Lowe: F1 tem problemas maiores do que os motores

Paddy Lowe

Paddy Lowe, chefe técnico da Williams, advertiu contra o foco atual nos motores da Fórmula 1, dizendo que há problemas maiores que precisam de atenção.

Os chefes da F1 apresentaram seus planos para o regulamento de motores pós 2020 nesta semana, e a reação de Mercedes, Renault e Ferrari não foi nada positiva.

Conversas adicionais deverão ocorrer em uma reunião do Grupo de Estratégia da F1 na próxima terça-feira, com o teto orçamentário e o corte de custos também devendo ser uma parte importante do debate.

Apesar de toda a discussão recente sobre os planos para os motores, Lowe – falando antes da apresentação desta semana para as equipes – afirmou que há outras áreas que exigem foco.

“Quando você olha a F1, apesar de haver bastante discussão sobre os motores, não é realmente o maior problema da categoria”, declarou Lowe. “Isso é visto como um problema entre as três equipes de ponta que lutam pelo degrau mais alto”.

“O maior problema no momento é a enorme disparidade para o restante das equipes. Não é a escolha do motor. Reveja a corrida em Austin, a diferença de performance entre os seis ou cinco primeiros e o resto no final. São duas corridas diferentes. Não é uma divisão baseada nos motores”.

Lowe também sugeriu que alterar as regras não vai necessariamente equilibrar o pelotão, mas admitiu que partes padronizadas poderiam ajudar.

“Quando você muda o regulamento, sempre cria uma oportunidade e na verdade pode criar divergência, seja nos motores, na aerodinâmica ou em qualquer coisa”, acrescentou ele.

“O que cria de fato a convergência é a estabilidade do regulamento, deixar as coisas como estão. E vemos isso com os motores hoje, todos eles estão bem mais próximos do que há três anos. Qualquer mudança no regulamento precisa ser tratada com grande cuidado”.

“Considero curioso as pessoas citarem um novo regulamento como o que é necessário para criar convergência quando ele faz o oposto. A menos que você vá ao outro extremo e padronize tudo, então é claro que esse efeito é removido. Mas, mesmo assim, o que significa padronizar? É uma área difícil”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.