F1 – Rosberg é o pole do GP do Japão de 2016

sábado, 8 de outubro de 2016 às 4:14
Nico Rosberg - pole Japão 2016

Nico Rosberg – pole Japão 2016

Um treino de classificação emocionante para o GP do Japão viu Nico Rosberg bater o seu companheiro de equipe pela pole position por uma margem ínfima.

Lewis Hamilton parecia a caminho de uma surpresa quando definiu o tempo mais rápido no início do Q3. Mas Rosberg, que tinha sido o mais rápido em todos os treinos, o bateu de volta na tentativa final.

Não choveu como estava previsto, portanto a emoção do treino estava nas mãos dos pilotos numa das pistas mais técnicas do calendário. No Q1 muitos pilotos reclamaram de tráfego em suas voltas de aquecimento e até nas voltas rápidas, o que de fato atrapalhou alguns deles.

Button, ambas as Saubers, ambas as Manors e Kevin Magnussen não passaram para o Q2.

No Q2 Rosberg foi novamente o mais rápido com Hamilton errando na curva Degner – que atualmente é o lugar onde todos os pilotos mais erram – mas mesmo assim ficou em segundo.

Os pilotos da Force India tiraram ambas as Williams de Felipe Massa e Valtteri Bottas do Q3, enquanto as duas Haas surpreendentemente passaram para o Q3.

O novo motor Honda não conseguiu fazer muito por Alonso, que também ficou no Q2, pouca coisa à frente de Button.

Mercedes, Ferrari e Red Bull foram as equipes a fazer uma tentativa inicial no Q3 – com diferenças de tempo dramaticamente apertadas. Todos os seis ficaram cobertos por meio segundo, e a batalha para ser o “melhor do resto” atrás da Mercedes foi surpreendentemente acirradíssima. Apenas 56 milésimos de segundo separavam o terceiro colocado Kimi Raikkonen do sexto colocado Daniel Ricciardo após as primeiras tentativas.

Só restava aos dois pilotos da Mercedes darem tudo ao longo de suas últimas voltas. Hamilton foi mais rápido durante o primeiro setor por oito milésimos de segundo, mas Rosberg tirou a diferença no setor 3. A margem foi incrivelmente pequena: Rosberg conquistou sua oitava pole position do ano por 13 milésimos de segundo.

A diferença cresceu entre a Ferrari e Red Bulls, mas a punição de grid de Vettel vai deixá-lo atrás de ambos os carros de sua ex-equipe. Verstappen foi melhor que Ricciardo, principalmente graças ao setor 3, onde ele também tinha sido mais rápido nos treinos.

Sergio Perez e Romain Grosjean definiram tempos idênticos dentro de um milésimo de segundo. No entanto Perez marcou seu tempo primeiro, portanto, assume a posição de liderança, e vai ganhar mais uma posição pela punição de Vettel.

Veja o grid de largada para o GP do Japão de 2016:

Pos Piloto Equipe – Motor Tempo Diferença
1 Nico Rosberg Mercedes 1m30.647s
2 Lewis Hamilton Mercedes 1m30.660s 0.013s
3 Kimi Raikkonen Ferrari 1m30.949s 0.302s
4 Max Verstappen Red Bull/Renault 1m31.178s 0.531s
5 Daniel Ricciardo Red Bull/Renault 1m31.240s 0.593s
6 Sergio Perez Force India/Mercedes 1m31.961s 1.314s
7 Sebastian Vettel Ferrari 1m31.028s 0.381s
8 Romain Grosjean Haas/Ferrari 1m31.961s 1.314s
9 Nico Hulkenberg Force India/Mercedes 1m32.142s 1.495s
10 Esteban Gutierrez Haas/Ferrari 1m32.547s 1.900s
11 Valtteri Bottas Williams/Mercedes 1m32.315s 1.668s
12 Felipe Massa Williams/Mercedes 1m32.380s 1.733s
13 Daniil Kvyat Toro Rosso/Ferrari 1m32.623s 1.976s
14 Carlos Sainz Toro Rosso/Ferrari 1m32.685s 2.038s
15 Fernando Alonso McLaren/Honda 1m32.689s 2.042s
16 Jolyon Palmer Renault 1m32.807s 2.160s
17 Jenson Button McLaren/Honda 1m32.851s 2.204s
18 Kevin Magnussen Renault 1m33.023s 2.376s
19 Marcus Ericsson Sauber/Ferrari 1m33.222s 2.575s
20 Felipe Nasr Sauber/Ferrari 1m33.332s 2.685s
21 Esteban Ocon Manor/Mercedes 1m33.353s 2.706s
22 Pascal Wehrlein Manor/Mercedes 1m33.561s 2.914s

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.