F1 – Webber: Motivação para ficar em forma “desapareceu”

terça-feira, 5 de novembro de 2013 às 9:55

Mark Webber

Mark Webber admitiu que a falta de motivação levou à sua decisão de abandonar a Fórmula 1. Ele revelou que já estava pensando em se aposentar no ano passado.

“A Porsche me queria para 2013”, declarou Webber. “Mas eu disse que ainda não estava pronto. Porém, durante aquele ano (2012), comecei a pensar em uma mudança. Eu já estava na Red Bull há muito tempo, então você pensa em fazer outra coisa. É a natureza humana”.

Webber admite que pensou em ir para a Ferrari, mas decidiu deixar a Fórmula 1 no Natal passado. Outro fator, segundo ele, foi sua forma física.

“Muitas pessoas treinaram comigo, mas quase todas desistiram depois de menos de dois anos”, disse Webber à Speed Week. “Eu nunca precisei ficar motivado para me manter em forma. Porém, no ano passado, a vontade desapareceu. Portanto, tive de me perguntar por quê. Então ficou claro – ‘Mark, você não tem mais 19 anos!'”

Ele admitiu que, pouco a pouco, o desejo de fazer outras coisas além da Fórmula 1 foi aumentando.

“No meu caso, as razões são muito pessoais. Quero passar mais tempo com minha família, minha parceira, meus amigos. De repente, há coisas no seu radar que não estavam lá antes. Eu ouvia frequentemente outros esportistas falarem sobre o problema da falta de motivação, mas sempre pensava ‘o que?’ Porém, o fato é que a motivação diminui”.

“Além disso, quando você tem 36 anos, pensa diferente de quando tem 25, e isso não vale apenas para os pilotos. Como atleta, você investe muito em sua carreira. Eu não diria que fazemos sacrifícios, mas você começa a pensar que talvez seja a hora de fazer outra coisa. Precisa acreditar que tudo vale a pena”.

“No entanto, eu também sabia que não seria feliz se parasse completamente de correr. Você precisa encontrar um equilíbrio, algo que o estimule, e eu achei isso com a Porsche. Sei que temos muito trabalho duro à nossa frente, mas não será como a Fórmula 1. No próximo ano, haverá 20 GPs novamente, e se você está em uma equipe de ponta, é bastante cansativo”.

“Eu quero um equilíbrio diferente na minha vida, e é o momento certo. Isso (encontrar a hora certa de se aposentar) não é fácil para um atleta. Veja Roger Federer ou Valentino Rossi. Tenho a sensação de que estou indo muito bem no momento, apesar de não ter os resultados para provar, por razões que nós sabemos”, disse ele ao correspondente Mathias Bruner.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.