F1 – Treinos livres na Alemanha acontecem com uma das temperaturas mais altas do ano

Paul Hembery

A Pirelli enfrentou uma das temperaturas de pista mais altas do ano durante os treinos livres realizados hoje, atingindo a marca de 57ºC. Apesar da temperatura excepcional, os dois compostos mais macios, entre as opções disponíveis – o PZero Amarelo macio e o PZero Vermelho supermacio – tiveram uma performance dentro dos parâmetros esperados, em uma pista muito exigente em termos de tração e frenagem.

As altas temperaturas não devem persistir, pois a previsão é de condições climáticas variáveis para o fim de semana, incluindo a possibilidade de chuva. Isso significa que os dados coletados durante as duas sessões de hoje não necessariamente serão representativos para o treino de classificação e a corrida. Dessa maneira, as equipes podem ser obrigadas a lidar com condições variáveis. No entanto, se o tempo permanecer seco durante a corrida, são esperados entre dois e três pit stops.

Os pilotos da Mercedes lideraram ambas as sessões de treinos livres, mas a diferença de tempo entre as equipes é relativamente pequena. Porém, isso não leva em conta as diferenças de carga de combustível e de configurações que os times usaram, uma vez que cada equipe fez seus próprios testes para o GP da Alemanha, que será disputado em uma pista que foi usada pela Fórmula 1 pela última vez, há dois anos.

“No momento estamos vendo uma diferença de tempo de cerca de um segundo entre os dois compostos”, diz Paul Hembery, diretor de automobilismo da Pirelli. “O clima será o grande ponto de interrogação, com previsão de condições variáveis daqui para a frente. Também há muita polêmica sobre a proibição da suspensão com sistema FRIC. Pelo que pudemos ver até agora, é difícil dizer que tipo de impacto isso terá no comportamento dos pneus. Apesar das altas temperaturas, os dois compostos mais macios, dentre as opções disponíveis, tiveram um desempenho dentro do esperado”, diz Hembery.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.