F1 – Temperaturas amenas em Spa no retorno após as férias

sexta-feira, 22 de agosto de 2014 às 16:10

Paul Hembery

A temporada da Fórmula 1 retorna em Spa-Francorchamps com clima ameno, condição comum no lendário circuito de sete quilômetros aos pés de Ardennes. A temperatura da pista ficou em apenas 30ºC, durante a tarde de hoje, e a do ambiente na casa dos 18ºC.

A Mercedes ficou com a primeira e a segunda posições em ambas as sessões, com Nico Rosberg sendo o mais rápido pela manhã com o P Zero Branco médio, e Lewis Hamilton foi o mais veloz no período da tarde, com o P Zero Amarelo macio.

A combinação de pneus foi escolhida para garantir muitas opções de estratégias para todos os carros, mas os compostos terão de ser administrados com cautela para que garantam o máximo de velocidade. Obter o máximo de dados possíveis sobre a pista nos treinos livres foi a prioridade, especialmente com esta última geração de carros, com motores híbridos e pressão aerodinâmica reduzida, que pela primeira vez correm neste circuito. A diferença de tempo de volta entre os dois pneus disponíveis ficou entre 1s8 e 2s, o que será um elemento chave na corrida.

O treino livre seguiu o formato usual, com todos os carros usando apenas os compostos médios durante a sessão da manhã. Os pilotos usaram os pneus macios pela primeira vez na sessão da tarde. As equipes rodaram bastante com os dois compostos, com diferentes cargas de combustível para avaliar a performance em cada situação. Os times podem traçar a melhor estratégia possível a partir dessas informações.

No entanto, isso não leva em conta o tempo instável, uma marca registrada de Spa. Até mesmo temperaturas ainda mais amenas são possíveis para o fim de semana, com possibilidade de chuva amanhã.

Para Paul Hembery, diretor de automobilismo da Pirelli, “é sempre um prazer estar em Spa, um dos melhores circuitos do mundo. Este ano, com pressão aerodinâmica reduzida, ele se tornou indiscutivelmente ainda mais espetacular, com os carros derrapando mais e os pilotos precisando ser ainda mais corajosos para fazer a Eau Rouge com o pé embaixo. Hoje, tivemos clima ameno, o que obviamente tem um efeito na performance dos pneus. Essa condição deve permanecer ao longo do fim de semana, talvez com um pouco de chuva no sábado. Apesar do clima ameno, tivemos pouca granulação e não houve grandes surpresas. Agora, iremos analisar os dados cuidadosamente, mas, a partir do que já podemos ver, os pneus estão se comportando exatamente como esperávamos. Durante a corrida, a maioria dos pilotos deve fazer dois pit stops.”

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.