F1 – Renault critica regra “estúpida” dos pneus na Q2

Cyril Abiteboul

Cyril Abiteboul, chefe da Renault, criticou a regra “estúpida” que obriga os pilotos a largar com os pneus usados na Q2.

Em 2019, as três equipes de ponta tiveram uma vantagem tão grande que seus pilotos rotineiramente se classificaram com pneus médios na Q2, deixando os quatro competidores restantes nos 10 primeiros com macios, enquanto aqueles que estavam atrás tinha uma escolha livre – o que custou pontos à Renault em Abu Dhabi.

Um plano para eliminar a regra dos pneus na Q2 foi discutido pelo Grupo de Estratégia da Fórmula 1, mas como o prazo de 30 de abril para alterações no regulamento esportivo de 2020 já havia passado, a unanimidade era necessária.

No fim das contas, as equipes de ponta e algumas de suas afiliadas votaram contra a mudança, e por enquanto a regra também continuará vigorando em 2020, apesar da unanimidade não ser exigida neste estágio.

“Foi mais ou menos o pior cenário em termos de uma corrida”, disse Abiteboul ao site Autosport sobre o resultado da equipe no GP de Abu Dhabi depois que Daniel Ricciardo e Nico Hulkenberg se classificaram em oitavo e 10º.

“No campeonato de construtores, tudo bem, nós garantimos o quinto lugar. Mas novamente vimos uma demonstração daquele regulamento tolo de precisar largar com os pneus macios, o que dá uma grande vantagem aos pilotos que estão atrás”.

“Foi concordado no Grupo de Estratégia, todos concordaram. Então, quando vem a votação, tudo o que foi combinado parece ser esquecido, e, francamente, eu estou exasperado com isso”.

“Houve um lobby das equipes de ponta e suas equipes juniores para impedir uma mudança porque é um regulamento que foi elaborado pelas equipes de ponta para protegê-las. Eu não creio que elas precisam, mas é uma proteção extra”.

“Também é algo que está ajudando as equipes clientes ou afiliadas às grandes, e aquelas que estão espremidas são o que eu chamo de classe média – nós e a McLaren na maioria dos casos”.

“Mas não é porque às vezes é uma vantagem para nós que deveríamos manter a regra. É um regulamento estúpido, precisa acabar. Ninguém está fazendo nada em relação a isso, e eu estou francamente exasperado por ver acontecer novamente”.

Clique AQUI para fazer suas apostas esportivas

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.