F1 – Red Bull coloca seu futuro nas mãos de jovens promissores

Max Verstappen

Max Verstappen e Daniil Kvyat são o futuro da Red Bull. Os dois jovens serão os titulares da segunda equipe da companhia de bebidas energéticas, a Toro Rosso, em 2015.

Helmut Marko está empolgado. “Daniil Kvyat tem sido muito impressionante. Os pilotos mais velhos precisam acelerar. Não há garantias só porque você já está na Fórmula 1. Os mais jovens querem batê-los”.

Até agora, a sensação da Red Bull vinha sendo o tetracampeão mundial Sebastian Vettel, que está tendo uma temporada ruim até agora. Marko insiste que as críticas contra Vettel em 2014 têm sido “exageradas e injustas”.

“Você deveria conhecer as razões para algo não estar funcionando (antes de criticar)”, declarou Marko à revista alemã Sport Bild. “Principalmente para Vettel, têm sido os problemas de confiabilidade extremos em seu carro, e quando tudo funcionou bem, ele teve azar. Certamente, ele não é um piloto pior do que no ano passado”.

Ao mesmo tempo, a Red Bull vem planejando o futuro. Um plano de preparação para a estreia de Verstappen em 2015 está pronto para ser apresentado, e Marko admitiu que ele provavelmente vai envolver a participação em algum treino livre de sexta-feira no final de 2014.

“Max vai completar a temporada da Fórmula 3, mas pilotar na Fórmula Renault 3.5 também está nos planos, além de demonstrações com o carro de Fórmula 1, como em Roterdã. Há muitas maneiras de garantirmos que Max esteja bem preparado antes de 2015”.

Marko revelou que percebeu que a Red Bull precisava se esforçar para contratar Verstappen quando assistiu uma “corrida extremamente difícil em Norisring com condições instáveis”.

“Max foi dois segundos mais rápido do que todos os outros. Nesse ponto, você não precisa mais discutir se um piloto como este precisa de outro ano em uma categoria de base. Ele está pronto para a Fórmula 1”.

Verstappen concorda. “Eu dou este passo como dei todos os outros – com respeito, mas sem medo. Fiquei surpreso com minha facilidade de adaptação ao Fórmula 3 vindo do kart, e o mesmo aconteceu quando testei um carro da Fórmula Renault 3.5 no Red Bull Ring”.

“Consegui me acostumar ao carro depois de cerca de dez voltas. A maior diferença será a potência. Um Fórmula 3 tem aproximadamente 250 hp e o Fórmula Renault tem 450, mas um carro de Fórmula 1 tem 800”.

Enquanto isso, Marko expressou confiança de que a equipe principal da Red Bull terá uma temporada de 2015 muito melhor junto com sua fornecedora de motor Renault.

“Eles fizeram a reestruturação correta”, afirmou ele. “Estamos aprofundando extremamente a cooperação. Isso significa que estamos desenvolvendo o carro novo para 2015 juntos”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.