MotoGP – A vida imita a ficção

Circuito das Américas sem público

Colaboração: Carlos Alberto Goldani

A Guerra dos Mundos (The War of the Worlds) é uma livro de ficção escrito por Herbert George Wells, um britânico que publicou a obra em capítulos a partir de 1897. O conteúdo descreve a invasão do planeta Terra por uma raça de extraterrestres com um nível de tecnologia incompatível com os nossos padrões de referência. Após um início avassalador onde colecionaram diversas vitórias, sugerindo inclusive a possibilidade de extinção da raça humana, os invasores alienígenas foram derrotados por um detalhe prosaico, a vulnerabilidade a uma bactéria abundante em nosso meio para a qual não tinham nenhuma defesa.

A temporada de 2020 da MotoGP está sendo sabotada por outro microrganismo, formado basicamente por uma cápsula proteica envolvendo o material genético, uma variante do vírus Corona, que causa sintomas semelhantes a uma gripe extremamente agressiva. O termo vírus em Latim significa fluído venenoso ou toxina e é normalmente utilizado para descrever agentes biológicos, além de designar, metaforicamente, qualquer coisa que se reproduza de forma parasitária e descontrolada como, por exemplo, um vídeo na internet. Não é a primeira vez que este tipo de mutação de um vírus conhecido causa estragos. Um evento semelhante, a Síndrome respiratória aguda grave (SARS – Severe Acute Respiratory Syndrome) foi identificada pela primeira vez no fim de 2002 na China, entre 2002 e 2003 um surto da doença resultou em mais de 8.000 casos e cerca de 800 óbitos em todo o mundo. Desde 2004 que não há registos de novos casos da doença.

Em função de um surto ainda não controlado do Corona Vírus, o GP da categoria principal no Catar foi cancelado, as programações da Tailândia, EUA e Argentina suspensas e outras remanejadas. As notícias mais recentes indicam que o mundial deve iniciar em 03 de maio em Jerez, etapa originalmente programada para ser o início da temporada europeia. Fatores externos forçando a alteração do calendário da MotoGP não são uma novidade, já ocorreram diversas vezes desde que iniciaram as primeiras provas de motovelocidade.

Um campeonato em 1939 foi encerrado prematuramente, o calendário de provas de 250cc, 350cc e 500cc deveriam terminar em Monza no dia 4 de setembro, porém no primeiro dia do mês as forças da Alemanha nazista de Adolf Hitler invadiram a Polônia e iniciou a Segunda Grande Guerra. Toda a programação foi cancelada.

O período caracterizado por conflitos de ordem política, militar e disputas estratégicas envolvendo os Estados Unidos e a União Soviética entre o final da Segunda Guerra Mundial (1945) e a extinção da URSS (1991) é chamado de Guerra Fria. As tensões e ameaças bélicas entre americanos e soviéticos atingiram ao ápice 13 de agosto de 1961, quando a República Democrática Alemã iniciou a construção do Muro de Berlim, uma barreira física circundando toda a Berlim Ocidental separando-a da Alemanha Oriental. Independente da possibilidade de um conflito de grandes proporções, inclusive com ameaças de uso de armas nucleares, poucas semanas depois o GP da Alemanha foi disputado em Sachsenring a menos de 200 quilômetros de distância

Em 1972 os conflitos internos na Irlanda do Norte causaram o cancelamento do GP de Ulster, que havia sido realizado nos anos anteriores apesar do caos e da violência que reinavam em Belfast e arredores. No ano anterior, semanas após o evento, a principal edificação do circuito tinha sido completamente destruída por um atentado terrorista.

Em 1980 a Venezuela estava programada para ser palco da etapa de abertura, a prova foi cancelada em função de uma convulsão no ambiente político local. A etapa seguinte em Salzburg na Áustria não foi realizada porque a pista estava com um metro de neve, o início real da temporada foi em 11 de maio em Misano.

Por um acaso na escolha de datas o mundial de 1982 não foi impactado, o GP realizado no Autódromo Oscar Galvez em Buenos Aires aconteceu quatro dias antes dos argentinos ocuparem as Ilhas Falklands, episódio que desencadeou a Guerra das Malvinas. Não há registro de que os estrategistas do General Galtieri, presidente argentino na ocasião, tenham se preocupado com as repercussões no calendário da FIM antes de decidir pela invasão das ilhas britânicas. Um fato bizarro ocorreu quando passageiros e equipamentos que retornavam para a Inglaterra, embarcados em um voo das Aerolineas Argentinas, foram deixados em Madrid. A companhia aérea temia que o avião fosse apreendido se pousasse em um aeroporto londrino.

A contribuição tupiniquim para GPs não realizados aconteceu em 1998, a entidade promotora não conseguiu cumprir com os compromissos assumidos e toda a etapa foi cancelada. O prejuízo maior ficou com Valentino Rossi que, faltando apenas duas provas para o final da temporada, perdeu a oportunidade de vencer o campeonato mundial de 250cc em seu ano de estreia na categoria.

Em 2010 a etapa de Motegi foi adiada por 6 meses porque a poeira lançada na atmosfera por erupções vulcânicas na Islândia inviabilizou o transporte aéreo. No ano seguinte a prova foi adiada após o tsunami que causou danos no complexo nuclear de Fukushima.

O GP do Catar deste ano foi surreal, as duas rodadas de aquecimento, Moto3 e Moto2, foram muito disputadas, porém ficou a sensação de ter faltado um epílogo, um encerramento condizente com o espetáculo. A programação da MotoGP não incluir as provas de acesso aconteciam quando o evento era programado para Laguna Seca, os organizadores locais optavam por substituir as categorias menores por provas da AMA , um estímulo para atrair espectadores com a chance de aplaudir os heróis locais em ação.

O Campeonato Mundial de Motociclismo utiliza o estado da arte da tecnologia em duas rodas, materiais desenvolvidos sob encomenda, é disputado pela elite dos pilotos do mundo e emprega os melhores profissionais disponíveis no mercado, engenheiros, técnicos e estrategistas, todos contratados por altos salários. Entretanto todo este aparato técnico e respaldo financeiro , assim como ocorre no enredo do livro/filme “Guerra entre Mundos”, é susceptível a microrganismos parasitas.

Carlos Alberto Goldani
Porto Alegre – RS

Quer ver todos os textos de colaboradores? Clique AQUI

Os artigos publicados de colaboradores não traduzem a opinião do Autoracing. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate sobre automobilismo e abrir um espaço para os fãs de esportes a motor compartilharem seus textos com milhares de outros fãs.

Clique AQUI para fazer suas apostas esportivas

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.