F1 – Vettel: Só a quadriculada real deveria encerrar a corrida

Bandeira quadriculada

Sebastian Vettel acredita que apenas a bandeira quadriculada real deveria encerrar uma corrida de Fórmula 1.

O resultado do GP do Japão, onde Vettel resistiu a um ataque de Lewis Hamilton na última volta para chegar em segundo, foi oficializado uma volta antes porque o painel luminoso da bandeira quadriculada foi ativado cedo demais.

O regulamento esportivo da F1 afirma que se o sinal de fim da corrida for dado antes do líder completar o número previsto de voltas, a prova será considerada concluída quando o líder tiver cruzado a linha pela última vez antes do sinal ser mostrado.

Ao ser questionado sobre sua opinião a respeito da situação, Vettel brincou que “eu não fui o único que estava ansioso e se precipitou”, tendo se movimentado antes das luzes se apagarem na largada do GP.

“Do ponto de vista do piloto, é muito claro: não houve bandeira quadriculada”, acrescentou o alemão. “Nós temos a placa nos dando as informações sobre as voltas e também vemos no painel quantas voltas restam”.

“Eu vi que restava uma volta e recebi a mensagem pelo rádio de que era a última, mas houve uma confusão porque acho que é mais o sistema de cronometragem que dá a bandeirada. Não sei o contexto, mas no carro não houve problema porque a bandeira quadriculada não foi agitada”.

Vettel disse que a bandeira quadriculada é o “sinal definitivo” para os pilotos e também deveria ser assim nas regras.

“Nós tivemos um problema no Canadá no ano passado quando a bandeira foi agitada cedo demais. Agora, pelo que sei, o sistema de cronometragem é o mais decisivo, mas creio que ainda deveria ser a bandeira quadriculada”.

“Então, se um dos dois estiver errado, não importa qual, para nós pilotos só importa ver a bandeira quadriculada. Com as regras atuais, se eles tivessem mostrado a bandeira cedo demais, a prova teria continuado. Acho isso errado. Podemos fazer melhor”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.