F1 – Williams visando um pódio no Bahrain

terça-feira, 1 de abril de 2014 às 13:18

Felipe Massa

A Williams acredita que pode conseguir um pódio no GP do Bahrain deste fim de semana, apesar de dois resultados decepcionantes nas duas primeiras corridas.

A equipe parecia muito competitiva nos testes de inverno no Bahrain, mas depois de sessões de classificação no molhado e corridas com problemas nos dois grandes prêmios de abertura, não conseguiu manter sua promessa da pré-temporada. No entanto, o engenheiro de testes Rod Nelson está confiante de que irá mudar neste fim de semana quando a equipe retornar para o Oriente Médio.

Perguntado se um pódio era possível, Nelson disse: “Claro. Este é definitivamente o nosso alvo”.

Ele está confiante que a Williams se adapta melhor no circuito de Sakhir.

“Estou bastante otimista para Bahrain. Nós corremos muito lá e temos uma boa ideia de onde estamos na hierarquia no Bahrain, apesar da Red Bull, por exemplo, parecerem muito mais fortes do que estavam. Este fim de semana (na Malásia) eu diria que estávamos muito perto da McLaren e a Ferrari parecia mais forte do que nos testes de inverno. Se a classificação na Malásia fosse no seco provavelmente seríamos terceiro ou quarto”.

O FW36 tem uma boa velocidade em linha reta e de acordo com dados de uso de combustível da FIA é um dos mais econômicos. Nelson atribui isto às escolhas de set-up que a equipe fez ao longo do fim de semana.

“Não é uma falta de downforce, é uma falta de arrasto. Você tem que olhar para o fim de semana de forma total e para onde quer colocar o seu carro, se quer ser rápido na classificação em um determinado tipo de pista ou quer ser rápido na corrida com um outro tipo de pista. Você tem que olhar para todo o ano e os circuitos que iremos e do nível de arrasto que estamos preparados para assumir”.

“Parte dessa equação é a quantidade de combustível que você quer carregar. Se você reduzir a asa traseira do carro, então vai usar três quartos do combustível, mas trata-se de encontrar um equilíbrio e talvez nós o encontramos diferentemente de algumas outras equipes. Às vezes nos beneficiam e outras vezes não”.

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.