F1 – Symonds diz que os carros atuais são mais fáceis de pilotar

terça-feira, 16 de junho de 2015 às 9:40

Pat Symonds

Pat Symonds, um dos engenheiros mais experientes da Fórmula 1, admitiu que os carros atuais são mais fáceis de pilotar.

“Acredito que os carros de hoje são mais fáceis de pilotar, e isso se deve a várias razões”, declarou ele.

Comparar os carros com efeito solo com as máquinas de hoje, por exemplo, é impossível, porque os carros dos anos 80 eram “animais”, explicou Symonds.

“Eu também trabalhei na era turbo, quando a potência entrava como se você estivesse apertando um botão. Você pisava no acelerador e nada acontecia até toda a potência entrar de uma vez. Aqueles carros eram difíceis de pilotar, e Ayrton Senna certamente sabia como domá-los”.

Symonds acha que a pilotagem também ficou mais fácil devido à evolução do papel dos engenheiros na Fórmula 1.

“O que acontece é que, com os engenheiros ficando melhores e conseguindo fazer carros cada vez mais eficientes, eles se tornam mais fáceis de pilotar. Por exemplo, quantas vezes no passado um piloto teve de abandonar porque errou uma marcha? Isso não acontece mais”.

Além disso, Symonds disse que os pilotos estão ainda menos envolvidos no desenvolvimento do carro. “Com certeza. O piloto está menos envolvido no desenvolvimento agora simplesmente porque a engenharia se tornou muito mais sofisticada”.

“Podemos controlar a maioria das coisas, mas ainda não podemos entrar em uma área, que é a interação final entre homem e máquina – é onde você tem o piloto. Em várias ocasiões, os pilotos nos dizem que preferem uma configuração que não faz sentido para nós (engenheiros), e você precisa respeitar isso”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.