Fernanda de Lima: Pirelli, pede pra sair!

f1-pneu-explode-hamilton-2013

Pneu de Hamilton explode em Silverstone

Lá se foi o GP de Silverstone e eu volto a reclamar! Tá ficando sério o negócio, gente! Os pneus da Pirelli estão colocando os pilotos em risco! Tá certo que gostamos de corridas com emoção, mas o que vimos na Grã-Bretanha passou longe disso, acabou com a minha paciência e tornou-se questão de sobrevivência. Não quero de jeito nenhum voltar àqueles tempos em que acidentes graves eram rotineiros na categoria. Não acham que esse domingo passamos bem perto disso?

Foram nada menos do que quatro pneus estourados, explodidos, destroçados durante a corrida. Efeito do calor? Da incompetência milanesa? Da irresponsabilidade? Da mudança inesperada? Eu já tenho a Pirelli como a pior fornecedora de pneus da F1. Me desculpem os que defendem pneus ainda piores, mas não há condições de termos corridas com essas “gracinhas” produzidas pela Pirelli. Apenas as 5, 6 últimas voltas da corrida valeram a pena. A insegurança apresentada pelos pilotos nessa etapa da temporada foi gritante! Na base da brincadeira, a Lotus lançou o #GodSaveOurTyres, brincadeira que se tornou muito real, porque eu tive a impressão de que estavam todos correndo com o fuleco na mão. A Red Bull pedia o máximo de cuidado a Vettel, praticamente implorava para que o alemão não atacasse as zebras, Kimi dizia que estava arriscado por toda a parte. Webber foi avisado de que foram detectados pequenos cortes em seus pneus após a troca nos boxes. Oi? Como assim ? Tinham o quê? Tachinhas na pista?

Quando parecia que ia melhorar, temos uma corrida dessas, novamente pautada inteiramente na Pirelli, que ó, deixa eu dizer, NÃO É UMA EQUIPE DE F1! E no entanto, tem ficado mais em evidência que muitas delas. Felizmente nada de realmente grave aconteceu, e, infelizmente, não é possível mandar a Pirelli vazar do campeonato. Depois desses problemas, a falastrona responsável pelos compostos autorizou que os pilotos titulares das equipes realizem testes com os pneus em Silverstone, entre os dias 17 e 19 desse mês. Bora ver no que vai dar. Mas sinceramente? Eu já estou de olho em 2014 e espero que haja concorrência para banir essa Pirelli da categoria. Baita marketing bem feito ao contrário!

Com relação às verdadeiras equipes da F1, a Ferrari andou bem na corrida, ao contrário do péssimo desempenho nos treinos classificatórios, terminando com Fernando Alonso na terceira colocação e com um baita lucro em relação a Sebastian Vettel no campeonato. Em termos de disputa pelo Mundial, o abandono de Vettel veio em uma hora muito bem-vinda, porém não vejo essas “anormalidades” acontecendo com frequência daqui para frente. Na pista, e sem problemas como o desse domingo, Vettel e Red Bull ainda são superiores a todos os outros. O companheiro do alemão que o diga!

Depois de anunciar sua saída da F1 no final da temporada, Mark Webber fez uma corrida de dar gosto (até onde essa corrida deu gosto). Logo no início, após um toque com Romain Grosjean, caiu da quarta pra 12ª colocação, chegou a ser último e depois voou com arrojo para abocanhar a segunda colocação. E por mais uma ou duas voltas, acho que arrancaria no braço a liderança de Nico Rosberg.

Rosberg, por sinal, que representa bem o momento vivido pela Mercedes. Creio que não há mais como negar que a escuderia se beneficiou do fatídico episódio dos testes “secretos” com os pneus milaneses. A Mercedes colocou seus dois pilotos na primeira fila do grid de largada para o GP da Grã-Bretanha. No entanto, por ironia do destino, essa mesma Pirelli comprometeu e muito a corrida de um deles. Um dos pneus de Lewis Hamilton foi o primeiro a ir pras cucuias nas primeiras voltas da prova. Agora, a briga interna da Mercedes é boa, muito boa. Devo dizer que lá atrás, eu acreditava que Rosberg levaria uma sova de Hamilton (na pista e em preferência da equipe), mas que bom que não! Muito bom ver a avidez e talento desses dois pilotos numa mesma equipe.

Ah, sim!! Felipe Massa! É impressão minha ou Felipe está se tornando especialista em largadas do pelotão de trás? Não fosse o estouro do pneu acho que Felipe teria arrancado um pódio ali.

Queria fazer uma perguntinha pra vocês. Vocês não acham que Adrian Sutil teria lugar em qualquer uma das grandes equipes no próximo ano? Particularmente, o acho muito bom…

Fernanda de Lima

Leia e comente outras colunas de Fernanda de Lima

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.