Indy – Simon Pagenaud vence corrida de sobrevivência em Baltimore

Simon Pagenaud

Simon Pagenaud

Praticamente uma corrida de sobrevivência, onde se deu melhor quem menos se envolveu em confusão. Essa foi a 16ª etapa da F-Indy, disputada neste domingo (1º/09) nas ruas de Baltimore (EUA). Quem venceu foi Simon Pagenaud (Schmidt), segunda vitória dele na temporada e na carreira.

Foram seis bandeiras amarelas, cinco delas na segunda metade da corrida. O lance mais polêmico envolveu o vice-líder do campeonato e o companheiro de equipe do líder, Hélio Castroneves (Penske). Em uma relargada, Scott Dixon (Ganassi) tentou ultrapassar Will Power (Penske), mas o australiano fechou a porta e os dois bateram, ficando de fora. Isso na 53ª das 75 voltas. O neozelandês reclamou de forma veemente, mas de nada adiantou.

Dixon já havia escapado de algo similar algumas voltas antes, quando rodou após toque de Graham Rahal (Rahal Letterman Lanigan). Ele e Power dominaram o início da corrida, com o piloto da Penske tendo roubado a liderança do da Ganassi na primeira volta. Mas as bandeiras amarelas, acidentes e estratégias diferenciadas embaralharam o pelotão.

Castroneves logo na primeira volta perdeu parte da sua asa dianteira após tocar em Josef Newgarden (Fisher Hartman). Adotou uma tática diferente e chegou a andar em quarto, mas ficou parado pela pista na ocasião da primeira rodada de Dixon e perdeu ainda mais tempo. Era o sexto após a última relargada, mas voltou a perder posições, caiu para 11º, mas ainda conseguiu aparecer em nono na bandeirada.

Voltando ao vencedor, Pagenaud chegou a aparecer em segundo nas voltas iniciais, após ultrapassagem sobre Dixon, mas perdeu terreno nas paradas nos pits. No entanto, a sete voltas do final, passou para a frente após ultrapassar Marco Andretti (Andretti). Depois, teve que jogar duro em cima de Sebastien Bourdais (Dragon) para se manter.

Newgarden conquistou uma muito festejada segunda posição. Atrás dele chegou Bourdais, que liderou 19 voltas devido à estratégia e poderia ter vencido não fosse ter se envolvido em dois acidentes que causaram as duas últimas bandeiras amarelas: foi tocado por Oriol Servia (Panther) na 57ª volta e tocou em Justin Wilson (Dale Coyne) restando 13.

Wilson ainda foi quarto, seguido por Simona de Silvestro (KV), Charlie Kimball (Ganassi) e James Hinchcliffe (Andretti), outro que sobreviveu ao festival de acidentes. Tony Kanaan (KV) chegou a aparecer em segundo nas voltas finais, mas foi caindo e acabou em 15º após ter ficado pela pista na penúltima volta.

Ryan Hunter-Reay (Andretti) teve suas chances de bicampeonato praticamente encerradas após abandonar com um problema elétrico. Dario Franchiti (Ganassi), Takuma Sato (A.J. Foyt) e Luca Filippi (Bryan Herta) também ficaram de fora devido a problemas em seus carros.

No campeonato, Castroneves tem 49 pontos de vantagem sobre Dixon, restando três corridas para o final. A próxima etapa acontece no dia 5 de outubro, nas ruas de Houston.

Classificação da prova:

Pos Piloto Equipe/Motor Tempo/Dif.
1. Simon Pagenaud Schmidt/Honda 2h16m32.3443s
2. Josef Newgarden Fisher/Honda +4.1592s
3. Sebastien Bourdais Dragon/Chevy +7.9588s
4. Justin Wilson Coyne/Honda +10.7598s
5. Simona de Silvestro KV/Chevy +11.6017s
6. Charlie Kimball Ganassi/Honda +21.4160s
7. James Hinchcliffe Andretti/Chevy +22.8422s
8. Sebastian Saavedra Dragon/Chevy +25.5377s
9. Helio Castroneves Penske/Chevy +29.3117s
10. Marco Andretti Andretti/Chevy +40.5499s
11. Tristan Vautier Schmidt/Honda +1 volta
12. Oriol Servia Panther/Chevy +1 volta
13. EJ Viso Andretti/Chevy +1 volta
14. Ed Carpenter Carpenter/Chevy +1 volta
15. Tony Kanaan KV/Chevy +2 voltas
16. Stefan Wilson Coyne/Honda +3 voltas
17. Graham Rahal Rahal/Honda +7 voltas
18. Will Power Penske/Chevy +8 voltas
Abandonos:
Scott Dixon Ganassi/Honda 52 voltas
Ryan Hunter-Reay Andretti/Chevy 42 voltas
Dario Franchitti Ganassi/Honda 22 voltas
Luca Filippi Herta/Honda 12 voltas
James Jakes Rahal/Honda 5 voltas
Takuma Sato Foyt/Honda 4 voltas

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.