Hamilton e os grandes da Formula 1

segunda-feira, 6 de abril de 2015 às 16:56
f1-hamilton-rosto

Lewis Hamilton

Lewis Hamilton fez sua 150ª largada na F1 na Malásia -, mas você sabia que de todos os pilotos que chegaram a esse ponto de referência (150 largadas), apenas um fez mais pole positions que Hamilton? Vamos dar uma olhada para trás para os marcos que definem os momentos dos 9 anos de Hamilton na F1, em reportagem feita pelo site oficial da categoria.

Em suas 150 largadas, Hamilton possui um registro superlativo de 34 vitórias, 72 pódios e 40 poles.

Dos 33 outros pilotos que chegaram a 150 largadas, apenas três têm alguns números melhores que Hamilton na mesma fase exata de suas carreiras: Michael Schumacher, Alain Prost e Ayrton Senna. Schumacher tinha 48 vitórias e 89 pódios após 150 largadas; Prost 39 vitórias e 80 pódios; e Senna 39 vitórias e 78 pódios. No entanto, Hamilton está à frente tanto de Schumacher (37) como de Prost (19) na contagem de pole positions. Na verdade Senna é o único homem na história a ter atingido 150 largadas com mais poles do que Hamilton – sua contagem espantosa é de 61.

A carreira de Hamilton começou de forma impressionante, já que ele se classificou em quarto e terminou em terceiro lugar em sua corrida de estreia na Austrália. Ao fazer isso, ele se tornou o primeiro piloto desde Jacques Villeneuve em 1996 a conquistar um pódio em sua primeira corrida de F1 – e o primeiro britânico a fazê-lo desde Mike Parkes em 1966.

Cinco corridas depois, Hamilton conquistou sua primeira vitória depois de uma tocada impecável durante uma corrida cheia de incidentes no Canadá. Sem contar a temporada inaugural da F1 em 1950, poucos pilotos conquistaram sua primeira vitória em um período de tempo mais curto, entre eles Emerson Fittipaldi, que venceu o GP dos EUA de 1970 pela Lotus em sua quarta largada (a primeira com o carro do ano, já que as outras 3 largadas haviam sido com o carro da temporada anterior). O recorde pertence a Giancarlo Baghetti, que venceu em sua estreia no GP da França de 1961.

Hamilton teve quatro vitórias em sua temporada de estréia, que continua a ser um recorde (empatado com Jacques Villeneuve, 1996). Ele esteve muito perto de ganhar o título do campeonato daquele ano, o que teria sido a primeira vez, já que nunca um novato levantou o título de pilotos de F1.

Ele não teve que esperar muito tempo, no entanto; uma temporada depois Hamilton foi coroado campeão do mundo. Mais uma vez ele empatou um recorde – com exceção de Villeneuve em 1997, nenhum outro piloto jamais venceu seu primeiro título mundial em apenas seu segundo ano no esporte. O triunfo de Hamilton também fez dele o mais jovem campeão da história da Fórmula 1, apesar de Sebastian Vettel, posteriormente ter tido essa honra em 2010.

A lista de sequências de recordes não param por aí. Sua campanha espetacular de 2014 levou Hamilton a novas alturas. Seu total de 11 vitórias em uma temporada só foi superado duas vezes – por Michael Schumacher em 2004 e Sebastian Vettel em 2013 (ambos 13); sua série de cinco vitórias consecutivas entre a Itália e os Estados Unidos foi a quinta maior da história (Vettel está no topo da lista, com nove vitórias consecutivas); e ele agora tem 34 vitórias na carreira, colocando-o em quinto na classificação de todos os tempos atrás de Schumacher (91), Prost (51), Senna (41) e Vettel (40).

De suas 150 largadas, Hamilton acabou 117 delas nos pontos – em outras palavras, ele marcou pontos em 78% de suas corridas. Apenas um piloto com mais de 10 largadas tem histórico melhor – Juan Manuel Fangio, que está no topo com 43 corridas terminadas nos pontos em 52 largadas, uma proporção de 86%.

Hamilton supera Fangio em outra categoria, no entanto – ele ganhou uma corrida em todas as temporadas de F1 nas quais ele competiu (2015 é a sua nona campanha). Fangio chega perto – ele ganhou em todos os anos até 1958, quando ele participou de duas corridas antes de se aposentar – como fez Jackie Stewart, que ganhou em todos os anos com exceção de 1967, a sua terceira temporada. Senna, Prost e Clark estão entre aqueles com apenas duas temporadas sem vitórias. Mas o recorde de Hamilton é inédito: excluindo medidas extraordinárias, nenhum outro piloto na história conseguiu vencer em todos os anos da sua carreira na F1.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.