Gran Turismo – Problema de motor compromete corrida do “carro-jeans” em Guaporé

segunda-feira, 3 de setembro de 2012 às 17:07
Mercedes de Jimenez e Bonifácio

Mercedes de Jimenez e Bonifácio

A rodada dupla de Guaporé do Campeonato Brasileiro de Gran Turismo, encerrada no início da tarde deste domingo (2) no circuito localizado a cerca de 130km de Porto Alegre, não deixou boas recordações nos pilotos da Pool Racing Team. Com vitórias e pódios conquistados em todas as etapas que disputaram desde a estreia do Mercedes SLS AMG GT3 no país – ocorrida no final de 2011 -, Paulo Bonifácio e Sérgio Jimenez viveram um fim de semana atípico na pista gaúcha. E fecharam o domingo com um sexto lugar na décima corrida da temporada.

Embora tenham obtido tempos competitivos no circuito de Guaporé nos treinos particulares realizados pela equipe A.Mattheis há algumas semanas – e também tenham figurado entre os mais rápidos na sessão extra realizada na manhã da última sexta-feira nesta mesma pista -, a dupla da Pool Racing Team passou a ter problemas de rendimento a partir do primeiro treino oficial da etapa gaúcha. E, pela primeira vez nas seis últimas rodadas duplas da GT Brasil, não disputou a vitória na categoria GT3.

Depois de muitas opções de diagnóstico, que inicialmente apontavam para a necessidade de melhorias no acerto do carro, a Pool Racing Team encerrou o fim de semana com a certeza de que um problema de motor – de causas ainda não identificadas -, comprometeu o rendimento do “carro-jeans” nesta etapa.

“No primeiro treino livre de sexta-feira começamos a perder velocidade de reta, mas num primeiro momento focamos em trabalhar o acerto do carro. O problema se agravou na tomada de tempos, e na primeira corrida acabou sendo mascarado pela queda do coletor de escape, ocorrida após um toque. Inicialmente pensamos que esta teria sido a causa da perda mais acentuada de rendimento ocorrida no final da primeira prova, mas a corrida deste domingo mostrou que o problema, de fato, foi no motor”, relatou Boni.

Responsável pela condução do “carro-jeans” na primeira parte da prova deste domingo, Boni fez boa largada e ganhou posições. Logo nas primeiras voltas, no entanto, ele se tornou presa fácil para os competidores que vinham de trás. Perdendo cerca de 20km/h de velocidade nas retas em relação ao desempenho considerado normal pela equipe, o piloto paulista teve dificuldades não só para conquistar bons tempos de volta, mas principalmente para defender posições em situações de ultrapassagem.

“Fizemos o que foi possível neste fim de semana, pensando apenas no campeonato”, acrescentou Sérgio Jimenez. “Já no início da corrida deste domingo, notamos que não daria para brigar na frente, então o objetivo foi completar a prova na melhor posição possível. Ao menos já identificamos qual foi a causa do problema, e com certeza voltaremos a ser competitivos na próxima etapa”, encerrou Jimenez.

A sexta rodada dupla da temporada 2012 do Brasileiro de Gran Turismo será disputada nos dias 13 e 14 de outubro no circuito de Tarumã, também no Rio Grande do Sul. A prova deste domingo terminou com vitória de Renan Guerra e Vanuê Faria.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.