora com mudança contínua da quinta para a sexta marcha.

Entre 21 e 23 de fevereiro, Yamaha e Aprilia realizaram testes privados no Catar. Enquanto o pessoal da Yamaha trabalhava em sua agenda, Stefan Bradl e Álvaro Bautista tiveram o seu primeiro contato com a totalmente nova Aprilia RS-GP. Detalhes técnicos da moto estão sendo divulgados de forma homeopática, talvez este período de testes sirva para mostrar um pouco mais da real capacidade do equipamento.

Em Sepang a Michelin apresentou a forma, ou perfil, dos pneus para 2016, os resultados foram encorajadores e o bom desempenho foi confirmado na Austrália. Nos testes do Catar todos os pilotos vão ter disponíveis pneus com compostos desenvolvidos para a pista de Losail. O perfil dos novos pneus apresenta uma aderência lateral aperfeiçoada e mostrou boa performance nas curvas durante os testes.

Além de pneus, a eletrônica será, naturalmente, um foco para todas as equipes. A Magneti Marelli está ansiosa para ver o desempenho dos pilotos em simulações de uma corrida completa, a especificação da nova ECU não é adaptável e deve exigir muito mais trabalho dos pilotos, especialmente no final de uma corrida com a moto mais leve e os pneus desgastados. Lorenzo e Rossi já sentiram que os limites das novas regras são mais estreitos e devem exigir mais esforço físico e mais sensibilidade do piloto.

Os testes iniciam às 16:00 horas da quarta feira, dois de março. O horário foi programado para o fim da tarde para evitar o calor excessivo do Catar.

AS - www.autoracing.com.br

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