FIA vai rever sistema de super licença da Formula 1

Max Verstappen

A FIA fará uma revisão no sistema de super licença da Fórmula 1 após as questões sobre o modo como elas estão sendo dadas aos pilotos.

O debate a respeito do ajuste das condições da super licença foi provocado pela chegada de Max Verstappen na próxima temporada com apenas 17 anos de idade, depois de uma única temporada correndo de carro na Fórmula 3 Europeia.

A graduação instantânea de Verstappen teve um impacto na relevância de outras categorias como GP2 e Fórmula Renault 3.5 na preparação dos pilotos, independente de ele estar pronto ou não para a Fórmula 1.

Além disso, pilotos talentosos e experientes como Roberto Merhi, campeão da Fórmula 3 Europeia em 2011 que pilotou o carro da Caterham nos treinos livres em Monza, não se qualificam automaticamente para a super licença por causa de peculiaridades no momento de seu sucesso em monopostos.

Discussões a respeito da situação ocorreram no GP da Itália do último fim de semana, e a FIA confirmou que o sistema será analisado.

Uma declaração da federação afirmou: “Um mandato para rever a qualificação e as condições para a super licença foi enviado à administração da FIA, consultando todas as partes envolvidas. Uma proposta será apresentada para aprovação do Conselho Mundial em dezembro e implementação em 2016”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.