F1 – Webber: Red Bull e Ferrari precisaram impor mudanças para 2019

Sebastian Vettel e Mark Webber

O ex-piloto de Fórmula 1 Mark Webber acredita que tanto a Ferrari quanto a Red Bull precisaram agitar as coisas se quisessem avançar em 2019.

A Ferrari optou por liberar Kimi Raikkonen em favor de Charles Leclerc, que estreou na F1 com a Sauber há 12 meses. O monegasco, de 21 anos, estará ao lado do tetra campeão Sebastian Vettel, enquanto Raikkonen se moverá na direção oposta para voltar à equipe com a qual fez sua estreia em 2001.

Há também uma mudança na antiga equipe de Webber, a Red Bull, com Pierre Gasly substituindo Daniel Ricciardo como o companheiro de equipe de Max Verstappen. Mas é a mudança da Renault para a Honda como fornecedora de motores, que será a maior reformulação da equipe.

Webber disse à Speedweek que estava satisfeito em ver as duas equipes com a faca nos dentes e fazendo as mudanças necessárias.

“Depois da temporada que eles tiveram em 2018, eles tinham que mudar alguma coisa”, disse Webber sobre a mudança da Ferrari. “Houve muita pressão e esse é o resultado”.

“Esta é uma nova oportunidade para Seb”, previu Webber, embora tenha acrescentado que espera que Leclerc dê ao veterano um trabalho árduo.

“Ele poderia dar uma dor de cabeça a Seb, especialmente na classificação”, disse ele. “Mas acho que Seb está pronto para isso”.

Quanto às mudanças em sua antiga equipe, Webber diz que, finalmente, terminar com a Renault depois de uma parceria de 12 anos iria infundir a Red Bull com um novo espírito – embora possa levar algum tempo para totalmente conseguir isso.

“Eles tiveram que mudar, estavam prontos”, ele insistiu. “Isso lhes dará nova energia”.

“O maior desafio para a Honda é fazer com que um motor tenha um bom desempenho ao longo de toda a sua vida útil”, admitiu Webber. “Eu acho que é possível que eles sejam capazes de ultrapassar o resto do pelotão na classificação”.

“Mas seus motores agora devem ser capazes de atuar no nível mais alto possível nas corridas. E isso leva tempo”.

IB - www.autoracing.com.br

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.