F1 – Vettel suporta a pressão de Bottas e vence no Bahrain

Sebastian Vettel e Valtteri Bottas

Sebastian Vettel resistiu a um ataque de Valtteri Bottas no final para vencer o empolgante GP do Bahrain, garantindo seu segundo triunfo em duas corridas na temporada 2018 da Fórmula 1.

Em uma chegada tensa, o piloto da Ferrari suportou a pressão de Bottas, que tinha pneus médios contra os macios desgastados de Vettel.

Lewis Hamilton se recuperou de uma punição no grid para completar o pódio depois que as esperanças de Kimi Raikkonen chegaram ao fim durante um pit-stop que feriu um mecânico da Ferrari e obrigou o finlandês a abandonar.

Vettel manteve a liderança na largada e Bottas deixou Raikkonen para trás antes da curva 1, e o alemão construiu uma vantagem de mais de três segundos durante o primeiro stint. Bottas começou a se recuperar e estava apenas dois segundos atrás quando a Ferrari chamou o líder para a troca de pneus.

Vettel colocou os macios e Raikkonen entrou na volta posterior, enquanto Bottas continuou por mais duas. Quando o finlandês da Mercedes finalmente parou e colocou os médios, ele retornou oito segundos atrás de Vettel e pressionado por Raikkonen.

Os três se mantiveram na mesma situação por várias voltas; só houve uma alteração quando Vettel alcançou Hamilton – que tinha uma estratégia diferente depois de largar em nono, ficando mais tempo na pista – e precisou ser paciente para passar o britânico.

Raikkonen então tentou fazer uma segunda parada que ameaçou injetar uma variável estratégica na disputa pela ponta, mas acabou tirando o finlandês da briga.

A Ferrari liberou Raikkonen antes do pneu traseiro esquerdo ser trocado e a roda atingiu a perna de um mecânico, enquanto o carro parou ainda no pitlane com apenas três pneus novos e abandonou.

Na pista, Vettel parecia estar se preparando para uma prova de dois pit-stops, mas conforme ele conseguia manter seu ritmo sem permitir uma aproximação significativa de Bottas, ficou claro que não pararia novamente.

A diferença caiu para menos de cinco segundos nas últimas 10 voltas e passou e diminuir rapidamente a partir daquele ponto. Bottas entrou na zona do DRS quando restavam duas voltas, mas só ameaçou na freada da curva 1 na última volta.

Hamilton terminou em terceiro, 8.5s atrás da dupla, com a Red Bull sendo o único ingrediente ausente depois que a corrida de ambos os pilotos implodiu logo nas primeiras voltas.

Max Verstappen espremeu Hamilton na saída da curva 1 após passá-lo na abertura da segunda passagem, danificando sua roda traseira esquerda e tendo o pneu furado. Ele retornou aos boxes e fez a troca, mas parou pouco depois com um problema no diferencial.

Seu companheiro de equipe Daniel Ricciardo abandonou logo após Verstappen ter o pneu furado quando seu carro desligou na saída da curva 8.

Entretanto, a equipe júnior da Red Bull teve razão para festejar: Pierre Gasly obteve um incrível quarto lugar para a Toro Rosso na segunda prova com o motor Honda.

Kevin Magnussen (Haas), Nico Hulkenberg (Renault), a dupla da McLaren – com Fernando Alonso em sétimo e Stoffel Vandoorne em oitavo – Marcus Ericsson (Sauber) e Esteban Ocon (Force India) completaram os 10 primeiros.

Classificação da prova:

Pos. Piloto Equipe Voltas
1 Sebastian Vettel Ferrari 57
2 Valtteri Bottas Mercedes 57
3 Lewis Hamilton Mercedes 57
4 Pierre Gasly Toro Rosso/Honda 57
5 Kevin Magnussen Haas/Ferrari 57
6 Nico Hulkenberg Renault 57
7 Fernando Alonso McLaren/Renault 56
8 Stoffel Vandoorne McLaren/Renault 56
9 Marcus Ericsson Sauber/Ferrari 56
10 Esteban Ocon Force India/Mercedes 56
11 Carlos Sainz Renault 56
12 Sergio Perez Force India/Mercedes 56
13 Brendon Hartley Toro Rosso/Honda 56
14 Charles Leclerc Sauber/Ferrari 56
15 Romain Grosjean Haas/Ferrari 56
16 Lance Stroll Williams/Mercedes 56
17 Sergey Sirotkin Williams/Mercedes 56
18 Kimi Raikkonen Ferrari 35
19 Max Verstappen Red Bull/Renault 3
20 Daniel Ricciardo Red Bull/Renault 1

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.