F1 – Whiting: Verstappen mereceu punção por toque em Raikkonen

Charlie Whiting

O diretor da corridas da Fórmula 1, Charlie Whiting, não tem dúvidas de que Max Verstappen “claramente” mereceu uma penalidade por seu primeiro acidente com Kimi Raikkonen no GP do Japão.

Verstappen sentiu que foi “um pouco estúpido” ter recebido uma penalidade de cinco segundos por voltar à pista de maneira insegura depois de ter alargado a chicane e empurrado Raikkonen, permitindo a passagem de Sebastian Vettel. Mas Whiting acha que não pode haver dúvida de que o piloto da Red Bull mereceu punição pela forma como voltou ao circuito.

“Foi claramente uma penalidade porque Max saiu da pista e voltou de forma insegura”, explicou Whiting. “Você é obrigado a voltar com segurança e Kimi estava lá e foi empurrado para fora da pista. Então eu acho que foi bastante simples para os comissários”.

Whiting acredita que o último incidente de Verstappen com Vettel, quando eles entraram em confronto na curva Spoon na luta por posição, não poderia ser atribuído a nenhum dos pilotos – razão pela qual nenhuma penalidade foi aplicada.

“Seb tentou ir por dentro, e foi uma jogada razoável”, acrescentou Whiting. “Ele ficou no meio do caminho e Max veio – um pouco clássico realmente”.

“Os comissários normalmente não dão penalidades a menos que tenham certeza de que um piloto seja total ou predominantemente culpado. As opiniões irão variar dependendo se houve culpa igual, mas certamente nenhum piloto foi predominantemente culpado”, prosseguiu.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.