GT1 – 7º no grid, Bernoldi prevê progresso na corrida

fiagt11-bernoldi-350O primeiro fim de semana de Enrique Bernoldi como piloto da equipe Summo Power GT tem sido de muito trabalho no circuito de Yas Marina, palco da abertura da temporada 2011 do Campeonato Mundial de GT1. Ele e seu companheiro Ricardo Zonta estiveram o tempo todo entre os dez primeiros em todas as atividades de pista desta sexta-feira (25) em Abu Dhabi, mas o resultado do treino classificatório poderia ser melhor na opinião da dupla paranaense.

O Nissan GT-R número 20 irá largar da sétima colocação. A pole ficou com a dupla formada por Nicky Pastorelli e Dominik Schwager, com o Lamborghini Murcielago. “Todos os treinos do dia foram com a pista bem quente. O qualifying, no entanto, aconteceu já à noite, e a temperatura despencou 20 graus”, espantou-se Bernoldi. “Com isso, o comportamento do carro ficou irreconhecível. Era difícil de pilotar: escapava de frente, e quando conseguimos ajustar isso, os pneus traseiros já estavam no limite. Fiz um bom tempo no Q1, a quatro décimos da pole, e no Q3 eu peguei tráfego e não tinha mais direito ao jogo de pneus novos, que havíamos usado na primeira parte da sessão”, lamentou.

“Já sabemos onde mexer para melhorar. Então tem muito mais para amanhã, porque sabemos que podemos progredir partindo da sétima posição”, disse.

Apesar de ser uma estreia para a dupla brasileira, o clima era extremamente familiar. Ricardo Zonta (ex-piloto das equipes McLaren, Jordan, BAR, Toyota e Renault) e Enrique Bernoldi (ex-Sauber, Arrows e BAR) são praticamente irmãos: ambos nasceram, foram criados em Curitiba e possuem uma forte amizade, tanto que Zonta é padrinho do segundo filho de Bernoldi. No entanto, esta foi a primeira vez que os dois dividiram a condução de um carro, no caso o Nissan GT-R da Sumo Power.

“Nós já fizemos muitas coisas juntos, até dividimos um grid de F-1, mas nunca havíamos corrido no mesmo carro, com a mesma equipe. Hoje tivemos de nos acostumar a algo que nunca fizemos juntos: trocar informações sobre o acerto do carro e disputar um treino classificatório. Posso dizer que a química é a mesma da nossa amizade. Funcionou”, comenta Zonta.

Neste sábado, Zonta e Bernoldi darão “um novo passo” no novo tipo de convivência: disputarão duas corridas, uma que serve de classificação e a prova principal. “Agora vamos ver como nos comportaremos na corrida. Cada um vai pilotar meia hora em cada prova e espero que consigamos escalar no grid e conseguir ficar entre os três primeiros. Como nós somos amigos, o diálogo é ainda melhor. Por isso acredito que nós dois teremos uma boa performance neste fim de semana”, finaliza.

As duas corridas deste sábado estão marcadas para as 6h (bateria classificatória) e 12h45 (prova principal). Ambas terão 60 minutos de duração, com a primeira dando pontos para os três primeiros; já a segunda tem uma pontuação igual à da F-1. Todas as emoções do FIA GT podem ser vistas por meio do site oficial (www.gt1world.com/gt1tv).

Grid de largada (os 10 melhores do Q3):

1-) Nicky Pastorelli/Dominik Schwager (Lamborghini Murcielago)
2-) Stefan Müke/Darren Turner (Aston Martin DB9)
3-) Maxime Martin/Frederic Makowiecki (Ford GT)
4-) Alex Müller/Tomas Enge (Aston Martin DB9)
5-) Mike Hezemans/Nicky Catsburg (Corvette Z06)
6-) Peter Dumbreck/Richard Westbrook (Nissan GT-R)
7-) Enrique Bernoldi/Ricardo Zonta (Nissan GT-R)
8-) Lucas Luhr/Michael Krumm (Nissan GT-R)
9-) David Brabham/Jamie Campbell-Walter (Nissan GT-R)
10-) Karl Wendlinger/Peter Kox (Lamborghini Murcielago)

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.