F1 – Sexta-feira no Japão: Mercedes define o ritmo com pneus macios

sexta-feira, 11 de outubro de 2019 às 14:12

Pneus da Fórmula 1

O QUE APRENDEMOS DO TL1 E TL2

A classificação foi adiada para a manhã de domingo às 10:00 (locais) para tentar evitar os efeitos do tufão. Todas as atividades de pista no sábado foram canceladas. Se por algum motivo o treino classificatório não puder ser feito, os tempos do TL2 poderão ser usados para definir o grid de largada, já que o TL3 foi cancelado.

A Mercedes foi a mais rápida em ambas as sessões realizadas hoje, utilizando os pneus médios e macios. Sem o TL3 e com condições meteorológicas incertas, as equipes se concentraram nas preparações de corrida e qualificação, utilizando os pneus vermelhos macios e amarelo médios quase que exclusivamente. Isso significava que os programas normais de sexta-feira foram ligeiramente comprometidos, com as equipes fazendo voltas de classificação e simulação de corrida.

O tempo mais rápido do TL2, feito por Valtteri Bottas, da Mercedes, foi feito com pneus macios e foi mais de meio segundo mais rápido do que o tempo equivalente do ano passado, ficando bem próximo da marca da pole de 2018.

A Red Bull de Max Verstappen foi o carro mais próximo dos líderes no TL2, tendo mostrado excelente ritmo assim que saiu dos boxes e ficando na terceira colocação no geral.

As condições meteorológicas ainda são incertas para domingo, com ventos e chuva forte sendo bastante provável. Hoje, as condições permaneceram secas, com temperatura ambiente durante o TL2 de cerca de 29 graus e temperaturas de pista de 33 graus.

Até agora, vemos um intervalo de desempenho de cerca de seis décimos de segundo entre os compostos macio e médio, sendo cerca de oito décimos de segundo entre o médio e duro. A nomeação mais dura foi feita para lidar com as curvas C1, C2 e C3 de Suzuka.

MARIO ISOLA – GERENTE MUNDIAL DE MOTORSPORT DA PIRELLI

“O adiamento do treino classificatório e o cancelamento do TL3, duas medidas corretas devida as circunstâncias, afetaram os planos das equipes para os treinos livres. Os times não só tiveram que garantir uma volta rápida, caso o resultado do TL2 seja usado para definir o grid de largada, mas, também, tiveram que se preparar para a corrida. Apesar disso, é muito difícil saber exatamente como serão as condições de corrida no domingo e quão útil os treinos de hoje foram. A diferença de desempenho entre os compostos não é tão relevante como de costume. O duro não foi muito utilizado hoje, enquanto a comparação entre os pneus macios e médios foi muito influenciada pela evolução da pista durante o TL1, bem como pelas equipes usando o composto macio no final do TL2. Há um grande ar de imprevisibilidade sobre o fim de semana inteiro, o que esperamos resulte em uma corrida emocionante”.

EB - www.autoracing.com.br

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