F1 – Rivais questionam ideia do terceiro carro de Wolff

Esteban Ocon na Mercedes

Os chefes de equipes rivais questionaram a sugestão de Toto Wolff, da Mercedes, de que os terceiros carros poderiam resolver o problema de encontrar vagas para pilotos juniores.

A Mercedes está enfrentando dificuldades para acomodar seus protegidos Esteban Ocon e George Russell em 2019, com Ocon devendo ser substituído por Lance Stroll antes do fim do ano e Russell tendo poucas chances de ganhar uma promoção instantânea da Fórmula 2.

As equipes rivais da Fórmula 1 não estão dispostas a contratar pilotos que possuem ligações com suas competidoras. A McLaren decidiu promover Lando Norris como substituto de Stoffel Vandoorne e admitiu que preocupações em relação ao contrato de Ocon com a Mercedes pesaram em sua decisão.

Em Monza, Wolff sugeriu que um terceiro carro de fábrica para um piloto estreante seria uma solução mais barata do que bancar uma “equipe júnior” de dois carros, como a Red Bull faz com a Toro Rosso.

“É interessante, mas os aspectos práticos de equipes com três carros – coisas como os pit-stops – são bastante complicados”, declarou Christian Horner, chefe da Red Bull, ao site Autosport. “Interessante em conceito, mas quanto ao lado prático, é extremamente complexo. Imagino que o pelotão intermediário não ficaria particularmente feliz com isso”.

Mercedes, Ferrari e Red Bull, normalmente monopolizam as seis primeiras colocações, mas o acréscimo de mais três carros poderia excluir o pelotão intermediário da zona de pontuação. Claire Williams, vice-chefe da Williams, confirmou que é contra os terceiros carros.

“Nós não seríamos favoráveis a três carros”, disse ela. “Já temos colaborações entre equipes e também haveria três carros. Onde isso termina? É outro passo na direção errada”.

Apesar de não ser contra o conceito, Zak Brown, CEO da McLaren, admite que os aspectos práticos dificultam as coisas.

“Eu gosto da ideia dos terceiros carros, mas como você gerencia isso?” questionou ele. “Creio que há espaço no grid, mas não para que todos tenham um carro extra. Talvez seja possível em certas corridas, mas precisa ser igual e justo”.

Quer concorrer a uma réplica do capacete do Ayrton Senna? Clique AQUI e palpite sobre quem vai vencer o GP de Cingapura da Formula 1!

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.