Marko: Red Bull está preparada para o banimento dos difusores na Formula 1

f111-vettel-monaco615
As preparações da Red Bull para o banimento dos chamados difusores de desaceleração estão bastante avançadas, avisou Helmut Marko.
Marko disse na emissoria austríaca Servus TV que considera a proibição uma atitude contra o domínio de Sebastian Vettel, após a Red Bull ter sido a pioneira na tecnologia e aperfeiçoá-la em seu RB7.
Porém, o braço direito do proprietário da equipe, Dietrich Mateschitz, advertiu: “Nós não seríamos a Red Bull se já não tivéssemos idéias sobre como mitigar o efeito (do banimento)”.
Os difusores de desaceleração serão efetivamente banidos a partir de Silverstone no próximo mês, e soube-se na terça-feira que a FIA proibiu imediatamente as equipes de usar mapeamentos de motor agressivos demais na classificação e então adotar uma configuração mais segura para a corrida.
Marko comparou a atitude da FIA com o banimento dos difusores duplos e do duto-F no final da temporada, notando que “desta vez, parece haver pressa. Eu diria que é por causa do domínio da Red Bull”, acusou ele.
Porém, o austríaco acha que a McLaren será igualmente afetada pela medida, porque “eles copiaram muito bem o nosso sistema”, enquanto a Ferrari “nunca o teve sob controle”. Marko também previu que a Renault – com seus escapamentos dianteiros únicos – será muito prejudicada.
Contudo, o diretor técnico da Renault, James Allison, respondeu: “Algumas equipes perderão mais e outras menos; é difícil saber exatamente qual é a perda relativa que vamos sofrer”.
Enquanto isso, um porta-voz da FIA explicou que a limitação imediata do mapeamento do motor se deve à exploração do espírito das regras do parque fechado. A nota técnica de Charlie Whiting às equipes na terça insistiu que os carros “devem ir para a corrida exatamente como disputaram a classificação”.

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.