F1 – Renault: Racing Point violou código de conduta

Cyril Abiteboul

Cyril Abiteboul criticou a rival Racing Point pelo recente protesto contra o sistema de ajuste de balanço dos freios da Renault, agora banido.

Daniel Ricciardo e Nico Hulkenberg foram desclassificados do GP do Japão em Suzuka.

A FIA considerou o sistema de balanço dos freios uma “ajuda de pilotagem”, mas não tecnicamente ilegal. Porém, o chefe da Renault acha que a Racing Point deveria ter tido uma abordagem diferente ao questionar a inovação.

“Se eles tivessem colocado suas dúvidas para nós e a FIA, nós poderíamos ter explicado”, declarou Abiteboul.

“Eu preciso levantar a questão de como eles agiram nesse caso. Eles tinham uma escolha. Poderiam ter pedido à FIA para divulgar uma diretriz técnica ou feito perguntas fora de um fim de semana de corrida. Sempre é feito dessa maneira”.

“Mas a Racing Point violou o acordo e ao invés disso preparou um dossiê de 12 páginas por várias semanas, esperando pelo momento certo de ganhar de volta os nossos pontos”, acusou ele.

Um chefe de equipe anônimo defendeu a Renault, dizendo à Auto Motor und Sport: “A Racing Point foi claramente contra uma lei não escrita, que é primeiro tentar esclarecer essas coisas internamente”.

Abiteboul quer um código de conduta claro entre as equipes para o futuro. “O que aconteceu conosco pode acontecer com qualquer um”, afirmou o francês.

Ele também negou a alegação da Racing Point de que suas suspeitas surgiram puramente com base nas imagens onboard do carro de Daniel Ricciardo no inverno.

“As pessoas trocam de equipe e ocultam o nome de sua antiga equipe sem saber todos os detalhes”, disse Abiteboul.

“Também é um modo de ganhar conhecimento sobre a tecnologia das outras equipes. Se eu quisesse, provavelmente poderia argumentar contra todas as equipes no paddock. É por isso que quero que as regras do jogo sejam reescritas”.

Segundo ele, essa é uma razão pela qual a Renault decidiu não apelar contra a desclassificação. “Nós teríamos de revelar ainda mais detalhes técnicos para as outras equipes verem”, acrescentou Abiteboul.

Clique AQUI para apostar no GP do México

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.