F1 – Verstappen conquista vitória espetacular na Áustria

Max Verstappen

Max Verstappen, da Red Bull, ultrapassou Charles Leclerc em um final de corrida emocionante no GP da Áustria para dar à Honda sua primeira vitória desde que retornou à Fórmula 1.

Verstappen caiu para oitavo na primeira volta, mas escalou o pelotão, alcançou Leclerc nas últimas voltas e venceu uma batalha roda a roda pelo primeiro lugar.

Entretanto, sua manobra teve um pequeno toque que empurrou Leclerc para a área de escape e lhe custou sua primeira vitória na F1, o que provocou uma investigação dos comissários.

Depois de perder várias posições na largada quando seu anti-stall foi acionado, o holandês já estava em quarto após seu pit-stop, cerca de 13s atrás do líder Leclerc, e iniciou seu ataque.

Ele levou 17 voltas para tirar a diferença em relação a Sebastian Vettel, mas partiu para cima imediatamente quando entrou na zona do DRS.

Vettel perdia repetidamente o ponto de tangência da curva 3, e na volta 50, Verstappen tirou proveito de uma boa saída e usou o DRS para se colocar à frente e completar a ultrapassagem por fora na zona de freada da curva 4.

Quando se livrou de Vettel, que fez uma segunda parada para colocar pneus macios e retornou atrás de Lewis Hamilton, Verstappen rapidamente encostou em Valtteri Bottas.

O ritmo de ambos os pilotos da Mercedes estava reduzido por causa do gerenciamento da temperatura, e Verstappen tomou o segundo lugar de Bottas antes da curva 3 na volta 56, ficando livre para tentar alcançar Leclerc – que estava seis segundos à frente com 15 voltas para o final.

Quando restavam cinco voltas, Verstappen estava na caixa de câmbio da Ferrari e atacou por fora nas curvas 3 e 4, mas Leclerc resistiu. Na volta seguinte, Verstappen deu um belo mergulho por dentro na curva 3, mas Leclerc se manteve ao seu lado por fora e deixou a Red Bull para trás antes da curva 4.

A três voltas da bandeira quadriculada, Leclerc cobriu parcialmente o traçado interno, mas Verstappen forçou passagem por dentro e os dois tocaram rodas quando o piloto da Ferrari tentou em vão se segurar novamente por fora.

Leclerc foi para a área de escape e reclamou no rádio, enquanto Verstappen acusou seu rival de jogar o carro para cima dele. O holandês foi instruído a manter o foco e abrir vantagem, o que ele fez – cruzando a linha de chegada quase três segundos à frente.

Bottas completou o pódio em uma distante terceira colocação, enquanto atrás dele Vettel usou seus pneus macios para alcançar e superar Hamilton na disputa pelo quarto lugar. O líder do campeonato obteve uma discreta quinta posição, mas perdeu apenas cinco pontos para seu companheiro de equipe.

Lando Norris venceu a batalha pelas honras de melhor do resto, chegando em sexto depois de manter Pierre Gasly confortavelmente sob controle para garantir o melhor resultado de sua temporada de estreia.

Carlos Sainz fez um primeiro stint longo e subiu do final do grid para oitavo, enquanto os pilotos da Alfa Romeo, Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi, fecharam a zona de pontuação. O italiano finalmente marcou seu primeiro ponto na F1.

Classificação da prova:

Pos. Piloto Equipe Voltas Tempo/dif.
1 Max Verstappen Red Bull/Honda 71 1h22m01.822s
2 Charles Leclerc Ferrari 71 2.724s
3 Valtteri Bottas Mercedes 71 18.960s
4 Sebastian Vettel Ferrari 71 19.610s
5 Lewis Hamilton Mercedes 71 22.805s
6 Lando Norris McLaren/Renault 70 1 volta
7 Pierre Gasly Red Bull/Honda 70 1 volta
8 Carlos Sainz Jr. McLaren/Renault 70 1 volta
9 Kimi Raikkonen Alfa Romeo/Ferrari 70 1 volta
10 Antonio Giovinazzi Alfa Romeo/Ferrari 70 1 volta
11 Sergio Perez Racing Point/Mercedes 70 1 volta
12 Daniel Ricciardo Renault 70 1 volta
13 Nico Hulkenberg Renault 70 1 volta
14 Lance Stroll Racing Point/Mercedes 70 1 volta
15 Alexander Albon Toro Rosso/Honda 70 1 volta
16 Romain Grosjean Haas/Ferrari 70 1 volta
17 Daniil Kvyat Toro Rosso/Honda 70 1 volta
18 George Russell Williams/Mercedes 69 2 voltas
19 Kevin Magnussen Haas/Ferrari 69 2 voltas
20 Robert Kubica Williams/Mercedes 68 3 voltas

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.