Jenson Button – GP do Japão – 12/10/2011

quarta-feira, 12 de outubro de 2011 às 13:11

F111-button-japao-domingo350Nome: Jenson Button. Nascimento: 19 de janeiro de 1980, em Frome, Inglaterra. Equipe: McLaren-Mercedes (F1). Títulos: Oito vezes campeão inglês de kart (1989/1995); Campeão Europeu de Super Kart (1997); Campeão Inglês de F-Ford (1998); Campeão Mundial de Formula 1 (2009).

Nenhuma grande surpresa no GP do Japão. Conforme se esperava, Sebastian Vettel (Red Bull) confirmou o bicampeonato da F1 com quatro corridas de antecedência, justamente em Suzuka, tradicional e seletivo circuito que já coroou outros dez campeões mundiais.

O piloto alemão precisava de apenas um ponto para sacramentar a sua conquista, ou que seu único rival, Jenson Button (McLaren), não conseguisse a vitória. O inglês venceu, Fernando Alonso (Ferrari) foi o segundo, mas Vettel completou o pódio em terceiro e conseguiu o que queria com sobras.

A quarta posição ficou com Mark Webber (Red Bull), seguido por Lewis Hamilton (McLaren) e Michael Schumacher (Mercedes). Felipe Massa (Ferrari) chegou em sétimo, com Sergio Perez (Sauber), Vitaly Petrov (Renault) e Nico Rosberg (Mercedes) completando a zona de pontuação.

Vettel manteve a liderança após a largada, pressionando Button e fazendo com que Hamilton assumisse o segundo posto. O alemão foi investigado pela manobra, mas não foi punido. Massa era o quarto, seguido por Alonso e Webber, com Senna em 13º e Barrichello em 17º. Na sexta volta, o espanhol ultrapassou o brasileiro no duelo interno da Ferrari.

Um pouco antes de entrar nos boxes, Hamilton teve um pneu levemente furado e foi superado por Button. A rodada inicial de paradas nos boxes começou na oitava volta com Hamilton, seguido por Vettel (nona), Button, Alonso e Webber (décima) e Massa (11ª). Alonso passou para terceiro com Hamilton em quarto.

O segundo pit stop de Vettel ocorreu na 19ª volta. Button parou na 20ª e voltou na frente do rival. Alonso e Hamilton entraram nos pits na 21ª passagem e Massa na 23ª, sendo que o brasileiro voltou atrás de Webber, o novo quarto colocado.

Um pouco antes, Massa havia se envolvido em nova confusão com Hamilton, desta vez perdendo apenas um pedaço de sua asa. O piloto da McLaren foi investigado mas também escapou de punição, enquanto o ferrarista não perdeu grande rendimento. Na 24ª volta, o Safety Car foi acionado para limpeza da pista.

A terceira rodada de pit stops começou na 33ª volta, com Vettel colocando os pneus médios, com os quais iria até o final da prova. Webber entrou na 34ª, Hamilton na 35ª, Button e Massa na 36ª e Alonso na 37ª. O espanhol passou para segundo, na frente do alemão.

Hamilton ganhou a posição de Massa na 38ª volta, ultrapassando o brasileiro na reta dos boxes. Michael Schumacher a essa altura liderava a corrida, mas precisou parar pela terceira vez nos boxes na 41ª volta, voltando na frente do brasileiro, em sexto.

Na frente, Vettel pressionou Alonso por um tempo, até se conformar com o terceiro posto. Nas voltas finais, o piloto da Ferrari descontou a diferença para Button, mas o inglês resistiu bem e recebeu a bandeirada com 1s160 de vantagem.

Após três temporadas nas equipes Williams (2000), Benetton (2001) e Renault (2002), Jenson Button foi em 2003 para a equipe BAR, parceira da Honda. A sua melhor temporada foi a de 2004. O inglês obteve no GP de San Marino a sua primeira pole position na categoria, e só não venceu a prova (chegou em segundo) por não ter resistido à excelência do conjunto Ferrari/Michael Schumacher, que saiu na frente após o primeiro pit stop. Mesmo sem vitórias, Button foi o melhor classificado sem contar os pilotos da Ferrari: terceiro. Foram nove póios no total, sendo o primeiro a terceira posição no GP da Malásia.

Em 2005, Button acertou seu retorno a Williams, mas desistiu e teve que vencer uma briga jurídica para se manter na BAR-Honda. A equipe não teve um grande ano, ficou dois GPs afastada por fraude no sistema de combustível e Button obteve um terceiro lugar no GP da Alemanha como melhor resultado.  Em 2006, a BAR passou a se chamar Honda Racing. Em termos de constância, os resultados não foram os mesmos de 2004, mas mesmo assim Button alcançou a sua maior glória: a vitória no chuvoso GP da Hungria.

Em 2007 e 2008, os resultados da Honda foram muito fracos, o que fez com que a montadora japonesa decidisse abandonar o barco. Felizmente, a estrutura da equipe foi salva pelo diretor Ross Brawn e se mostrou extremamente competitiva, tanto que obteve o título antecipado com o próprio Button, que teve seis vitórias (Austrália, Malásia, Bahrain, Espanha, Mônaco e Turquia).

Em 2010, já na McLaren, o piloto inglês venceu duas etapas (Austrália e China) com base na estratégia e foi uma ameaça constante ao seu companheiro de equipe, Lewis Hamilton. Neste ano de novo, já venceu três corridas e esteve muito próximo em outras oportunidades, superando com classe o seu badalado colega. Está muito próximo do vice-campeonato, após mais uma exibição de gala no Japão. Por isso, mais uma vez, ele é o PILOTO DA SEMANA AUTORACING!

Jenson Button obteve a vitória entre os internautas com 48,5% dos votos. Sebastian Vettel (F1) ficou na segunda posição com 30,8% dos votos.

Texto: Eduardo Behling

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